Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

El Golf, Santiago

Bienvenido, bienvenida. A 4 horas de vôo de São Paulo e 4h40 do Rio, Santiago está longe demais para passar um fim de semana. Três dias... bom, já dá para considerar. O mínimo ideal, no entanto, são quatro noites, porque pelo menos dois passeios importantes (Viña del Mar + Valparaíso e, no inverno, o dia na montanha) requerem que se passe o dia fora da cidade.

Se essa é a sua primeira vez, saiba que dificilmente será a última. O Chile é lindo e cativante -- e tão cheio de atrações, que não dá para visitar tudo de uma vez só. A cada volta você vai precisar dar ao menos uma passadinha por Santiago, e com isso pode fazer algum programa que não tenha conseguido entrar na agenda da viagem de estréia.

Se preferir, clique para ir direto ao tópico desejado:

Chegando: moeda e trânsfer

Moeda

Não vale a pena comprar peso chileno no Brasil.

Por mais baratinho que pareça, a cotação não será vantajosa. Se vai ficar só em Santiago, pode levar reais. Mas troque o mínimo no aeroporto: a cotação não é boa (dá para pagar o táxi ou a van com cartão de crédito, veja a seguir).

Deixe para fazer câmbio em dia de semana, no horário de expediente bancário. No fim de semana e fora do horário dos bancos a cotação sempre baixa. Na temporada de inverno (grande fluxo de brasileiros em Santiago), a cotação cai, e provavelmente será mais negócio levar dólar. Nas férias de verão, quando há chilenos viajando para o Brasil, a cotação do real em Santiago costuma ficar mais vantajosa. Confira cotações atualizadas no site da Cambios Santiago (a cotação que vale é a da coluna de "compra").

Se vai para o Atacama, Lagos Andinos ou Patagônia e quer levar dinheiro vivo, leve dólares. O real não terá boa cotação fora de Santiago. (Até o dólar perde um pouquinho de valor; se não fosse pelo risco de desvalorização do real, daria até para recomendar usar cartão de crédito direto, fora de Santiago.)

Leia mais:

Transporte do aeroporto

Ao desembarcar, você vai passar pelos guichês dos táxis oficiais. Há duas opções: o táxi comum, que vai pelo taxímetro, e o táxi especial, que é tabelado. A corrida do especial, tabelada, vai custar entre 20.000 e 25.000 pesos e você pode pagar no cartão de crédito. Os táxis estão disponíveis 24 horas.

No mesmo balcão dos táxis você encontrará o serviço de trânsfer compartilhado em van. Custa 8.000 pesos por pessoa. Nosso parceiro Viator oferece trânsfer privado do aeroporto ao hotel e do hotel ao aeroporto a partir de 37 dólares por pessoa em carro com 4 passageiros.

A maneira econômica de sair do aeroporto é com os ônibus da Tur-Bus ou da Centropuerto. A passagem custa 1.800 pesos e leva ao centro de Santiago, com parada na estação Pajaritos do metrô (linha 1). Os ônibus da TurBus continuam até o Terminal Alameda (a principal rodoviária, na estação Universidad de Santiago do metrô) e os da Centropuerto, até a estação Los Héroes do metrô (Centro de Santiago).

Ambas estações também fazem parte da linha 1 do metrô. Os ônibus da Centropuerto saem de 10 em 10 minutos entre 6h e 23h30; entre a meia-noite e as 6 da manhã há um ônibus a cada hora cheia. Os ônibus da TurBus saem a cada 10 minutos entre 5h e 1h. Se continuar a viagem de metrô, você vai gastar entre 630 e 760 pesos mais. Você também pode chamar um Uber.

Voltar | Menu

Onde se hospedar em Santiago

Se você ainda não decidiu onde ficar, recomendo que escolha um hotel num desses três pontos:

  • Próximo às estações Universidad Católica ou Baquedano do metrô (para estar próximo aos barrios Lastarria e Bellavista, focos de vida noturna),
  • Em Providencia (um bairro bem localizado e com bastante comércio)
  • em El Golf (os "Jardins/Leblon" de Santiago)

Hotéis próximos à vida noturna charmosa de Lastarria e Bellavista

Um dos hotéis mais reservados pelos leitores do Viaje na Viagem, o Mito Casa Hotel fica num edificiozinho déco a uma quadra da estação Baquedano. Entre a estaçao e o barrio Lastarria, considere o econômico Principado Express e os hotéis-boutique Luciano K, Su Merced e Lastarria.

No miolinho do bairro, confira os novíssimos (e chiquérrimos) The Singular e Las Cumbres com os flats do Lastarria 43-61.

Já no centro da cidade, mas com acesso fácil ao barrio Lastarria, vale considerar o custo x benefícios do apart Ameristar Apart Hotel (use sempre a saída da calle Merced), do antigão Montecarlo e do correto Sommerlier Express (mas vou avisando: tem uma -- discreta -- boate de strip-tease a duas casas).

Hotéis em Providencia

Providencia é um bairro extenso, com uso misto -- residencial, comercial e empresarial. Desde a instalação do shopping Costanera Center, a localização mais interessante da região é o entorno da estação Tobalaba: você fica perto do shopping, com acesso a duas linhas de metrô (incluindo a que leva a vinícolas), e a uma corrida curta de EasyTaxi ou Uber aos restaurantes badalados de El Golf e da Nueva Costanera. O hotelão clássico desse ponto é o NH Collection (antigo Radisson), em frente ao shopping. Na outra calçada, o Doubletree by Hilton Santiago Vitacura faz o mesmo gênero, com instalações mais novas.

Mais basiquinho, o RQ Bosque Tobalaba fica em frente à estação; ali perto, o Atton El Bosque é um confortável hotel business, e o La Sebastiana tem studios e apartamentos com cozinha equipada.

Na parte mais tradicional do bairro, o Ibis Providencia, é o mais bem localizado da cidade; fãs de hotéis-butique devem comparar o Hotel Orly, de ares parisienses, os pequeninos Meridiano Sur Petit Hotel e Casa de Todos B&B Boutique, e o sofisticado Le Rêve, todos nas proximidades de alguma das estações de metrô do bairro.

Hotéis em El Golf

El Golf é coração da Santiago mais afluente. Se estiver podendo, cacife o W Santiago, o mais interessante entre os hotéis de luxo da cidade. Para um luxo mais clássico, pense no Ritz-Carlton. E para se hospedar junto aos bacanas sem ir à falência, reserve o Holiday Inn Express El Golf

Voltar | Menu

Roteiro de passeios em Santiago

Neste post você encontrará sugestões de passeios de dia inteiro e de meio dia para compor o seu roteiro personalizado. Caso você queira um roteiro prontinho para 4 dias (1 dia no centro, 1 dia para vinícola, 1 dia para montanha e 1 dia para Valparaíso e Viña del Mar), clique aqui.

De modo geral, evite subir à montanha em fins de semana e feriados, porque muitos santiaguinos têm a mesma idéia e os lugares não comportam tanta gente assim. (Viña del Mar só fica cheia demais no alto verão.)

Continue lendo para ver também as combinações de Santiago com outros destinos chilenos, nesta ou nas próximas viagens.

Um dia turistando no Centro

Plaza de Armas, Santiago

Os pontos fundamentais da capital podem ser matados num único dia, se você sair cedo e com disposição.

Eu começaria visitando La Chascona, uma das três casas-museu do poeta Pablo Neruda. Abre de 3ª a domingo das 10h às 18h; fecha 2ª e atende por ordem de chegada (por isso é melhor começar o passeio por aqui). A entrada custa 7.000 pesos (2018). Na seqüência, subiria ao Cerro San Cristóbal, se onde se tem a vista mais bonita para a parte moderna de Santiago (com as montanhas ao fundo). O funicular funciona de 3ª a domingo, no verão, das 10h às 19h45; 2ª das 13h às 19h45 e no inverno, das 10h às 18h45; 2ª das 13h às 18h45; custa 2.000 pesos ida e volta. Metrô: Baquedano, linha 1-vermelha ou 5-verde.

De lá continuaria ao centro antigo; passaria no incontornável Mercado Central, senão para almoçar, pelo menos para testemunhar o inacreditável assédio dos garçons (a minha tática: entrar no primeiro restaurantinho que não vier te caçar no corredor). Os frutos do mar são excepcionais; mas não espere pagar barato pela centolla (caranguejo chileno gigante). Abre de segunda a domingo. Metrô: Puente Cal y Canto, linha 2-amarela.

Do Mercado dá para ir a pé até o coração da cidade velha, a Plaza de Armas, onde está a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional (o museu abre de 3ª a domingo das 10h às 17h45; entrada gratuita).

A continuação natural do passeio é o museu mais imperdível da cidade, o Museu de Arte Pré-Colombiana (abre de 3ª a domingo das 10h às 18h; fecha 2ª. A entrada custa 6.000 pesos).

Ainda a pé, continue até o Palacio de la Moneda, sede da presidência chilena, que foi bombardeado em 1973 pelas forças golpistas de Pinochet. Para mim o grande apelo da praça está na estátua ao presidente deposto Salvador Allende, bem ali, ao lado do palácio em que se suicidou. Mas para os guias o tchans do lugar é a troca da guarda, que ocorre dia sim, dia não, às 10h da manhã -- ou seja, impossível para os passageiros desse meu tour.

Vamos sair do Centro pelo lado mais bonito, caminhando até o Cerro Santa Lucía, um parque de onde se tem uma visão complementar da cidade (mas não tão alta quanto a do San Cristóbal).

Aproveite que você está ao lado do bairro Forestal/Bellas Artes, visite o Museu Nacional de Belas Artes (aberto de 3ª a domingo das 10h às 18h45; entrada gratuita) e/ou o Centro Cultural Gabriela Mistral (salas de exposição abertas 2ª das 16h às 21h e 3ª a domingo das 11h às 21h; entrada normalmente gratuita). Depois, passe em revista a calle Lastarria para escolher um restaurante para jantar em alguma noite da sua estada. De 5ª a sábado há uma feirinha de antigüidades das 10h às 20h.

Veja opção de passeio guiado com nosso parceiro Viator - Excursão a pé em Santiago: degustação de comida e mercados, incluindo almoço

Um dia na neve

Farellones: como chegar

Santiago é cercada pelos Andes, e subir à montanha é o programa mais desejado pelo visitante brasileiro. Apesar de ser oferecido o ano inteiro pelas agências de turismo receptivo, só recomendo fazer o passeio no inverno, com neve de fato. Sem neve, as quarenta curvas da estrada vão constituir um sacrifício que não será compensado pela paisagem.

Quando encontrar neve?
  • De julho a fim de setembro: neve garantida, com as estações funcionando.
  • Maio: pode até nevar, mas as estações ainda não estarão nem pensando em iniciar a temporada.
  • Junho: a neve é provável, mas não garantida. Havendo neve suficiente, as estações iniciam a temporada lá pela terceira semana.
  • Outubro: a neve não é garantida. Havendo neve suficiente, as estações podem continuar a temporada na primeira semana.
  • Janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro: a não ser que São Pedro resolva aprontar, não há neve para tocar.

Existem quatro estações de esqui nos arredores de Santiago. Chega-se a elas pelo mesmo caminho, saindo da cidade pela parte mais nova (Las Condes). As três estações mais tradicionais ficam a pouco mais de uma hora montanha acima: são El Colorado, Farellones (tecnicamente parte de El Colorado) e La Parva. Pouco menos de meia hora adiant

2110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Thamy
ThamyPermalink

Vou p Santiago dia11a18/06. As estações de sky não estão abertas apenas para brincar com a neve.? Gostaríamos de alugar um carro e visitar a casa del bosque e ir dormirem valparaiso e voltar no outro dia, vale a pena por ser inverno ficar lá um dia ou tem alguma empresas q faz esse dou passeios e volta no mesmo dia? O q compensa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thamy! Valparaíso é bacana em qualquer época. Neve garantida, só de julho a começo de setembro! Mais detalhes no texto acima wink

FABIANE
FABIANEPermalink

Olá! Em primeiro lugar PARABÉNS pelo site! Eu e meu marido vamos para Santiago na próxima sexta (27/4)e voltamos na quarta-feira (02/5). Li todas as suas postagens sobre Santiago/Valparaíso/Vinã del mar. Está me ajudando muito a planejar a viagem! Vi que vários lugares não abrem nas segundas e como tem o feriado na terça (01/5), estou na dúvida em como montar o roteiro. Vamos ficar no bairro Providencia. Pensei: SÁBADO - visitar os pontos turísticos de Santiago; DOMINGO - ir a Valparaíso/Vinã del mar; SEGUNDA - vinícola Concha y Toro; TERÇA - Portillo. Que acha? Alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiane! As dicas sobre o que fazer em Santiago e arredores estão no post acima! Use as sugestões para montar o seu roteiro.

FABIANE
FABIANEPermalink

na verdade a minha dúvida é se conseguiremos ir a Viña del mar e Valparaíso no domingo e a Portillo na terça (feriado).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiane! O passeio a Portillo depende de alguma agência oferecer este passeio nesta época.

Cassiana
CassianaPermalink

Vale nevado é lindo, mesmo sem neve vale muito a pena! Estive em Santiago em novembro de 2011 e adorei! Muitos não gostam, mas eu gostei muito da concha y toro, recomendo o tour com degustação do Marques, bem legal....

Guilherme Felix
Guilherme FelixPermalink

Eu e minha esposa iremos para Santiago em agosto, e ficaremos la por 6 dias (Chegada em 24/08 e volta em 30/08).
Voce teria alguma sugestao de intinerario para este periodo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Use as dicas do roteiro acima wink

Priscila Andrade
Priscila AndradePermalink

Olá, Ricardo! Antes de te perguntar, já li e reli seus posts sobre Santiago...(rsrsr) Por isso, vi que não curtiu muito o Valle Nevado e, acredito estar nas mesmas condições, pois não sei esquiar e nem sei se teria a mesma sorte sua de ter a parada no caminho pra apreciar a paisagem. Vou seguir suas dicas e passar 1 semana. Você acha que devo dispensar o passeio ao Valle Nevado (penso que pagar para ser apenas apresentado à neve, como vc, não valeria a pena) e preferir apenas o Farellones? O que vc privilegiaria como passeio à neve? Obrigada por tudo. Seu blog é ótimo!

Priscila Andrade
Priscila AndradePermalink

Ah, esqueci de perguntar...O que me sugere como passeio nas montanhas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Priscila! Para curtir a neve sem emoções muito radicais, Farellones dá conta.
Leia no post acima também sobre Cajón del Maipo, para outro tipo de passeio a montanhas!

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Oi Comandante !
Permita-me discordar da afirmação que "Não importa a hora em que você aterrisse, a melhor maneira de ir do aeroporto ao seu hotel é de táxi." Para mim, a opção mais rápida e econômica foi a combinação ônibus/metrô.
Tem ônibus de 10 em 10 minutos saindo do aeroporto para o centro (desci na estação Pajaritos do metrô, mas ele passa em outras também). São confortáveis, eles colocam as malas embaixo do ônibus e em 20 minutos você está no metrô.
A tarifa do ônibus é paga para o motorista e foi 1600 pesos (cerca de 6 reais), e o metrô, 600 (R$ 2,25).
Fica a dica! smile

[]s
Camila

PS: Dormi lá só uma noite por causa do vôo e a janta no Barrio Lastarria foi uma delícia. Obrigada!

Andre
AndrePermalink

Olá a todos, estou acompanhando os posts a bastante tempos pois vou passar 5 dias em STG em maio (meados), e não lí ninguém comentar sobre o teleférico do Cerro de San Cristobal. Alguém tem algo e a dizer? Obrigado

Paula
PaulaPermalink

Olá André,

Irei para Santiago com uma amiga em Maio também ficarei uma semana! Você já definiu seu roteiro? ´

bj

Ana Tunas
Ana TunasPermalink

Na verdade, não é um teleférico e sim um funicular, que sobe até o alto da montanha, onde tem a imagem de Imaculada Conceição e uma linda vista da cidade. Estive lá nesse feriado da Páscoa e vale muito a pena a visita... é lindo!!! O valor do bilhete ida e volta é de 1.800 pesos (+/- sete reais).

Andre
AndrePermalink

Olá Ana. Acreditava que existisse também um teleférico no parque nacional, mas...você que chegou agora de lá, como estava o tempo? E compras, algo de muito interessante ou tudo mais ou menos como aqui?
Obrigado

Leonardo
LeonardoPermalink

Show o roteiro e as dicas! Bem completas!!

Estive pela terceira vez em Santiago há dois meses e foi a primeira de minha noiva. Coincidentemente fizemos tudo na mesma ordem que apresentou o post! É uma pena o Museo de Arte Precolombino estar fechado por tão longo tempo, acho o melhor museu de Santiago, sem dúvidas. Só esqueceu de dar a dica do Museo Fonck, em Viña del Mar que já reabriu e acho uma ótima pedida em Viña!

Andre e Ana, o teleférico não existe mais no Cerro San Cristóbal há pelo menos três anos! É uma pena, pois era uma ótima alternativa para atravessar a cidade apreciando uma bela vista... Agora só tem mesmo o funicular.

wilace
wilacePermalink

gostaria de jantar com um show folclorico, qual recomenda? É uma boa opção?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilace! Não recomendamos shows folclóricos em Santiago, é tudo pega-turistão. Mas se você faz questão, encontrará folhetos no seu hotel até de shows polinésios.

Pedro Serra
Pedro SerraPermalink

Pois é... Santiago é um destino que nunca me saltou muito aos olhos. Mas depois desse post, eu começo a repensar isso.
Abs

Silvana
SilvanaPermalink

Bom dia!estarei indo a Santiago este mês,devo me prepara para um clima frio, roupas de frio devo levar ou comprar por la caso o clima esteja frio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Se você estava pensando em fazer compras, é uma boa idéia comprar por lá. Senão, leve de casa.

Renata
RenataPermalink

Oi, Ricardo. Estou pensando em ir a Santiago em julho, mas queria levar meu bebê de 1 ano junto. Inclusive p/ver a neve. Dá p/fazer esses passeios q vc indicou c/ele?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Expor bebês a tamanho frio é uma decisão pessoal de cada pai ou mãe. Converse com seu pediatra.

Paula
PaulaPermalink

Oi, Ricardo!

Irei para Santiago em Maio, e adoro camarão, você me sugere algum restaurante com preço acessivel, porém com qualidade?

obrigada.

Paula

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É difícil um restaurante em Santiago que não tenha um prato de camarão. Os camarões preparados no Chile vêm do Equador. Procure no post de restaurantes dicas de restaurantes peruanos, é o onde você vai encontrar os melhores.

Aproveite e clique também em outros posts, eles complementam as informações deste post e respondem a várias perguntas sem que você precise perguntar.

Andre
AndrePermalink

Valeu, gente.
O Museo de Arte Precolombino, está fechado?
Alguém sabe até quando?
Vou ter que modificar o meu roteiro...
Obrigado.
Será que entre 11 e 16 de maio estará frio, para os padrões cariocas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Por favor leia direito antes de perguntar. O museu está fechado. A informação está no post.

Andre
AndrePermalink

Desculpe, bóia, mas, eu leio sim os posts direito, tanto que diz o amigo do post:" É uma pena o Museo de Arte Precolombino estar fechado por tão longo tempo".
Perguntar se alguém sabe até quando ficará fechado, não é ser desatento, creio eu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! A gente pede colaboração dos leitores, porque não é fácil atender a tanta gente. Imagine se por trás cada página da Wikipedia houvesse alguém respondendo dúvidas. Prestamos esse serviço com prazer, mas nos atrapalha muito ter que confirmar informações que já estão no texto.

Está no post (o grifo é meu):

Do Mercado dá para ir a pé até o coração da cidade velha, a Plaza de Armas, onde está a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional (o museu abre de 3ª a domingo das 10h às 17h30). A continuação natural do passeio seria o museu mais imperdível da cidade, o Museu de Arte Pré-Colombiana — mas infelizmente o prédio está em reformas e só reabre no final de 2013. O jeito é prosseguir, sempre a pé, até o Palacio de la Moneda, sede da presidência chilena, que foi bombardeado em 1973 pelas forças golpistas de Pinochet. Para mim o grande apelo da praça está na estátua ao presidente deposto Salvador Allende, bem ali, ao lado do palácio em que se suicidou. Mas para os guias o tchans do lugar é a troca da guarda, que ocorre dia sim, dia não, às 10h da manhã — ou seja, impossível para os passageiros desse meu tour. (Se você faz questão de ver, anote aí: a troca acontece nos dias pares nos meses de janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro; e nos dias ímpares nos meses de fevereiro, março, junho, mulho, setembro e outubro.)

Nicole
NicolePermalink

olá queria dar os parabéns pq o blog é maravilhoso, está me ajudando muito. Gostaria de saber a opinão de vcs, estamos pretendendo passar a nossa lua de mel (não vimos nenhum post em Santiago) , pensamos em ficar do dia 07 ao dia 16 de setembro de 2012. A nossa intenção é ficar do dia 07 ao dia 10 em Santiago (estamos em duvida quanto ao hotel, vcs tem uma indicação para lua de mel?), do dia 10 ao dia 13 ficariamos em Valle nevado e depois do dia 13 ao 16 em Santiago novamente. Queria opinião de vcs, nesses dias em Santiago pensamos em visitar uma vinicola,Vinã del mar e Valparaiso. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nicole! Para lua de mel em SAntiago, considere o W.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/santiago-com-upgrade/

Cinthia@chilecriancas
Cinthia@chilecriancasPermalink

Vou dar pitacadas: acho o hotel The Aubrey muito mais charmoso para lua de mel. Fica em Bellavista, ao lado do Cerro San cristóbal. Sinceramente o W me decepcionou bastante pelo que promete e pelo preço!

Para vinícolas, considerem ate se hospedar na Casa Silva ou no exclusivo hotel La Casona da viña Matetic. Super românticos!

Cinthia
@chilecriancas

Nicole
NicolePermalink

Obrigada!!!!

Daniela
DanielaPermalink

Boa Noite,
Gostaria de saber se ao chegar ao Vale Nevado tem alguma taxa para entrar, ou só para quem vai esquiar?

Grata

Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Não é cobrado nada para entrar na estação; mas se você quiser entrar na área de esqui, vai pagar ingresso.

Veja os preços no site:
http://www.vallenevado.com/es/tickets-y-pases-ski/

Cristina
CristinaPermalink

Oi Ricardo!

Gostaria de saber se vc pode me ajudar com algumas dúvidas.
Eu irei com meu marido no dia 16/06 para o Chile. Gostaria de ir ao Cajon del Maipo e conhecer a neve e a represa Embalse del Yeso.
Vc sabe se é perigoso irmos de carro alugado lá? Vou conseguir ver a neve? Ou é melhor ir ao Vale Nevado? Não pretendemos praticar Ski, o parque fica bonito no inverno? Teria alguma agência para indicar que nos levaria lá?
Desde já agradeço sua boa vontade na contribuição! Seu blog é o melhor que já consultei! abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire. Tudo o que sabemos sobre o Chile está neste post. Por favor clique no post do Cajón de Maipo, clique no post de Valle Nevado. Minha orientação é não responder ao que já está nos textos. Obrigada.

Adriana
AdrianaPermalink

Olá pessoal!
Voltei de Santiago semana passada, depois de passar 8 dias e como tirei várias dicas do site queria retribuir com algumas dicas:
Hospedagem: fiquei hospedada no Bairro Providência em um apart-hotel chamado Departamentos Amoblados Costa 2170. Fica na Avenida 11 de Septiembre 2170. A mucama Rosa Rojas muito simpática e sempre prestativa. A avenida é bem movimentada, mas nada que incomodasse. Ótima localização, ao lado do metrô Los Leones, Supermercado Santa Isabel e Líder perto, loja Paris em frente, Pizza Hut, Starbucks na rua ao lado.
Restaurantes: fomos ao Giratório e não compensa ir a não ser pelo visual de Santiago, pouca comida pelo valor cobrado. Aqui Está Coco, Galindo, Como Água Para Chocolate, Baco y Vino e La Piccola Itália. Todos muito bons, e os preços eram entre $ 20.000 pesos a $ 45.000 pesos o casal.
Pontos turísticos: fizemos todos a pé, metrô e ônibus. Visitamos: La Chascona, Mercado Central, Plaza das Armas, Palácio La Moneda, assistimos a troca da guarda, Cerro Santa Lucia, Museu de Belas Artes, Museu da La Moda, Cerro San Cristóbal, Zoológico, Biblioteca, Teatro Municipal, Catedral, e várias Igrejas.
Fomos ao Cerro San Cristóbal e na subida paramos no zoológico, que fica no meio do morro. Bem interessante.
Vinícolas: fui a Concha y toro por conta própria. Pegue a linha 4 (azul escuro) do Metrô de Santiago para a Estação Las Mercedes. Uma vez fora do trem, saia da estação e pegue a saída que diz Concha y Toro Ocidente. De lá você pode tomar um táxi ou Metrobus (ônibus) para a vinícola. Apenas o Metrobus n? 73, 80 e 81 deixa em frente a vinícola. De táxi da estação Las Mercedes até a vinícola deverá custar cerca de $ 3.000 pesos chilenos ou USD $ 6 ou R$ 12,00. E de metrobus a passagem custa $ 1.000 pesos chilenos ida e volta. Fiz o Marques Tour. Como estava eu e meu marido, encontramos mais alguns brasileiros e fizemos o tour juntos e saiu por $ 14.450 cada pessoa.
Undurraga: também fiz por conta própria. Antes de ir, telefone para ver se realmente vai ter o tour, principalmente aos sábados, pois às vezes eles fecham para eventos.
Como ir por conta própria: Vá até a Estação Central, depois siga para o terminal de ônibus San Borja que fica ao lado da Estação Central. Pegue o ônibus para Talagante (autopista), pois vai mais rápido e custa entre $ 900 a $ 1000 pesos chilenos por pessoa, o tempo entre a estação e a vinícola dura entre 30 a 40 minutos, e o ônibus para em frente a vinícola.
Os passeios podem ser feitos em Espanhol ou Inglês, e podem ser feitos de segunda à sexta 10:15 hrs/ 12:00 hrs/14:00 hrs/15:30 hrs. Sábados, domingos e feriados 10:15 hrs/12:00 hrs/15:30 hrs. Preço $ 8.000 pesos por pessoa. Reservas e informações (562) 372-2850. E-mail visit@undurraga.cl.
Valparaíso: fizemos por conta própria e não recomendo, pois Valparaíso é muito grande para conhecer os pontos turísticos a pé, e para chegar a La Sebastiana a pé é perigoso. Viña del Mar: só conheci o relógio de flores, que por sinal estava em manutenção. Fiquei decepcionada com as duas cidades.
Para quem está hospedado na Providência e quer ir a Alonso de Córdova de ônibus, é bem tranquilo, é só pegar a linha 405, o ônibus para quase na esquina da Alonso de Córdova, ai é só desfrutar das maravilhas da rua.
Cotação: Aeroporto $ 235 troquei somente para pagar a Transvip $ 6.500 pesos por pessoa. Muito eficiente o serviço. Na rua Agustinas entre a Bandera e a Ahumada, trocamos por $ 266 pesos, mas tinha casas de câmbio ao lado que pagavam $ 263 pesos, compensa andar toda a quadra primeiro para depois trocar. Ao lado do nosso apart-hotel tem uma casa de câmbio que conseguimos por $ 265 pesos. Fujam da Afex é a que paga menos, encontrei por $ 250 pesos.
Valle Nevado: compensa ir mesmo sem neve. A paisagem é linda, imagino como deve ser com neve. Contratei a Ski Van $ 50.000 pesos o casal. Visitamos La Parva, Farellones, El Colorado e Valle Nevado. O senhor Eduardo Espinoza que nos levou muito simpático, recomendo de olhos fechados.
Tarifas metrô: horário punta (07:00–08:59:59, 18:00–19:59:59)$660, horário valle ( 6:30-6:59:59; 9:00-18:00, 20:00-20:44:59)$ 600, horário bajo ( 6:00-6:29:59; 20:45-23:00) $ 550.
Temperatura: friozinho pela manhã e quente na parte da tarde e fresco a noite.
Outras dicas: Alguns lugares como tenho carteirinha de estudante ISIC paguei meia entrada.
Moroccanoil encontra na Inter Salon. No parque Arauco tem uma loja e fica perto da Zara. Comprei no centro na rua Merced 814 com a vendedora Carolina, muito simpática e ainda deu desconto.
Free shop de Santiago tem as mesmas coisas que no de São Paulo, a não ser a MAC que Santiago não tem. Se puder comprem na ida porque na volta, os vendedores não dão atenção para vocês. Em São Paulo achei as coisas mais caro.
E a única parte tensa da viagem, foi o pequeno terremoto que tivemos a oportunidade de presenciar.
Espero ter ajudá-los.

Daniel
DanielPermalink

Olá, sempre acompanho esse site antes de viajar e acho muito boas as dicas oferecidas!!! Sobre Santiago, gostaria de fazer uma pergunta: Não existe nenhum passeio de trem, que te leva até as montanhas???
Parabéns pelo site e boa noite!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Se existisse, fique certo que a gente teria incluído grin

Marcelo - Recife
Marcelo - RecifePermalink

Olá, Boia, td bem? Eu e minha esposa estamos planejando passar uma semana no chile, em agosto/2012. Gostaríamos de conhecer santiago, valparaíso, viña del mar, vinícolas e esquiar. Qual seria a melhor distribuição das diárias de hotel que vc sugere? pq temos 7 diárias disponíveis num desses ‘clube de turismo’, e temos q escolher onde vamos nos hospedar com antecedência. Obrigaduu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Mais explicado do que está neste post é impossível. Verifique que atividades você quer fazer e distribua os dias de acordo.

Sílvia
SílviaPermalink

Olá Bóia. Estive ano passado com a família (casal + 4 filhos dos 14 aos 28 anos)em Buenos Aires/Bariloche e como ficamos somente 4 dias e meio em Bariloche terminamos não conhecendo Villa Angostura/Cerro Bayo e por esta razão pretendemos voltar este só que com o objetivo de conhecermos o Chile. A dúvida é como dividir uma viagem de 8 dias entre Bariloche (Villa Angostura/Cerro Bayo e Pideras VBlancas) e o Chile/Valle Nevado? Considerando que queremos aproveitar Bariloche e Chile onde devemos nos hospedar, em Santiago ou no Valle Nevado? Tem como fazer a travessia por Lago na época da neve? Ficaria bom 3 dias em Bariloche e 5 no Chile? HELP!!!

Cinthia@chilecriancas
Cinthia@chilecriancasPermalink

Olá, Silvia,

Sugiro que vc troque Valle Nevado por Pucón, no sul do Chile. É perto de Bariloche, tem neve, esqui e é linda!!!

Estou justamente fazendo posts sobre a cidade agora. Estive lá em outro período (dez/11), mas vc pode ter uma ideia do jeito da cidade.

http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/04/explorando-pucon.html

Cinthia
@chilecriancas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sílvia! Não repita perguntas em posts diferentes, por favor. Sua resposta foi dada no primeiro post em que perguntou:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/comment-page-1/#comment-206230

Sílvia
SílviaPermalink

Se optarmos por hospedagens em Santiago mesmo, é melhor ficarmos em que bairro, Centro ou Las Condes? Qual a distância/tempo entre Santiago e o Valle Nevado? É tranquilo pegarmos uma Van para o Valle Nevado? Qual o custo aprox. por pessoa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sílvia! Todas essas informações estão no texto e nos posts linkados. Por favor: leia.

Hugo
HugoPermalink

Bóia, por favor dê a sua opinião no roteiro abaixo para 10 dias no Chile:
Santiago: 04/Jul a 08/Jul (inclui: tour pela cidade indicado pelo R.Freire, Valle nevado, Val Paraíso + Vina del Mar, Concho y Toro)

Puerto Varas: 09/Jul a 10/Jul (inclui: tour Puerto Montt + tour Puerto Varas, e no outro dia Osorno + Petrohué)

Bariloche: 11/Jul a 13/Jul (inclui: travessia de ônibus e algum outro passeio a definir ainda).

Retorno a Santiago dia 13/Jul / Retorno a SP dia 14/Jul

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hugo! Está muito corrido. Não se volta de Bariloche tão fácil a Santiago.

Hugo
HugoPermalink

Bóia, eu reservei uma passagem para voltar de Puerto Montt a Santiago no dia 13/Jul no final da tarde. Você acha melhor ficar em Puerto Varas? Lendo os comentários do pessoal, o meu entendimento é que não poderia de deixar de fazer a travessia nem que se fosse de ônibus. Quais passeios você indicaria em Puerto Varas? Preciso encher o cronograma de atividades.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hugo! Puerto Varas é mais bonita. Não se deve deixar de fazer os passeios lacustres, que por sinal são mais bonitos do lado chileno do que do argentino. Bariloche vale pela neve, é outro tipo de programa. Você precisa de pelo menos quatro dias inteiros para fazer todos os passeios de Bariloche e região.

Adriana
AdrianaPermalink

Olá pessoal!
A Rede Accor Hotels acaba de abrir o Ibis Santiago Providencia / Opening March 2012, na Avenida Providencia 1187 SANTIAGO - CHILE, Telsad56)2/7683800.
Fica a dica.

guilherme182
guilherme182Permalink

Olá, vcs tem um ótimo blog.
Estou em duvida desses endereços que me foi passado para me hospedar, trabalho na rede desses hotéis então tenho desconto para hospedagem os endereços são : Vitacura,2929, es en a Vitacuna Las condes 2885.
Qual desses tem mais acesso ao centro ou é mais fácil pra conhecer pelo menos uma boa parte dos melhores pontos do chile ? irei ficar 13 dias, vou no mês de janeiro 17/01 - 30/01 creio que o último dia, não dará pra aproveitar muito então são 12 dias. Gostaria de saber como posso fazer pra curti o máximo o chile, irei com a minha esposa, nós dois sabemos falar espanhol, queremos realmente curti é nossa primeira viagem fora do Brasil, outra coisa eu tenho o cartão do Banco do brasil, no caso de eu fizer um saque no chile direto de 2000 reias ou 1000 dólares quanto seria mais ou menos descontado diretamente do cartão da minha conta ? Comprar produtos tipo Iphone 4ss/Ipod Touch, tablets e netbook vale a pena ? Eu dei olhada em alguns site e não está tao caro, as vezes na loja sai mais barato ? Da pra pedir desconto como nós fazemos aqui no Brasil ? tem algum e-mail que eu possa entrar em contato e explicar um pouco mais minha situação ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Os dois endereços ficam praticamente no mesmo lugar. Leia o post acima e clique nos links indicados; todas as suas perguntas já foram respondidas por aqui wink

Roberta
RobertaPermalink

Ou você vai para o Valle Nevado ou fica em Santiago para passear. Conheço várias pessoas que pensaram que seria tranquilo, ir e subir td dia... Olha é complicado! Tem horário limite para subir, descer... Por isso prefiro Bari!

Bárbara
BárbaraPermalink

Gostaria de parabenizá-los pelo site! Eu e minha tia vamos para o Chile em 20 dias e estamos correndo para organizar tudo. O site de vocês caiu como uma luva... Senti falta de uma coisa: Noite para jovens... Tenho 22 anos e gostaria de saber se tem algum programa noturno para que eu possa me divertir (que não seja restaurante). Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! As dicas estão no tópico AONDE IR À NOITE deste mesmo post!

Bárbara
BárbaraPermalink

Agradeço pela resposta. Então... Li todos os tópicos, vasculhei todo o blog. rs. Quero saber se tem alguma boate, casa noturna... Vi restaurantes, bares e outros. Mesmo assim obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! O Comandante recomenda a Avenida Suécia no fim de semana, e o clube do W em qualquer noite.

Bárbara
BárbaraPermalink

Bóia, aonde encontro preços para aluguel de roupas/equipamentos para neve?
E aonde encontro um "o que levar na mala?"

Vou pra lá fim de maio, começo de junho.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! Procure as dicas do Comandante para passeios na neve no trecho UM DIA NA MONTANHA deste mesmo post.

Geovanna
GeovannaPermalink

Olá queridos!

Sobre o que o Ricardo comenta sobre ficar em 1 só estação, eu não recomendo também por experiencia propia, pois por querer poupar uma graninha acabei me aborrecendo o dia inteiro no Vale Nevado sem ter nada que fazer depois de 2 horas, pois esse é o tempo suficiente pra conhecer e curtir lá.

Meus pais chegaram ontem de lá e seguindo as recomendações do guia, subiram no dia seguinte da neve que caiu no Vale Nevado e puderam conhecer os outros centros de ski. Eles adoraram, pois o guia Otávio (brasieliro) da Snowbus.cl fez um passeio super maneiro.

Outra alternativa para tours foi a agencia mitour e a snowbus onde trabalham alguns brasileiros que fizeram meus pais se sentirem em casa.

O site deles:

www.snowbus.cl - reservas@snowbus.cl

www.mitour.cl (esta em construção) - reservas@mitour.cl

Se quiserem dicas meu e-mail é: geomontes@ymail.com

Beijos!

Socorro
SocorroPermalink

Parabéns pelas informações, adorei!!!
Gostaria de saber se devo contratar, aqui no Brasil, um traslado, para o Hotel, tendo em vista que chegaremos, meu marido, eu e nossos dois filhos, adultos, às 2h da manhã em Santiago, dia 20/04/12. Ou se é seguro pegar um táxi neste horário. Levaremos pesos chilenos p o táxi.
Antecipadamente agradeço a informação!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Socorro! O ponto de táxi funciona 24h. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/01/santiago-taxi-metro-onibus-ou-carro-alugado/
Você não precisa levar pesos chilenos daqui. Habilite o seu cartão de banco para saques internacionais e use o caixa automático no aeroporto.
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/dinheiro-x-cartoes-no-exterior-minha-receita/

Luciano
LucianoPermalink

Vou relatar o que aconteceu conosco na chegada, no aeroporto de Santiago agora em março. Tínhamos reservado o transfer com a Transvip (mas não pago ainda) e no desembarque não encontramos o guichê deles. Um senhor com uma placa de táxi ofereceu táxi, dissemos que não e continuamos procurando o guichê. Ele perguntou o que procurávamos, falei que era a Transvip e ele disse ser ao final do terminal. Fomos adiante e nada. Então ele mesmo se mostrou como sendo da Transvip, que também trabalhava para essa empresa (tinha um adesivo no verso do chachá). Pediu para ver a reserva e disse para ir com ele e que o preço para ir pela via expressa era de 25mil pesos, não 23mil como o da reserva. Nos levou ao andar do embarque e pediu para esperar. Comecei a desconfiar. Em pouco tempo apareceu mais um "coordenador" e ambos chamavam um carro que estava no desembarque. Então chegou o tal do carro. Velho e sem identificação da empresa. Se já estávamos com o pé atrás, foi o motivo para darmos meia volta. Voltamos ao desembarque, achamos o guichê da Transvip (estava ali, na nossa cara o tempo todo) mas acabamos fechando com a TaxiOficial, por 19mil pesos.
Detalhe, em nenhum momento vieram atrás da gente ou insistiram para que fôssemos com eles. Inclusive esse senhor que nos "atendeu" nos viu depois e nada falou.
No final achamos que o golpe seria apenas nos ter como passageiro, mas, sabe-se lá.

Elza
ElzaPermalink

Gente, desculpe pela minha ingenuidade... Mas li que para ir para o Chile é necessário um RG expedido pela SSP da nossa cidade. Sou de Belo Horizonte e fui informada que aqui as carteiras de identidade são da Polícia Civil... Dá no mesmo? Tenho medo de ser barrada no embarque. Obrigada.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

A polícia civil deve fazer parte da SSP (Secretaria de Segurança Pública). No RJ a identidade é expedida pelo Detran e ninguém tem problemas. Acho que há variações em cada estado (órgão que faz a expedição). O que se deve ter em mente é que deve ser aquela identidade verde.

Natália
NatáliaPermalink

Ótimo post! Ajudou bastante o nosso planejamento de viagem para o Chile. =)

cecilia
ceciliaPermalink

gostaria de informacao , sobre estacao de metro proximo ao hotel BMB suites Gran Santiago em Huerfanos 1400 , irei com uma amiga , e queria saber como melhor deslocarmos . vou seguir as dicas do blog , detalhe estamos indo dia 11 de maio ,ficaremos 8 dias. outra coisa como estara o clima ,eu ja estive em vale nevado elas nunca foram a santiago , ja tem neve nas montanhas . grata aguardo resposta

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecília! Siga nossas dicas e não fique ali. O hotel está próximo da estação Plaza de Armas; de noite a região é morta.
Perguntas sobre neve neste post correm o sério risco de ser deletadas. mrgreen Leia o texto acima com atenção.

Guilherme Teles
Guilherme TelesPermalink

Olá li boa parte do que esta escrito, li a maioria das coisas que não precisava ficar alguns dias hospedados na cidades ou voos de avião.
Irei com a minha esposa no dia 17/01/13 (Sim está longe) Além de conhecer a cidade que treinar o espanhol, pois no final de 2012 termino o meu curso de espanhol, essa viagem irá me ajudar a isso ? Ficarei até o dia 30/01/13, já combinei com a minha esposa que ao pisarmos no chile só falaremos espanhol, mesmo entre nós.
Outra pergunta conseguirei conhecer Viña Del Mar e Valparaiso, sem me hospedar nessas cidades ? E no caso de ter que me hospedar ficaria muito caro a hospedagem pra um casal ? Eu fiz uma procura no site e infelizmente não achei uma baladinha ou algo do tipo, creio que realmente não li, se escreveram nesse guia prático para a primeira vez no Chile, poderia me informar se próximo a Vitacura tem baladas ? de transporte publico conseguirei aproveitar essa minha viagem ao chile ? (não tenho problemas de acordar cedo e ir dormi super tarde, só precisarei de tai hahahahha )

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Todas as perguntas estão respondidas nos posts relacionados e linkados. Você tem oito meses para ler, dá tempo grin

Aida
AidaPermalink

Bom dia, parabéns pelo site!!!
Minha dúvida é a seguinte: vou passar 10 dias em junho em Santiago,e pelo que tenho lido aqui estou achando que é muito tempo para conhecer os principais pontos da cidade, que outras cidades do Chile vc me recomenda conhecer nesta epoca do ano??
Obrigada desde já pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aida! Há várias sugestões ao longo do texto, com tempos mínimos de permanência. Leia com atenção. Todas são interessantes em junho.

Lidiane
LidianePermalink

Ricardo, sem sombra de dúvidas, você é uma pessoa que me inspira a escrever, a compartilhar experiências por aqui. Vou visitar Chile e Argentina agora em maio e não sei o que seria de mim sem suas dicas. Tenho uma dúvida ainda: não sei se devo ir de avião ou de ônibus de Santiago para Buenos Aires. Algumas pessoas dizem que, apesar de ser quase 18 horas de viagem, é melhor ir de ônibus e curtir as paisagens. O que você acha? Beijos, Lidiane (do Jornalista de Férias).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lidiane! Aqui quem responde é A Bóia. A viagem entre Santiago e Mendoza é bonita, depois ela será monótona.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Juliana
JulianaPermalink

Estou programando uma viagem ao Chile e, p mim, seria indispensável esquiar. No entanto, somente poderei viajar a partir de 15/9. Será que nessa data ainda é garantido ter neve por lá (q nao seja artificial, claro)?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! As informações sobre neve no Chile estão no texto acima! Leia com atenção wink

Marina Rolim
Marina RolimPermalink

Olá, boa tarde.
O post está muito bacana, bem completinho mesmo!!! Eu fiquei com uma dúvida, e sei que pode ser pessoal, mas das três vinícolas que estão perto de Santiago, qual passeio seria mais interessante? Em um dos comentários, uma pessoa disse que "embora muita gente não goste da Concha Y Toro...", o passeio lá é ruim?
Se a Bóia puder ajudar, ou algum leitor, eu agradeceria muito!
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! A discussão em torno da Concha y Toro é se é muito turística ou não. Se fosse furada, o Comandante não indicaria smile Considere as opiniões dos tripulantes: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/caindo-a-ficha-santiago/comment-page-2/#comment-126732

eliane anderaos
eliane anderaosPermalink

super site o melhor de toda a internet!!!!!!!

Imposto de Renda
Imposto de RendaPermalink

Com certeza! Achei todas as informações importantes que eu precisava pra viajar. Valeu!!

Gomes Junior

Ana
AnaPermalink

Estamos indo com adolescentes em Julho para Santiago. Alguma sugestao de passeio? Vamos passar 2 dias esquiando. Voces acham que vale a pena leva-los em Valparaiso e Vina del Mar? Vale a pena ir ao Outlet?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Veja com os seus filhos as sugestões de roteiro no post acima e montem juntos a viagem wink

Camila
CamilaPermalink

Olá
Estamos pensando em ficar hospedados proximo ao Cerro de Santa Lucia. Gostaria de saber se o lugar é tranquilo para sair à pé, ir a restaurantes, principalmente a noite.
Andar de metrô a noite tb é tranquilo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! É tranqüilo. Clique no post sobre hotéis, por favor.

Janleide
JanleidePermalink

Olá pessoal, cheguei no início deste mês de Santiago e seguimos as dicas daqui, e digamos, foi batata quase tudo!!! Amamos e pretendemos voltar. Só uma coisa que nos desagradou em Santiago, e muito mais em Valparaíso, a quantidade de cachorros abandonados na rua, quando eu digo abandonados excplico o por que, são centenas de pastor alemão, golden retriever, labrador, e até pit bull!! Super dóceis e carentes, dá muita pena... Muitos mancando de atropelamentos. As pessoas nos explicaram que o governo aboliu a "carrocinha" por ser contra maus tratos, mas a quantidade na rua assusta, ainda mais qdo vc se depara com uma matilha de mais de 7 cães, onde o menos é maor que nosso labrador... E uma coisa que procuramos exaustivamente, andando por mais de hora subindo e descendo ladeiras é a tão famosa noite de Valpo... Aonde??? Só vimos restaurantes meio lotados, e olha que seguimos a dica de passarmos a noite de sábado lá.

Janleide
JanleidePermalink

Encontrei este post sobre Chile de 2010 que fala do abandono de animais, bom estas fotos aí que aparecem tenho de montão, com pastor alemão e até com pit bull lambendo minha mão..Eu que tenho gatos e cachorros alguns tirados da rua, fiquei com coração partido

http://chileseason.wordpress.com/animais-no-chile/

Graziela
GrazielaPermalink

Olá, viajo no dia 06/08 e retorno 13/08, terei tempo para aproveitar muitas das suas dicas...contudo estou preocupada com qual calçado devo levar. Levarei, tênis e bota sem salto...Sei que para baixas temperaturas existem "botinhas forradas". Sabe me dizer se custam muito caro lá? Abraços.

Janleide
JanleidePermalink

Oi Graziela, cheguei de lá dia 08/04/2012. Não vi muita vantagem de preço de botas daqui e de lá. Nem de cosméticos, nem de roupas. Óculos etc no dutty free sim tem muuuita diferença. Aqui no Brasil termos marcas boas forradas e sem salto ideais para caminhada (dakota, picadilli, etc). As vezes eu gosto de deixar p comprar "itens necessários" em viagens para sempre q usá-los lembrar. Vi muita bota lá com saltos altíssimos !!! Vc vai andar muito. Eu e os 03 que foram comigo, andávasmo em média 04h/dia. De noite estávamos mortos!! Mas conhecemos literalmente tudo ! Com a temperatura amena dá p andar bastante, se hidratando, porque achei lá seco. Casacos lá é preço de pechincha. Comprei alguns e renovei meu estoque, qdo cheguei dei até os antigos. rsrsrsrs. Espero ter ajudado.

Sílvia-Recife
Sílvia-RecifePermalink

Olá. Estou pensando em ir com a família para o Chile num período curtinho, contando que temos alguns adolescentes e o tempo é curtíssimo, queremos priorizar alguns passeios. Chegamos no Chile dia 23/06 e regressamos dia 27/06, ou seja teremos completos apenas os dias 24, 25 e 26/06, o dia da chegada e da partida pensamos em ficar em Santiago s outros . De acordo com as dicas que li aqui, estou pensando em nos hospedarmos em Las Condes e ficaria um dia reservado para Farellones e outro para o Valle Nevado. Gostaria de dicas para o 3o. dia completo. Isla Magdalena, só encontraria os pinguins de Out a Fev, correto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Isla Magdalena, como você pode ler no texto, fica em Punta Arenas, a 4 horas e meia de vôo de Santiago. Escolha outras atividades no texto.

Heitor
HeitorPermalink

olá! gostaria de saber se tem cassinos em Santiago ou redondezas... mas cassinos de verdade. Ex.: fui em um na Australia chamado Jupiters Cassino (gold Coast) que era maravilhoso, imenso, com mesas e mesas espalhadas com o povo jogando poker e blackjack, além das máquinas caça-niquel. Por outro lado, um amigo meu foi pro Paraguai e disse que o máximo que ele conseguiu de um Poker foi um na maquininha (pra jogar na maquininha jogo online em casa...rs)
Fica essa impressão da América do Sul...encontro bons cassinos em Santiago/redndezas?

obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heitor! Não há cassinos em Santiago.