Riu Palace Macao: compacto, reformado, só para adultos

Riu Palace Macao

[Piscina do Riu Palace Macao]

São cinco os resorts do complexo Riu em Punta Cana: Hotel Riu Naiboa, Club Hotel Riu Bambu, Riu Palace Punta Cana, Riu Palace Macao e Riu Palace Bávaro. Como os próprios nomes já indicam, eles se dividem em três categorias diferentes (“Palace”, “Riu” e “Club”). Entre os top, o Riu Palace Bávaro é o mais novo e mais, digamos, extravagante. O Riu Palace Macao, onde fiquei, é o segundo mais confortável do complexo. Comparado aos outros dois, o Riu Palace Punta Cana parece um tanto cansado.

Estive no Riu Palace Macao após a reforma que preparou o resort para se tornar exclusivo para adultos. Vendo algumas fotos do antes e depois, percebo que a interpretação de “só para adultos” é muito cromado e luz fria, o que fez com que eu me sentisse dentro de uma geladeira em alguns momentos.

Preferências de design à parte, trata-se de um resort que oferece bastante conforto e um certo luxo, e consegue ser completamente independente dos demais dentro do complexo. Para quem não se agrada da idéia de ter que percorrer grandes distâncias entre quarto, restaurante e praia, aí está uma opção na medida.

A tarifa que conseguimos para agosto, mês de férias européias, foi de R$ 566.

Riu Palace Macao

[Playa Arena Gorda]

A propriedadeLocalização. Praia de Arena Gorda, entre o complexo Iberostar e o Gran Bahía Príncipe. O trajeto até o resort leva meia hora de táxi. A corrida, tabelada, custa US$ 38.

Layout da propriedade. Dos cinco hotéis do complexo, quatro ficam na praia – Riu Palace Punta Cana, Club Hotel Riu Bambu, Riu Palace Macao e Riu Palace Bavaro, nesta ordem, olhando para o mar. O Hotel Riu Naiboa fica nos fundos do terreno, atrás do Riu Palace Bávaro. (O que basta para concluir que ficar no Riu Naiboa não vale a pena.)

A circulação dos hóspedes não é livre por todo terreno; talvez por isso os resorts não sejam mesmo bem integrados – você não vê passarelas, não existe trenzinho.

Além da praia, a única área comum é a Calle Caribeña, uma rua com lojinhas de souvenir.

Calle CaribeñaCalle CaribeñaCalle Caribeña

[Calle Caribeña]

Club Hotel Riu Bambu

[Club Hotel Riu Bambu]

Riu Macao, Bávaro e Punta Cana (os três da categoria “Palace”) são fechados a hóspedes dos outros hotéis do complexo, mas quem estiver hospedado neles pode freqüentar o Bambu e o Naiboa. Quem se hospeda no Naiboa só pode ficar por lá mesmo.

Riu Palace Macao

Riu Palace MacaoRiu Palace MacaoRiu Palace Macao

[Riu Palace Macao]

O Macao é inusitadamente compacto (quem olha aquele edifício gigantesco só pode imaginar um resort inteiro com as mesmas proporções). Tudo se concentra no mesmo prédio, ou bem próximo a ele – recepção, quartos, restaurantes, bares, café. Uma das poucas exceções é o anfiteatro, que fica mais próximo à praia. Quando estive lá, uma tempestade caiu à noite. Para que os hóspedes não pegassem chuva, o show foi transferido para um dos bares do saguão.

Riu Palace Macao

Riu Palace MacaoRiu Palace Macao

[Apartamento Riu Palace Macao]

Apartamento. Bem confortável. Você nota alguns sinais de recauchutagem aqui e ali – principalmente nos móveis, que foram pintados de branco e receberam pés cromados para parecerem mais modernosos. Nada que incomode, a não ser a varanda, que destoa de tudo e é pobrinha que só ela.

Riu Palace MacaoRiu Palace MacaoRiu Palace Macao

Água, refrigerantes e cerveja (Brahma, Brasil!) equipam o frigobar. Além disso, um armário envidraçado exibe garrafas de gin, rum, brandy e vodka livres para consumo. Só não pode tirar de lá.

O banheiro não é compartimentado. O box é grande o bastante para umas três pessoas tomarem banho juntas (calma, calma, não estou sugerindo nada).

Riu Palace Macao

[Riu Palace Macao]

Piscinas. No Macao são duas, lado a lado.

Riu Palace Macao

Riu Palace Macao

[Riu Palace Macao]

A principal tem dimensões bem modestas. A menor serve basicamente para abrigar o bar molhado.

Club Hotel Riu Bambu

Club Hotel Riu Bambu

Club Hotel Riu BambuClub Hotel Riu Bambu

[Club Hotel Riu Bambu]

Hotel Riu Naiboa

[Hotel Riu Naiboa]

Quem gosta de animação pode dar um pulinho na piscina do Riu Bambu, que tem apresentações de banda ao vivo e vira praticamente uma pista de dança, ou na do Riu Naiboa, onde há brincadeiras e gincanas. O Macao é mais sossegado.

Arena Gorda

Arena GordaArena GordaArena Gorda

[Praia do complexo Riu]

Praia. A faixa de areia é bem larga e o trecho em frente ao Macao é o mais plano. O mar tem ondas e é fundo, mas dá para aproveitar sossegado. (Hóspedes dos outros resorts que estejam com crianças pequenas devem ficar de olho nelas.)

Arena Gorda

Arena Gorda

Arena Gorda

O Riq, nas expedições anteriores, viu o mar mais bonito do que eu quando estive lá. A água estava muito mexida com areia na parte mais rasa. O Comandante informa que as causas podem ser vento, pressão atmosférica… Natureza é assim mesmo.

Riu Palace Macao

[Buffet El Patio – Riu Palace Macao]

Restaurantes-buffet. Os restaurantes Pancho e El Patio se revezam nas refeições, pelo menos quando estive lá. O El Patio tem pratos de apresentação caprichadérrima. Espere encontrar ingredientes nobres e um cardápio mais adulto.

Riu Palace Macao

[Buffet Pancho – Riu Palace Macao]

Club Hotel Riu Bambu

[Buffet Colonial – Club Hotel Riu Bambu]

No Pancho deu a louca no arquiteto e vidros coloridos deixam todo o ambiente – inclusive o buffet – azul. O Colonial, salão do Riu Bambu, é mais agradável para o almoço.

Restaurantes à la carte. Italiano, japonês, steak house e fusion. Devem ser reservados entre 7h e 10h30, presencialmente.

Riu Palace Macao

[Bar Cubano – Riu Palace Macao]

Bebidas. Nacionais e importadas, sem restrições. Ótimos drinks. O Bar Coral atende a praia e a piscina. Os bares La Bohème, Cubano e a varanda têm serviço de garçom.

Riu Palace Macao

[Varanda – Riu Palace Macao]

Hóspedes do Macao podem também consumir bebidas nos bares do Bambu e do Naiboa.

Riu Palace Macao

Entretenimento noturno. O show que assisti, sobre folclore dominicano, foi emocionante: excelentes bailarinos, figurinos e música. O resort também tem cassino. A boate, com grife Pacha, dá entrada grátis aos hóspedes (bebidas devem ser pagas à parte).

Atendimento. Eficiente e simpático.

O público. Americanos, alemães, espanhóis. Vi mais hóspedes em seus 60, 70 anos do que em outros resorts.

Internet. Acesso wi-fi grátis no lobby, mas cobrado para usar nos quartos (a partir de 10 dólares). Cada hotel tem sua rede – a conexão não funciona em todo o complexo.

No Brasil seria o quê? O Serhs de Natal, caso o Serhs fosse all inclusive.

Riu Palace Macao

Leia mais:

61 comentários

Olá! Primeiramente parabéns pelo site! Está excelente! Estou escolhendo Punta Cana como destino no caribe para junho após olhar várias vezes várias páginas daqui. Gosto muito da rede Riu. Todavia, estou na dúvida se fico no Riu Palace Punta Cana ou no Rio Palace Macao. Vc disse que a estrutura é bem similar, mas saberia dizer qual de fato é o melhor?! Achei por fotos o Punta Cana mais impressionante, mais bonito e aparentemente mais novo, e acho que ele tinha mais restaurantes pelo que vi, além da jacuzzi, mas li vc dizendo q ele parece “cansado” quando comparado ao Macao (que por outro lado me preocupou pelo aspecto da varanda e os móveis maquiados hehe)..pq vc achou o Riu punta cana cansado?? Qual dos dois vc acha mais indicado para um casal de 25 anos? Obrigado! Abraços!

    Olá, Bernardo! Quando a Mariana se hospedou, em 2012, o Riu Palace Macao tinha acabado de ser renovado. O Punta Cana lhe pareceu cansado porque não tinha sido renovado. Uma busca rápida da internet com as palavras Riu Punta Cana e renovation não resultou em nenhum indício de que o Punta Cana pudesse ter sido reformado desde então.

Boa tarde, fiquei na dúvida se os hospedes do Macao podem ir nos restaurantes do Bavaro e do Punta Cana.

Obrigada!!

    Olá, Ludmila! Hóspedes do Riu Macao só podem freqüentar o Bambu e o Naiboa. Explicamos quem pode ir aonde no complexo Riu no post acima 🙂

Boa noite
Vou pra punta cana em maio, no resort riu palace bavaro. Vou levar meu bebe,será que eles fazem alimentação especial (tipo sopinha) se eu solicitar?
Grata

    Olá, Lidiane! Escreva para o hotel pedindo orientações sobre o que você precisa levar.

Boa noite,
Li toda reportagem e comentários, fechei minha lua de mel em abril 2014 para o riu Palace, achei maravilhoso por fotos, fico confusa qdo vejo comentários no tripadvisor, pois uns amam e outros relatam coisas ruins, no booking não achei cadastro, sabem me dizer algo a respeito dele?
Mto obrigada

    Olá, Mirella! Alguns hotéis não são vendidos pelo Booking, então não têm resenhas por lá. Pesquise sobre hotéis sempre antes de fechar negócio, quando você tem cabeça para filtrar críticas sérias de superficiais. Depois de fechar negócio, toda crítica fica definitiva.

Olá,
Vou viajar para Punta Cana em janeiro de 2014, e vou ficar hospedada no Club Riu Bambu. Gostaria de maiores informações sobre comida, bebida, e hospedagem!!! Aguardo ansiosa!!!

    Olá, Caroline! Não recebemos depoimentos de leitores sobre o Riu Bambu até o momento, e ele não está cadastrado no Booking, onde você poderia ver relatos de ex-hóspedes. Falamos sobre ele no post acima, onde você pode ver algumas fotos.

    Para saber mais, procure por depoimentos no TripAdvisor!

Olá!! Tenho uma dúvida do Riu: a bebiba é liberada 24h nos bares ou tem limite de horário?

Muito obrigada.

    Olá, Marianne! Em qualquer resort all inclusive, enquanto os bares estiverem abertos, serão servidas bebidas alcoólicas. O que costuma acontecer é que em algum momento os bares fecham e fica disponível apenas a ceia da madrugada.

Olá, parabéns pelo ótimo trabalho de vcs!!
Gostaria de alguma informação sobre as bebidas servidas no resort. Servem vinhos e espumantes tb?
Obrigado!

    Olá, Osmar! Servem sempre, sim. Pergunte se o espumante é seco antes de pedir.

Oláá… adoro esse site.. fui para Aruba seguindo orientações do site. Ficamos no Riu Palace e nos apaixonamos!! hehe.. Agora queremos ir para Punta Cana e o Riu já foi uma primeira opção, na agência de viagens passaram preços do Riu Palace Punta Cana.. mais não vi nada falando muito sobre ele neste post, vale a pena? Ou o Macao é maior, melhor… ?
Li que a praia melhor é de Bavaro.. Será que vale a pena trocar nosso queridinho pelo Melia???
Muito obrigada!!

Oi,Boa noite,
Primeiramente parabens pelo site,é mto instrutrivo para uma “marinheiro de primeira viagem” como eu. Estou com interesse de ir a Punta Cana de lua de mel, e me interessei pelo Riu Palace Macao, mas nunca fiz reserva on-line, teria algum site confiavel que posso fazer reserva.
Ouvi sobre o Booking e o Hotel, são confiaveis?

    Olá, Richard! Tanto o próprio site do hotel quanto grandes agências como Booking e Hoteis.com são canais seguros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.