“Vou para o Caribe, e me dei conta que é inverno. E agora?”

Shoal Bay, Anguilla

Agora que a temporada de furacões está no fim (a deste ano foi fracota: entre os destinos freqüentados brasileiros, rolou um furacão em St. Maarten, uma tempestade tropical em Barbados, e só), começam as perguntas sobre como é o Caribe no inverno.

Muita gente fica interessada em viajar para lá nesta época, e ao cair a ficha que no hemisfério norte é inverno, acha que pode entrar numa fria, literalmente. Faz frio no Caribe nessa época? A água do mar é gelada?

Vamos lá.

O inverno é a alta temporada do Caribe. É a época mais seca, com umidade do ar mais baixa e menos chuva. Por causa disso também é a época mais cara. É a preferida dos americanos, que odeiam o calorão do verão. E é a época certa para todos os que têm medo de furacão, já que os furacões só ocorrem no verão e no outono caribenhos (agosto a novembro).

Você vai pegar frio? Não. A não ser que você seja como uma leitora que disse outro dia que “28°C pra mim não é calor”. Espere pegar temperaturas diurnas abaixo dos 30°C. À noite pode refrescar um pouco, mas normalmente a rua está mais quente do que os ambientes fechados, que são mantidos permanentemente gélidos pelo ar condicionado.

Não dá para descartar a passagem de frentes frias, mas o tempo é normalmente firme. Já fui à região em dezembro, fevereiro e março e peguei tempo e temperaturas excelentes para ir à praia. (Só é bom lembrar que dezembro ainda é o finzinho da época de chuvas de Aruba, Curaçao e Los Roques, que vai de outubro até o fim do ano.)

E água do mar? Vai estar quente? Quente não vai estar não. Para pegar a água do mar morninha, vá no meio do ano. No fim do ano a água vai estar friazinha ao primeiro contato, mas muito gostosa assim que você se acostuma (mais ou menos como o Sul da Bahia em julho). Não dá para comparar com o Nordeste, que tem água morna sempre. Mas vai ser bem mais agradável do que a temperatura do mar do Rio ou de Santa Catarina no verão.

Veja o clima nos destinos de brasileiros no Caribe

Leia mais:


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

221 comentários

Isabella, suas dicas foram ótimas, eu e meu namorado iremos de lua de mel no final de outubro, não vejo a hora!!! Vou aproveitar suas dicas e fazer tudo isso que você falou!

valeu!!!

Olá.
Eu e meu marido nos hospedamos no Hard Rock, em Lua de Mel. Segui os conselhos recebidos aqui e não me arrependi. Fui com a intenção de aproveitar e hotel e foi sensacional.
Como agendamos a reserva no período promocional, ganhamos um crédito de $1.500 e, assim, fizemos atividades que não estavam no “all inclusive”.
Caso alguém está indo para lá e irá receber a promoção, recomendo agendar todos os créditos no primeiro dia. Funciona assim: alguns funcionários do Hotel ficam posicionados para receber e explicar como podemos gastar os créditos. Assim que nos decidimos, eles emitem um bilhete, no valor desejado, constando a finalidade escolhida. Por isso é bom decidir tudo no primeiro dia. Assim a gente fica com os tíquetes já prontos para uso. E, também, algumas coisas devem ser agendadas (passeios e spa, por exemplo), então, quanto antes se decide quanto ao uso do crédito melhor.
Com os créditos fizemos dois passeis oferecidos pelo Hotel (o que para mim foi o suficiente). Os dois foram ótimos. O primeiro, chamado de Sunset Snorkeling, tem duração de meio dia. Mas, como é do próprio hotel, até o que se consome no passeio (bebidas e lanches) é incluído. É um passeio de barco, muito animado, ate o local de “mergulho”, onde se pode ver os peixinhos e tal. Depois vamos a outro ponto para nadar em águas quente e cristalinas, no final da tarde.
O segundo passeio que fizemos é chamado de Moon Rocker. Nós dirigimos uns carrinhos 4×4 em trilhas, nas imediações do hotel. É um passeio mais curto e pode-se aproveitar o resto do dia no Hotel.
Com os créditos, também usamos o SPA – que, diga-se de passagem, é uma maravilha, nunca vi nada igual. Além das massagens, no SPA estão as saunas e piscinas quentes. Pode-se adquirir, também, um jantar romântico….nós fizemos e foi muito bom….outros serviços: cassino, fotos, salão de beleza (maravilhoso)….
As refeições, de modo geral, e tudo mais que é oferecido no hotel é muito bom. Claro que tem um foco maior no público americano, então, a comida não é do paladar brasileiro. Mas tudo é de muita qualidade. Todos os restaurantes são muito bons. Um deles, o Zen, deve ser agendado, apenas para as pessoas que querem se sentar em umas “ilhas” (para umas 10 pessoas), e ver o Chefe, ao meio, fazer o jantar. É muito bacana. Além do Zen, só o Toro deve ser agendado, mas foi o que menos gostei.
Ah…e para quem está de lua de mel, basta comprovar com a certidão de casamento e é oferecido todas as vantagens descritas no site para honeymooners: upgrade (o quarto é muito grande e muito luxuosos), um café da manha no quarto, camisas especiais e um jantar especial.
Gostei de mais de passar minha Lua de Mel no Hard Rock. Recomendo a todos os noivos que ainda não se decidiram….
Obrigada ao site pelas dicas….conterei com vcs para outros destinos!

    Isabela, muito legal suas dicas.

    Eu e minha esposa estaremos no Hard Hock, ficaremos 14dias Natal e Ano Novo na suite Junior, vc sabe se teremos que pegar fila para restaurante a lá carte ou por ser a suite Junior teremos alguns benefícios?

    Abs.,

    Zeca e Tania

    Oi Isabella, vc se lembra quais os outros passeios disponibilizados pelo hotel??
    Pq no site deles fala que inclui mergulho com os golfinhos, mas em todos os post que eu li não vi ninguem falando sobre isso…
    obrigada

    Olá, Juliana! Hotéis não oferecem passeio algum. Há sempre operadoras que ou mantêm agentes instalados no saguão ou deixam catálogos com os passeios.

Estou realmente apavorada! Vou para Punta Cana no próximo sábado em lua de mel e a previsão do tempo só falta falar em furacão… É sua chuva, trovoadas e tempestade… isso significa o que isso parece significar???? Num terei sol??? É comum isso? 🙁

    Olá, Juliana! Agora é verão no Caribe. Isso significa aumento de umidade em toda a região. Os sites de meteorologia não lidam bem com umidade elevada; tascam chuvas sempre que houver alguma possibilidade de chuva.

    Na página de Punta Cana leitores têm relatado dias bonitos, mesmo com prognósticos semelhantes. No início de junho houve uma semana de tempo embaçado, com muita nebulosidade e chuvas, mas depois os relatos têm sido de sol.

    Leia sobre furacões:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Qual resort possui melhor área de lazer, incluindo piscinas e restaurantes… The reserve Paradisus Palma Real ou Hard Rock?
Obrigado,

Olá Boia!

O que eu gostaria é a opinião de alguém que já foi a St. Maarten no inverno, que comparasse St. Maarten em fevereiro com alguma praia brasileira ex: Fortaleza em julho, Florianópolis em março, Rio em julho, Porto Seguro em julho, etc…Eu não me baseio muito pelo weather.com, vou dar um exemplo porque: St. Maarten em fevereiro (Min. 23 C-Max. 28 C), Rio de Janeiro em janeiro (Min. 23 C-Max. 29 C), segundo o weather.com as temperaturas são semelhantes mas acredito que no Rio deva ser muuuito mais quente!

Desculpa a insistência,
Obrigado

    Olá, Lissandro!

    O Comandante foi claro, já falou isso inúmeras vezes. Os dias são agradáveis para quentes, as noites são agradáveis para fresquinhas, o mar é friozinho ao entrar mas não chega a ser nem remotamente tão frio quanto no verão do Rio ou de Santa Catarina.

    Talvez o mais parecido seja com o inverno de Porto Seguro.

Olá Ricardo!

A comparação que eu fiz foi St. Maarten em fevereiro e Fortaleza em julho. A temperatura de St. Maarten em fevereiro seria comparável com a de Fortaleza em julho, ou não é tão quente?

Obrigado

    Olá, Lissandro! Aqui quem responde é A Bóia. O verão no Ceará vai de julho a dezembro. Julho já é ensolarado e quente. A água do mar no Ceará sempre está morninha!

    O Caribe no inverno é quente de dia e pode ficar fresquinho à noite. A temperatura da água nesta época do ano é fria ao entrar e gostosa depois que você entra. Está tudo explicadinho no texto!

    😀

Olá Bóia!

Espero que seja como Fortaleza em julho, no weather.com a temperatura média dos dois lugares são semelhantes, julho é o mes menos quente do ano em Fortaleza apesar de ser o início do “verão cearense”. Se for mais frio que isso acho que me arrependerei!

Obrigado

    Julho é verão tanto em Fortaleza quanto no Caribe. O inverno no Caribe é de dezembro a abril.

Estou na dúvida entre Aruba-Curaçao e St Maarten, prefiro St Maarten mas estou indeciso por causa do clima (fevereiro), sendo que em Aruba e Curaçao é mais quente. St Maarten em fevereiro seria como Fortaleza em julho ou é mais frio?

    Olá, Lissandro! Fortaleza em julho é superquente e ensolarada; o verão do Ceará começa exatamente em julho.

    O Caribe inteiro é quente o ano todo. No inverno a água estará mais friazinha e as noites serão agradáveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito