Punta Cana: vale a pena fazer o upgrade?

Pulseira de identificação da área The Reserve do Paradisus Palma Real

Como eu já expliquei neste post aqui, praticamente todos os resorts em Punta Cana — até mesmo o Club Med! — operam sob um sistema em que os hóspedes não são todos iguais. Dependendo da sua pulseirinha você vai ganhar mais privilégios.

Veja bem: quem usa pulseirinha comum não vai ter problemas para usar as piscinas, a praia, a área de lazer externa ou os restaurantes-buffet. O pacote all-inclusive funciona perfeitamente para TODOS os hóspedes, sem exceção.

Agora: quem usar pulseirinha vip vai ter direito a mimos e mordomias extras.

Quais são os privilégios de quem é vip?

Esses privilégios variam de resort para resort, e podem incluir:

– mais vouchers para usar nos restaurantes à la carte

– canal exclusivo (concierge) para reserva nos restaurantes à la carte

– dispensa de necessidade de reserva nos restaurantes à la carte

– bebidas top de linha

– uso das áreas sociais do spa (tratamentos normalmente não estão incluídos)

– área exclusiva na praia

– piscina exclusiva

– wifi grátis

– sessões de mergulho

– acesso ao golf

Veja bem: essas são algumas das mordomias oferecidas por diferentes hotéis; cada hotel vai oferecer um pacotinho próprio.

Como conseguir uma pulseirinha vip?

Normalmente a pulseirinha especial vem com o tipo de acomodação que você reservou. Apartamentos luxo e suítes dão direito automaticamente a todos os privilégios — sem contar que a localização desse tipo de apartamento sempre é melhor (mais perto da praia ou dos restaurantes). Lembre-se que os resorts são imensos em Punta Cana.

Havendo disponibilidade, o hotel vai tentar vender o upgrade para você, no check-in. Isso vai custar pelo menos US$ 50 por dia — pode chegar a US$ 150, se o padrão do hotel for alto.

Vale a pena fazer o upgrade?

Me hospedei em três resorts que usam esse esquema e investi em acomodação superior nos três. Achei superválido — tanto pelos quartos em que me hospedei quanto pelas mordomias. Vale lembrar que fui na baixa temporada (junho), quando os preços estavam camaradíssimas.

Mas só você pode saber se o upgrade vai valer a pena no seu caso. Se você for com crianças e preferir ir aos buffets todas as noites; se o seu resort já é de padrão superior e oferece bebidas top mesmo para a pulseirinha comum; se você não está interessado no spa ou em áreas segregadas na praia ou na piscina, não tem por que desembolsar a diferença.

O melhor a fazer é achar o site oficial do resort em que pretende se hospedar e dar uma vasculhadinha. É fácil achar os privilégios — procure por palavras como “club”, “premium”, “royal”, “service” e quetais. Você acha links para os sites oficiais de todos os resorts neste post (role a página e procure pelos textinhos em azul).

Por que a minha operadora não oferece o upgrade?

Pode ser que a sua operadora não tenha bloqueado apartamentos vip naquele resort (pode ser que o resort não bloqueie apartamentos vip para operadoras…); pode ser também que o vendedor nem saiba que isso existe.

Nos sites de reservas como o do nosso parceiroBooking e nos sites dos resorts esses apartamentos e suítes “club”, “premium”, “reserve”, “level”, aparecem sempre que disponíveis. Não custa dar uma xeretadinha.

Você já foi a Punta Cana? Fez o upgrade? Valeu a pena?

Conte pra gente, vai! Diga se você já foi com o quarto superior reservado, ou se comprou o upgrade ao chegar (não esqueça de mencionar o hotel e, se possível, qual foi a diferença que te cobraram). E compartilhe com a gente sua experiência: você conseguiu aproveitar o suficiente ou no seu caso/hotel não valeu a pena?

Leia mais:

Como escolher seu resort em Punta Cana

Barceló Bávaro Beach: só para adultos, mas sem formalidades

Barceló Bávaro Deluxe: completo, renovado, em ótima praia

Barceló Dominican, o baratinho dos Barceló

Barceló Premium Punta Cana, como é um resort intermediário

Bávaro Princess: você já viu um hotel desses por aqui

Caribe Club Princess: como é um resort baratinho

Catalonia Bávaro: economia e maré mansa em praia isolada

Club Med Punta Cana: numa praia perfeita e privativa

Gran Bahía Príncipe Esmeralda: o relato do Rodrigo Purisch

Grand Palladium e Royal Suites Turquesa: 4 em 1

Hard Rock Hotel: quartos de pop star, astral de navio

Iberostar Grand Bávaro: o Iberostar top de linha

IFA Villas Bávaro: uma pousada em escala Punta Cana

Majestic Colonial e Elegance, revelados pelos leitores

Meliá Caribe Tropical, entre a praia e o shopping em Bávaro

Now Larimar e Secrets Royal Beach: bacanas e sem pulseirinha

Ocean Blue & Sand: o relato da Vicky

Paradisus Palma Real, o mais luxuoso de Bávaro

Riu Palace Macao: compacto, reformado, só para adultos

Sanctuary Cap Cana: um resort de luxo em Juanillo

Secrets Royal Beach e Now Larimar: bacanas e sem pulseirinha

Viva Wyndham Dominicus, na melhor praia de Bayahibe

Resorts de Punta Cana resenhados por hóspedes brasileiros

Guia de Punta Cana no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


 

148 comentários

Fui ao Paradisus Punta Cana em 2009 e optei por um upgrade para o “The Reserve”. Valeu muuuito à pena. O quarto fica um pouco mais distante da praia, mas nada que o carrinho de golf não resolva. Clientes “The Reserve” ficam em quartos mais luxuosos, desfrutam de piscina privativa para os membros, restaurante privativo para café da manhã / almoço e ou jantar, bar molhado, concierge para fazer reservas nos restaurantes à la carte (há um nº maior de reservas disponíveis para clientes “The Reserve” do que clientes regulares), espaço reservado na praia com espreguissadeiras melhores, serviço de bar na praia e lobby exclusivo. Este hotel oferece ainda a opção “Royal”, com quartos de frente para a praia, mordomo, uma área ainda mais exclusiva na praia, reserva garantida em qualquer um dos restaurantes à la carte e algumas outras regalias. É como se existissem mini resorts dentro de um grande resort básico.

LP,

O quarto que você ficou foi o Junior Suite Ocean Front club premium não é? então, quem está no térreo sai de frente para praia não? Nao de frente para piscina como você mesmo disse.! Estou certo? obrigado.

Ricardo, acabei de chegar de Punta Cana. Seguindo suas dicas eu e meu marido ficamos hospedados no NH Real Arena. Como você diz, fica no filé da praia de Bávaro. O mar é maravilhoso, igual a gente vê em fotos do Caribe. Além do mais, a localização do Hotel NH é excelente. Da piscina voce praticamente está no mar, a distância é mínima, o que, pelo que vi ao caminhar pela praia, não acontece com os outros hoteis ali por perto. Já fui daqui com o up grade de quarto, fiquei em um que faz parte do que eles chamam Paradise Club. Para mim, as vantagens de ficar em um quarto deste tipo foi ter uma recepção mais personalizada, em uma sala separada, toda equipada, com drink de boas-vindas, diversas bebidas e comidinhas à disposição, poltronas confortáveis, etc. Além disso, tivemos direito a 5 (cinco) refeições a la carte. Também ficamos em um prédio mais perto do mar, com uma vista muito bonita. Tínhamos, se quisesse, café no quarto sem nenhum adicional, reposição livre do frigobar com cerveja, agua sem gas, refrigerante, e um cardápio de lanches para pedir a qualquer hora. Tínhamos, ainda, duas piscinas exclusivas, com jacuzzis sensacionais. Tivemos, também, direito a algumas bebidas que não estão incluídas no pacote comum, tais como o licor Bailey’s e outras bebidas que agora não me lembro.
Gostaria, ainda, na oportunidade, de passar minhas impressões sobre o hotel.
Como já disse a localização é excelente. A infraestrutura também, muito bonito, sem aquela arquitetura muito rebuscada, tudo mais clean. A segurança parece ser muito boa, não deixam os vendedores nem pessoas que não estão hospedadas ficarem na area da praia do hotel. A limpeza é impecável, fiquei impressionada. Tudo muito limpo, vi a água da piscina sendo monitorada diversas vezes. A mão de obra, garçons, camareiras, recepcionistas, carregadores, em geral, muito educados,simpáticos e bem treinados para receber os hóspedes. A comida do bufê é muito boa, geralmente saborosa e diversificada. O café tem de tudo, desde o simples pao, que diga-se de passagem, é delicioso, até espumante, bastante bacon e ovos, de todos os jeitos, afinal, o maior público do hotel, ao que me parece, é americano. Tinham também muitos russos, pois tem voo direto de Moscou pra lá, como também muitos canadenses. Não tinham muitos brasileiros. Voltando às comilanças, na beira da piscina/praia, tem um outro bufe, com churrasco de frango, peixe,carne de boi, lula, além de saladas, hamburger, cachorro quente, pizza, massas, paella de frutos do mar, frutas, bebidas, muitos coqueteis, entre outros, cerveja, que vale ressaltar, é muito boa. Tem também café e sorvete e alguns bolinhos. Só não tem serviço de garçom na praia, vc tem que ir até o bufê se servir. O bufê à noite é bem legal, cada dia enfatizam a culinária de um pais, um dia é mexicana, outro americana, outro domenicana, etc. Detestei a espumante e os vinhos incluídos, de qualidade inferior. O whisky era bom, com diversas opções, tudo 8 anos, tipo Ballantines, J&B, Red Label, Jack Daniels. O rum é bem forte, pra quem gosta, parece ser bom. Uma diversidade enorme de coqueteis. Bom, quanto aos restaurantes a la carte tive uma certa decepção. Pra começar, embora tivessemos direito a frequentá-los por cinco dias, não conseguimos reserva para um dia. Tudo lotado. Além disso, não pudemos ir ao restaurante Shore grill, a steak house, lotado todos os dias. O restaurante italiano é abaixo da crítica, o mais fraco de todos. A comida do frances é muito boa, a decoraçao é linda. A comida do asiatico é tb muito boa, só tenha atençao na hora de reservar, peça uma mesa, e não as cadeiras em volta da chapa, a não ser que vc queira sair com cheiro de comida. Vale a pena comprar espumantes e vinhos, os preços são super razoaveis e a qualidade é excelente. Média de 30 dolares a garrafa. A parte de entretenimento tb é muito boa, todos os dias tem diversas atividades na beira da piscina/praia, ginastica, brincadeiras, etc. Todas as noites tem uma atraçao diferente, shows, danças, circo, karaoke, etc, além do cassino, do boliche e da boate. Em síntese, achei que valeu a pena. O custo benefício é muito bom. Digo ainda que vale a pena passar pelo Panama, a cidade é bonita, cheia de prédios novos e em construção, bem bacanas. O canal é um passeio interessantíssimo, o shopping Multiplaza e o free shopping tem algumas coisas que são muito baratas, como tenis, perfumes, eletronicos, etc. Ficamos hospedados no hotel Riu Plaza, maravilhoso, novinho, clean, com 33 andares, ficamos no 29º andar, uma vista maravilhosa pro oceano pacífico. Além disso, o restaurante do hotel é sensacional, um dos melhores que já comi, e não é caro. Ah, estava esquecendo, os avioes, o serviço de bordo e a comida da Copa Airlines são bem fraquinhos, não gostei muito não. Bom, ficam aí as minhas impressões sobre Punta Cana e a Cidade do Panamá para todos os amigos da Bóia. Abraços, Maria Luiza Castro Gomes

    Olá, maria luiza.
    Por gentileza poderia entrar em contato comigo por e-mail, pois estou querendo passar minha lua de mel em punta cana e estou de olho no NH, mas tenho muitas dúvidas.
    Pode me ajudar?
    Obrigado….
    Permaneço no aguardo do seu contato

    Oi, Maria Luiza.
    Lindo seu post sobre o NH Real Arena. Acabei de fechar um pacote com este hotel. Tinha visto o site do hotel e achado bacana, mas depois do seu post tive a certeza de ter feito uma boa escolha. Nada como o relato de quem ja foi!

    Olá Maria Luiza !!

    Estou pesando em levar meu afilhado de 13 anos para este hotel. Gostaria de saber como você fea o upgrade do quarto antes de ir e, se possível, o valor que pagou por dia para este benefício.

    Obrigada !!!

Boa tarde!
Estou indo em junho com filhos de 2 e 4 anos pro Club Med. Não reservei com upgrade e vejo poucas informações deste hotel no site. Se alguém tiver informações eu agradeço.

Olá DDT!
Inclui sim, já está até o nome: Junior Suite Oceanfront Club Premium.
Inclusive qdo reservei o custo foi mais alto do que as outras, mas compensava bastante.
Que bom que está gostanto!
Não vejo a hora de estar aí…
Bjos

    Oi LP e DDT! Como estão?
    Primeiramente gostaria de agradecer (e muito!) as dicas que voces passaram sobre o hotel, o Barceló Bávaro Palace Deluxe e do quarto, o Junior Suite Ocean Front View Club Premium. Suas indicações nos convenceram e pretendemos fechar a nossa estadia de lua de mel lá mesmo.
    Li todos os posts referentes a esse assunto, mas mesmo assim gostaria de fazer uma ultima confirmação.
    Vi no site oficial do hotel a descrição dos quartos que eles oferecem e todos que contem “Club Premium” em seu nome falam que voce pode usufruir dos beneficios do serviço Club Premium, EXCETO, o Junior Suite Ocean Front View Club Premium.
    Foi uma infeliz coincidência e o quarto já inclui esse serviço VIP ou você precisa pedir?
    Valeu gente!!! Beijos.

    Gabi

Fiquei no Carabela e lá o upgrade era apenas de acomodações – pagando-se uns 30 dólares a mais, pegava-se um quarto mais moderno e um pouco mais próximo da praia. Não havia mais nenhuma diferença, tanto que os atendentes nem tentavam vender o upgrade (e mal queriam explicá-lo).

    Olá, Lu! O Carabela tem um perfil diferente dos resorts em que a maioria dos brasileiros se hospeda. É decidamente um resort low-cost, por isso não oferece os frufrus do upgrade!

    Verdade, Bóia. A guia da empresa de turismo que nos acompanhou por lá (uma espanhola muito gente boa e fluente em português) disse que era a primeira vez que acolhia um grupo de brasileiros no Carabela.

    Foi uma viagem bem barata, mesmo. 🙂

    Lu, estou buscando uma viagem para a família, eu, marido e 2 filhos adolescentes.Gostaria de saber quanto você gastou em média; a gencia que vc usou é legal?
    como será em janeiro sei que devo pagar mais caro, porem gostaria de ter uma idéia.
    obrigada!
    cintia

Acrescentando: Eu queria ir em Maio, tinha tudo programado para isso, mas msm com uma certa antecedência não consegui vôo… foi super difícil encaixar uma data. Fica aí um alerta para quem pretende ir para Punta Cana sem fazer um vôo com 350 paradas ou trocas de avião. Planeje e reserve com muita antecêdencia.
Mas de qq jeito foi bom pq Junho é verão por lá!

Que bom ter notícias de Punta Cana!
Estou com tudo reservado e irei início de Junho. Eu reservei o Barceló Bávaro Palace Deluxe no quarto Junior Suite Oceanfront Club Premium, portanto acho que esse já é o upgrade, não é? rsrs

DDT vc está nesse quarto? Está gostando?
Eu pedi tb que não fosse no térreo, acho mais privativo.
Bjs

    LP,

    Estou exatamente nesse quarto. Enorme, excelente na nossa avaliação. Tem uma banheira na sacada, salinha de estar… não decepciona as fotos do site.

    Se não me engano, essa acomodação já inclui o Club Premium, mas vale conferir.

    Sobre o térreo: você está certo. É gostoso sair do quarto direto no gramado, mas tem uma piscina na frente. Estou no terceiro andar e achei ideal.

    Abs,

    DDT

    Olá DDT!
    Bom receber notícias fresquinhas do hotel onde passarei as férias! Vocês receberam a famosa pulseirinha para identificar que são Club Premium? E o check in no hotel, como foi? Já ouvi dizer que é péssimo e leva horas… (tomara que não!). Obrigada!!

    Vanessa,

    O checkin demora muito… pra quem não é Club Premium. Eu não sabia e fiquei na fila um tempão. Quando viram que eu era Club Premium, me levaram pra um lounge separado, muito mais confortável e eficiente.

    O jeito é já falar que você é premium pra quem for carregar as suas malas. É o reino da carteirada, mas é o jeito =^D

    Bejão e boa viagem,

    DDT

    LP,

    O quarto que você ficou foi o Junior Suite Ocean Front club premium não é? então, quem está no térreo sai de frente para praia não? Nao de frente para piscina como você mesmo disse.! Estou certo? obrigado.

    Oi Guilherme!
    Eu ainda vou, mas o quarto fica de frente para o mar, pelo menos pelas fotos que vi e pelo próprio nome do quarto: “ocean front”.
    Citei que qdo reservi pedi que não fosse no térreo pq acho que tira a privacidade tanto de quem está no quarto, qto na hidro, ao que DDT concordou.
    Abs
    LP

    DDT

    O quarto que você ficou foi o Junior Suite Ocean Front club premium não é? então, quem está no térreo sai de frente para praia não? Nao de frente para piscina como você mesmo disse.! Estou certo? obrigado.

    Guilherme,
    Lendo todas as msgs entendi agora sua dúvida… quem falou em piscina na frente foi DDT e não eu, mas acho que posso te esclarecer… a parte dos quartos “club premium” fica localizada na parte nova do resort que foi inaugurada recentemente (dezembro de 2010) e nessa área tem tb piscina e restaurantes novos e segundo observei na planta do hotel há quartos que ficam de frente para piscina e outros direto na praia, mas esses que ficam direto na piscina tb tem vista para o mar. Tente dar uma olhada no site que vc entenderá melhor.

    A grande vantagem que eu acho de ir com tudo planejado ao invés de deixar para fazer upgrade lá é vc escolher e decidir sobre tudo isso, qdo reservei escolhi tudo isso, andar que prefiro e posicionamento do quarto.

    Upgrade só é válido caso vc esteja mal informado e chegando lá veja que bobeou, mas de qq jeito vc ficará limitado ao que estiver disponível no momento.

    Mas quem visita o VnV estará sempre bem informado. Eu mesma só tinha a vontade de ir, com algumas informações daqui e dali… e aqui peguei todas as dicas. Sou quase uma exert…rsrssrs

    Abs
    LP

    LP.
    É, eu também já estou quase expert neste resort…
    O apartamento de frente para piscina com vista parcial para praia, é o “ocean view”. Todos “ocean front” estão na primeira linha da praia, mandei email para lá e eles me responderam. abs.
    Guilherme

Amigos,

Coincidência ou não, escrevo esse comentário direto da sacada do meu quarto aqui em Punta Cana.

Li sobre a possibilidade de upgrade aqui no VnV, comprei e recomendo muito. Os motivos são bem esses que o Riq apontou.

Estamos no Barcelo Bavaro Palace Deluxe (que é muito bacana, por sinal). Em primeiro lugar, o upgrade garantiu um quarto incrível, frente pro mar. O Club Premium oferece também room service grátis. Juntando essas duas coisas, tivemos café da manhã no quarto, com uma vista maravilhosa e exclusiva todos os dias.

Outra coisa que fez muita diferença: restaurantes a la carte. Fomos informados que nem precisávamos fazer reservas, era só chegar e entrar. Não sei se isso vale em todo lugar e pra todos, mas funcionou pra gente. Comemos onde quisemos, quando quisemos, na hora em que quisemos. Única coisa um pouco desgatante é que em alguns rolava uma porta de balada: os caras pediam voucher ou reserva e a gente tinha que carteirar dizendo que era premium. Particularmente, não curto nada fazer esse tipo de coisa, mas funcionou lindamente. Parece que é a esquema do lugar…

Outra coisa boa foi o acesso ao spa, em especial em um dia que choveu.

Compramos o nosso upgrade já do Brasil. Agência de turismo foi a Blessway. Valeu muito a pena.

Bejão,

DDT

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito