Corpus Christi

Corpus Christi 2022: as melhores viagens do feriado

Para quem pode emendar a sexta-feira, Corpus Christi é um dos feriadões mais esperados do ano. Em 2022, cai na quinta-feira dia 16 de junho.

Veja nossa lista das melhores viagens para o último feriadão do primeiro semestre. Considere também a nossa lista de destinos-curinga, que valem para todos os feriadões.

A Bóia explica:

  • Corpus Christi 2022 é um feriadão de 4 dias
  • Véspera de feriado: quarta 15 de junho
  • Feriadão: quinta 16 a domingo 19 de junho

Feriado de Corpus Christi na praia

Praias com sol no Sudeste

Às vésperas do inverno, os destinos de Serra terão a preferência da maioria dos que vão sair das grandes cidades do Sudeste.

Por isso, paulistanos que apostarem no Litoral Norte paulista têm boa chance de pegar tempo firme (quente sob o sol, fresco à noite) e praias bem menos cheias do que em outros feriados.

Paraty, além do tempo normalmente firme nesta época (dias de sol, noites frescas), ainda oferece a linda festa que cobre as ruas do centro histórico de tapetes de serragem por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Búzios e Arraial do Cabo, apesar de muito procurados, devem estar menos hiperlotados do que nos feriadões de verão, por causa da concorrência com os destinos de serra.

Leia sobre a cidade do Rio de Janeiro na seção Destinos-curinga.

Finalmente, Vitória é sempre uma boa ideia de viagem de praia no contrafluxo do feriadão. O tempo deve estar firme, com temperatura agradável.

Litoral Norte paulista

Litoral fluminense

Vitória

Praias com sol no Nordeste

Ceará e Piauí

Na costa do Nordeste voltada para o norte (lá em cima no mapa) o inverno já terá passado, e a possibilidade de pegar dias inteiros nublados ou chuvosos é bastante pequena.

Boa hora de viajar a Fortaleza, Jericoacoara ou Barra Grande do Piauí (aproveitando os novos voos diretos a Parnaíba).

Sul da Bahia

Na costa do Nordeste voltada para o leste, o Sul da Bahia é o trecho com melhor perspectiva de sol. Se você conseguir tirar a semana inteira, dá até para ir de carro.

As praias de Santo André, Espelho, Caraíva, Corumbau e Cumuruxatiba vão estar bastante sossegadas. Mas mesmo em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda ou em Trancoso você conseguirá fugir da superlotação.

Feriado de Corpus Christi na serra

O friozinho de junho convida a subir a Serra. Para evitar superlotação, privilegie lugares sem centro muvucado.

Entre São Paulo e o Sul de Minas, você poderá encontrar algum sossego em São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), Santo Antônio do Pinhal (175 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km ) e Cunha (230 km). Mas Campos do Jordão (180 km de São Paulo) e Monte Verde (170 km) estarão bem agitadas.

Na Serra Fluminense, pousadas com chalés individuais são o padrão fora dos centrinhos. Pense em Visconde de Mauá (200 km do Rio), nos arredores de Petrópolis (60 km) e Penedo (180 km).

Em Santa Catarina, o frio será de alto inverno em Urubici e Serra do Rio do Rastro.

São Paulo

Sul de Minas

Serra Fluminense

Serra Catarinense

Corpus Christi nos Lençóis Maranhenses

Junho marca o fim da estação chuvosa no Maranhão. As lagoas dos Lençóis Maranhenses estarão em seu volume máximo.

Se você só puder passar na região os dias do feriado, vá direto a Santo Amaro, onde está o “filé” dos Lençóis.

Com a semana inteira, dá para emendar os Lençóis com o Delta do Parnaíba (chegue ou volte de avião por Parnaíba).

Corpus Christi em Minas e no Centro-Oeste

Junho é época de tempo seco (e friozinho gostoso à noite) em Minas e no Brasil Central.

Belo Horizonte é sempre uma ótima base para feriadões. Além de oferecer seus museus e botecos, BH ainda permite bate-voltas a Inhotim e a Ouro Preto. Compre o ingresso para Inhotim com antecedência.

Também é uma boa idéia passar o feriado inteiro na região de Brumadinho. Você chega ao Inhotim mais cedo do que quem vem de Belo Horizonte, e pode aproveitar as atrações naturais da Serra da Moeda e dar um pulinho em Ouro Preto.

Se você quiser visitar Tiradentes, vai precisar passar o feriadão inteiro por lá. As pousadas não oferecem hospedagem picadinha em feriado.

Um feriado de 4 dias é um pouco corrido para Bonito, mas se você escolher bem (e reservar com antecedência) seus passeios, e viajar num voo direto, pode aproveitar.

Junho é uma época perfeita para visitar a Chapada dos Veadeiros, mas tenha em mente que a região vai estar lotada de brasilienses. Em compensação, Brasília vai estar vazia – e é um ótimo destino para viajar no contrafluxo.

Em Caldas Novas, o friozinho do inverno vai tornar as águas termais ainda mais gostosas.

E a Chapada Diamantina oferece a experiência de pegar friozinho de inverno com energia baiana e algumas das paisagens mais bonitas do Brasil.

Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim

Tiradentes

Bonito

Chapada dos Veadeiros e Brasília

Caldas Novas

Chapada Diamantina

Corpus Christi no Norte

Junho é um mês excelente para viajar à Amazônia: o nível das águas dos rios estará alto, e a época de chuvas mais pesadas já vai ter passado. Não há melhor época para fazer os passeios de selva – combinados ou não com Manaus.

Belém é uma cidade que dá para explorar muito bem num feriado – e se você tiver uma semana inteira, pode combinar com a ilha do Marajó (fique no feriado em Belém, emende no contrafluxo em Marajó).

Manaus, cruzeiros e hotéis de selva

Belém

Corpus Christi no Exterior

Buenos Aires, um de nossos destinos-curinga para todos os feriados, fica ainda mais redonda num feriado de 4 dias: dá inclusive para usar um dia para atravessar a Colonia del Sacramento, no Uruguai.

4 dias em Mendoza já rendem três dias de passeios a vinícolas – um dia em cada um dos vales (Maipú, Luján de Cuyo e Uco).

No Uruguai, uma viagem a Montevidéu vai dar tempo para um bate-volta a Punta del Este. (Mas só durma em Punta se você quiser jogar no cassino; nessa época do ano a cidade hiberna.)

Buenos Aires

Mendoza

Montevidéu

Destinos-curinga

Identificamos 6 lugares que servem como destinos-curinga: valem a viagem em qualquer feriadão, mesmo os de 3 dias, em qualquer época do ano.

Esses curingas são: 3 capitais, 2 destinos fora de capitais e 1 destino no exterior.

Capitais

Se você curte capitais, escolha entre Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Em todas elas você vai aproveitar preços de hotel mais em conta (por causa da ausência de viajantes a negócio).

No Rio de Janeiro deve inclusive dar praia – mas se não der, a vida cultural e os atrativos turísticos mais do que compensam.

Fora de capitais

As duas cidades turísticas que completam a lista ficam cheias, mas não hiperlotadas como os destinos mais procurados de praia e serra: Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos.

Foz pode ter uma atração a mais: é provável que a fronteira da Argentina esteja aberta em outubro.

Exterior

A viagem ao exterior que cabe em todos os feriados – sobretudo nos de 4 dias – é Buenos Aires.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito