Carnaval 2021: viagens sem aglomeração
O Carnaval 2021 vai ser diferente de todos os outros. A folia oficial foi cancelada. É um feriado para descansar. O momento da pandemia em fevereiro, porém, pode levar a restrições de acesso ou limitação de atividades. Algumas cidades ou estados podem inclusive decidir suspender os feriados, que legalmente são apenas pontos facultativos. Ao fazer reservas para o Carnaval, fique atento para as condições de cancelamento, remarcação e reembolso.
Carnaval 2021: as datas
- Feriadão de 4 dias
- Véspera de feriado: sexta 12 de fevereiro
- Feriadão: sábado 13 a terça 16 de fevereiro
- Carnaval 2021: o que esperar deste feriadão
- Praias sem aglomeração
- Carnaval na serra
- Como viajar na pandemia
O que esperar do Carnaval 2021
Todo mundo já sabe: não vai haver carnaval propriamente dito. Só o feriado. A folia oficial está proibida. (Pode haver blocos clandestinos pontuais, mas devem ser reprimidos.)
O momento na pandemia não favorece grandes movimentações em massa por todo o país. Dependendo do efeito que as festas e aglomerações de Natal e Réveillon tiverem sobre as curvas de contágio e de óbitos, é possível que prefeituras ou governos estaduais determinem restrições de acesso e limitação de atividades permitidas.
Além de fugir das aglomerações, viajar no feriado do Carnaval requer também estar preparado para uma mudança repentina de planos. Analise as condições de remarcação, cancelamento e reembolso antes de fechar qualquer reserva.
Voltar | Topo
Carnaval em praias sem aglomeração
Santo André, Bahia
Encontrar uma praia sem aglomeração vai ser bastante difícil no Carnaval. Um feriadão de 4/5 dias, fechando o verão, vai levar as multidões a todas as praias próximas a capitais.
Para um feriado de praia com distanciamento social na areia, a saída é procurar uma praia distante dos grandes centros. Se você puder emendar a semana inteira, aqui vão 5 praias à prova de aglomeração até mesmo no Carnaval (veja detalhes de acesso e hospedagem clicando nos links):
- Santo André (BA)
- Praia do Espelho (BA)
- Algodões, Saquaíra e Cassange (Península de Maraú, BA)
- Corumbau (BA)
- Fortim (CE)
Carnaval nas serras
Serra do Rio do Rastro (SC)
Ainda que se situem próximas a grandes capitais, cidades de serra são um pouco menos procuradas do que as praias. Além disso, a serra normalmente oferece melhores condições de distanciamento: há mais pousadas de chalés individuais (muitas vezes com possibilidade de tomar café e fazer refeições no quarto) e mais atividades na natureza.
Serra paulista e sul de Minas
Saindo de São Paulo, priviegie lugares menores como São Bento do Sapucaí (190 km de São Paulo), São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), Santo Antônio do Pinhal (175 km de São Paulo), Gonçalves (210 km de São Paulo) e Cunha (230 km de São Paulo).
Caso você escolha um dos destinos mais procurados, como Campos do Jordão (180 km de São Paulo) ou Monte Verde (170 km de São Paulo), porém, evite a muvuca do centrinho. Escolha restaurantes ao ar livre, em horários com pouco movimento (entre 16h e 19h, por exemplo).
- São Bento do Sapucaí (o relato da Miriam)
- Pousadas e casas de São Francisco Xavier no Booking
- Pousadas e casas em Santo Antônio do Pinhal no Booking
- Pousadas e casas de Cunha no Booking
- Onde ficar em Gonçalves
- Guia completo de Gonçalves
- Onde ficar em Campos do Jordão
- Guia completo de Campos do Jordão
- Onde ficar em Monte Verde
- Guia completo de Monte Verde
Serra Fluminense
Pousada Tankamana, Petrópolis
Na Serra Fluminense, pousadas com chalés individuais são o padrão fora dos centrinhos. Pense em Visconde de Mauá (200 km do Rio), nos arredores de Petrópolis (180 km) e Penedo.
- Onde ficar em Petrópolis
- Guia completo de Petrópolis
- Pousadas e casas em Visconde de Mauá no Booking
- Pousadas e casas em Itatiaia no Booking
- Pousadas e casas em Penedo no Booking
Serra Catarinense
A Serra Catarinense certamente estará menos lotada que o litoral. Há muitas atividades ao ar livre, para fazer em passeios privativos, em Urubici e também em Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro).
- Pousadas e casas em Urubici no Booking
- Pousadas e casas em Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro) no Booking
Serra Gaúcha
Bento Gonçalves: época da vindima
Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, vai estar em plena vindima -- a época da colheita das uvas. Você vai encontrar uvas maduras em alguns vinhedos e vai poder participar da pisa simbólica de uvas em algumas vinícolas.
Como viajar na pandemia?
Enquanto a população brasileira não estiver vacinada contra a covid, a orientação para viagem é a mesma para quando você sai de casa na sua cidade: usar máscara e fugir das aglomerações.
É possível fugir de aglomerações durante viagens?
Sim, é possível. Mas a responsabilidade recai sobre o viajante. Cabe a cada um de nós evitar engrossar as aglomerações sem máscara que, infelizmente, têm sido a paisagem mais comum nos destinos turísticos.
→ Na praia, fique fora da área das barracas e quiosques, e você vai conseguir pegar sol e entrar no mar mantendo o distanciamento social.
→ Nos vilarejos turísticos, evite a "rua da muvuca", onde os jovens ficam bebendo na rua, em pé, sem máscara.
→ Escolha restaurantes com áreas ao ar livre ou com ambiente bastante ventilado, e vá em horários pouco frequentados. Um bom horário costuma ser entre 17h e 19h.
→ Vai viajar de avião? As aglomerações no aeroporto e dentro do avião são inevitáveis. Por isso, compre máscaras PFF2 (N95) certificadas pela Anvisa (boas marcas: 3M, DeltaPlus, Camper), que têm qualidade equivalente à hospitalar. Use uma novinha no voo da ida. Ao chegar ao destino, pendure a máscara numa área ventilada e sombreada, e você poderá usar a mesma máscara no voo de volta.
Atenção nas condições de remarcação e reembolso!
Devido à imprevisibilidade da pandemia, restrições de acesso ou de atividades podem ser impostas pelos destinos ou pelos estados.
Ao fazer sua reserva, verifique as condições de cancelamento, remarcação e reembolso.
Voltar | Topo
7 comentários