Videoblog: ensaio de carnaval de rua em Montevidéu

Grafite na rua Isla de Flores, Montevidéu

É bastante difícil encontrar informações organizadas na internet sobre os ensaios de carnaval de rua em Montevidéu. Até hoje não encontrei nenhum site que centralizasse as informações. Pelo que estou entendendo, cada comparsa (bloco) tem seu facebookzinho e olhe lá.

Calle Isla de Flores, Montevidéu

Chegamos antes das 8 da tarde (aqui só escurece pra lá de 9 no verão) e as ruas da divisa do Barrio Sur com Palermo estavam ainda bem vazias. Eu tinha a informação de que a comparsa Isla de Flores sairia da esquina de Gaboto com Isla de Flores. Mas nessa esquina não havia nada. Na verdade a concentração se dá a uma quadra e meia dali — na Isla de Flores entre Yaro (diga: Xaro) e Frugoni.

A concentração acabou sendo a melhor parte: a gente ficou vendo as garotas ensaiarem a coreografia e os rapazes esquentarem — literalmente — os tamborins.

Esquentando os tamborins do candombe

O momento mais emocionante foi o do início da batucada, quando durante alguns segundos todos os tambores tocaram o pá-pá-pá-PAPÁ! do candombe.

Mas depois a coisa perdeu um pouco do encanto para a gente. A batucada se descandombeia e meio que se oloduna, fica bem monotonazinha — e acaba perdendo tanto pras nossas batucadas quanto pro próprio candombe uruguaio, que é uma delícia (e é a coisa mais difícil de ouvir por aqui, hmpf).

De todo modo, valeu ter vindo. Se você estiver de bobeira num domingo à noite em Montevidéu, apareça por lá. Mas chegue com o dia claro — na minha opinião, o ensaio é mais divertido do que o cortejo.

Leia mais:

7 comentários

Ricardo,
Peço licença pra fazer um comentário totalmente off-topic, mas importante. Alguém foi vítima ou conhece alguém que foi vítima de furto no aeroporto de guarulhos:
Conheço 4 pessoas – familiares – que tiveram suas malas arrombadas e objetos retirados de dentro dela. Até a embalagem do free shop eles violaram e depois passaram fita adesiva, de forma, que a vítima só foi perceber em casa, no outro dia, e aí já era tarde demais…
Todas estavam de TAM, voando o trecho MIAMI-SP.
Quero me utilizar do presente para alertar a todos!! Temos que prestar bem atenção ao recebermos as malas, pra saber se está tudo ok, pois a reclamação deve ser feita ainda no aeroporto. Obrigado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.