Feriadões 2020

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

São Jorge 2020: as melhores viagens

Veja nesta página as melhores viagens para fazer no feriadão estadual (RJ) de São Jorge 2020:

São Jorge 2020: as datas

  • Feriadão de 4 dias
  • Véspera de feriado: quarta 22 de abril
  • Feriadão: quinta 23 a domingo 26 de abril

Tiradentes + São Jorge

  • Feriadão de 9 dias
  • Véspera de feriado: sexta 17 de abril
  • Feriadão: sábado 18 a domingo 26 de abril
  • Tiradentes x São Jorge: quando é melhor viajar?

    São Jorge em Campos do Jordão

    Campos do Jordão: melhor em São Jorge do que em Tiradentes

    Se você precisa decidir entre um dos dois feriados, Tiradentes ou São Jorge, para viajar, escolha o feriado mais adequado para o lugar que você quer visitar.

    Capitais: viaje em Tiradentes

    A hotelaria das capitais fica mais barata nos feriados nacionais, como Tiradentes. Isso se deve à ausência dos viajantes a negócio. Passagens aéreas também tendem a ficar mais camaradas, por serem viagens no contrafluxo.

    Praia e interior: viaje em São Jorge

    Para destinos fora de capitais (e fora do estado do Rio de Janeiro), no feriado de São Jorge você vai encontrar pousadas e hotéis com tarifas de baixa temporada.

    Nos destinos de praia e serra do Rio de Janeiro os preços ainda serão de feriadão, mas você não vai precisar dividir o território com visitantes de estados vizinhos.

    Feriadão de São Jorge

    São Jorge no Brasil

    São Jorge em Bento Gonçalves

    Bento Gonçalves

    Todas as viagens indicadas na página do feriadão de Tiradentes valem para o feriadão de São Jorge -- afinal, são dois feriados que acontecem numa mesma semana.

    Leia sobre essas viagens na página do feriadão de Tiradentes:

    São Jorge na Região dos Lagos, em Paraty e na Serra

    Vôo direto São Paulo Cabo Frio Gol

    Arraial do Cabo

    Viajar para a Região dos Lagos em feriadão sempre é complicado, mas São Jorge tem uma vantagem: não atrairá visitantes de Minas, Espírito Santo e São Paulo. Então, se você só pode viajar para Búzios e Arraial do Cabo em feriado, este será o mais indicado do ano.

    Sem paulistas, Paraty deve estar menos lotada do que nos outros feriados.

    Como o inverno ainda não terá chegado, os destinos serranos do estado do Rio devem estar menos concorridos do que as praias.

    Voltar | Só São Jorge | Topo

    São Jorge no Exterior

    São Jorge em Montevidéu

    Montevidéu

    As recomendações são as mesmas do feriado de Tiradentes. Leia sobre elas na página dos feriadões de Tiradentes:

    Voltar | Só São Jorge | Topo

    Emendando Tiradentes + São Jorge

    Se você é um dos felizardos habitantes do estado do Rio de Janeiro que podem fazer três pontes (segunda, quarta e sexta) nesta semana de dois feriados, Tiradentes + São Jorge vira um superferiadão de 9 dias. Neste caso, já dá para pensar não como feriado, mas como férias, mesmo.

    Passagens mais baratas em Tiradentes + São Jorge

    Se você não precisar ficar 9 dias inteiros fora de casa, use esta estratégia para comprar passagens mais em conta no superferiadão:

    • Compre a ida para domingo dia 19 ou segunda dia 20 -- dois dias mortos dentro do feriadão de Tiradentes
    • Compre a volta para a quinta dia 23 (feriado exclusivo do Rio, sem fluxo de viajantes a negócio -- será o dia mais em conta para voar ao Rio) ou para o sábado dia 25 (será mais barato que voltar domingo dia 26)

    Voltar | São Jorge + Tiradentes | Topo

    Tiradentes + São Jorge no Brasil

    Manaus: quando ir

    Manaus: passeio à aldeia indígena

    O superferiadão fluminense é uma grande oportunidade de fazer várias viagens pelo Brasil que não cabem num feriado de 4 dias. Pense em Manaus (complementando com um cruzeiro fluvial ou hotel de selva), na Chapada Diamantina (que requer uma semana de viagem para dar a volta completa), em Bonito (que tem passeios para 5 dias de permanência), na Serra Gaúcha (5 ou 6 dias em Gramado, 2 ou 3 dias em Bento Gonçalves) ou no roteiro de Belo Horizonte, Inhotim e Cidades Históricas (comece por BH e Inhotim, siga a Ouro Preto, termine em Tiradentes).

    Você também pode combinar dois destinos na mesma região, ficando o início da semana na capital (que viverá dias tranqüilos do feriadão de Tiradentes), viajando na tarde de terça-feira, no contrafluxo do feriado, para um destino turístico que estará sossegado pelo resto da semana, por não ser feriado local. Por exemplo: você pode começar por Curitiba e seguir na terça ou quarta para Foz do Iguaçu. Pode viajar a Brasília e na terça ou quarta seguir para a Chapada dos Veadeiros. Ou ir para São Paulo passar o Tiradentes e prosseguir na terça ou quarta para Campos do Jordão, que ficará vazia de paulistas.

    Voltar | São Jorge + Tiradentes | Topo

    Tiradentes + São Jorge nas Américas

    São Jorge no Atacama

    Atacama

    Com 9 dias para viajar, vários destinos da América do Sul, América do Norte e Caribe entram no mapa de possibilidades.

    Atacama

    Se você precisa de um feriadão para ir ao Atacama, este é o momento. Você vai precisar de 6 dias por lá para fazer os passeios principais. Se quiser, complemente com 3 dias em Santiago (mas dada a situação na capital, talvez seja melhor ir direto ao Atacama). Se você for apenas ao Atacama, compre uma passagem de ida e volta a Calama. Caso combine Santiago com o Atacama, compre uma passagem na modalidade múltiplos destinos (Rio-Santiago + Santiago-Calama + Calama-Rio no mesmo bilhete).

    Peru

    Nosso roteiro de 9 dias pelo Peru é perfeito para o superferiadão. Inclui Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu num ritmo intenso, mas sem correrias. Pesquise uma passagem multidestinos (Rio-Lima + Lima-Cusco + Cusco-Rio no mesmo bilhete).

    Colômbia

    A época do ano é de tempo firme tanto em Cartagena como em San Andrés. As duas, combinadas, rendem uma linda viagem: charme e agito em Cartagena (que não tem praias boas), praias em San Andrés. Pesquise uma passagem multidestinos (Rio-Cartagena + Cartagena-San Andrés + San Andrés-Rio no mesmo bilhete). A rota mais curta é via Cidade do Panamá.

    Caribe

    Passada a Páscoa, começa a baixa temporada no Caribe. Mas o sol ainda predomina até julho, sem ameaça de furacões. É a época ideal para curtir as ilhas. O problema está na incidência de sargaços, que são imprevisíveis e podem fazer você perder sua viagem a Cancún ou a Punta Cana. Para não se preocupar com isso, é melhor programar viagens a Aruba ou a Curaçao. Caso queira ir às duas ilhas na mesma viagem, compre uma passagem multidestinos (ida Rio-Aruba e volta Curaçao-Rio no mesmo bilhete). Compre a passagem Aruba-Curaçao separadamente. Dá para ir via Bogotá ou Cidade do Panamá.

    Estados Unidos

    7 a 9 dias a permanência ideal para uma primeira viagem (pensando bem, de qualquer viagem!) a Nova York.

    Também dá para pensar numa viagem exclusiva a Orlando (dedique um dia a cada parque da sua lista, e tire um dia inteiro para compras).

    Voltar | São Jorge + Tiradentes | Topo

    Tiradentes + São Jorge na Europa

    Veneza: como se deslocar

    Veneza

    9 dias é a permanência mínima que pode justificar uma viagem à Europa. Se você precisar de inspiração, veja nossos 25 roteiros práticos para viagens de 9 dias na Europa. (Se tiver mais tempo, veja os nossos 10 roteiros práticos para viagens de 15 dias na Europa.)

    Com 9 dias, o ideal é concentrar em uma, no máximo duas cidades. Para não precisar retornar ao ponto inicial só para pegar o vôo de volta ao Rio, compre sua passagem na modalidade múltiplos destinos (ida do Rio ao primeiro destino da viagem + trecho intermediário se for feito de avião + volta do último lugar da viagem ao Rio, no mesmo bilhete).

    Voltar | São Jorge + Tiradentes | Topo

    Nenhum comentário, deixe o primeiro!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
    Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
    Cancelar