Tiradentes + São Jorge: o feriadão do Rio de Janeiro
O feriadão de São Jorge, no estado do Rio de Janeiro, é formado pela emenda do feriado nacional de Tiradentes (21 de abril), que cai numa quarta-feira, com o feriado estadual de São Jorge (23 de abril), que cai numa sexta-feira. Veja como fazer viagens neste superferiadão fugindo das aglomerações.
Tiradentes + São Jorge 2021: as datas
- Feriadão de 4 dias
- Véspera de feriado: terça 20 de abril
- Feriadão: quarta 21 a domingo 25 de abril
- O que esperar do feriadão de Tiradentes + São Jorge 2021
- Viagens sem aglomeração
- Destinos-curinga
- Como viajar na pandemia
O que esperar do feriadão de Tiradentes + São Jorge
Quem mora no estado do Rio de Janeiro e pode enforcar uma quinta-feira vai aproveitar o feriado mais longo do país em 2021: a junção de Tiradentes (21 de abril, quarta) com São Jorge, feriado estadual (23 de abril, sexta).
É de se esperar um enorme movimento nos destinos próximos à capital. Evitar aglomerações nas praias vai ser bastante difícil.
Sair para outros estados no feriadão de São Jorge é uma boa estratégia: como não haverá feriadão em nenhum outro estado do Brasil, os destinos turísticos não estarão lotados.
Voltar | Topo
Viagens sem aglomeração
São Bento do Sapucaí
Serra paulista e Sul de Minas
Em vez de disputar espaço nas cachoeiras das serras fluminenses com a multidão de turistas do estado, que tal rodar algumas horas a mais e aproveitar as cidades da Serra Mantiqueira em São Paulo e Sul de Minas, onde não é feriado?
Privilegie lugares mais pacatos, como Cunha (306 km do Rio), Santo Antônio do Pinhal (325 km do Rio), São Bento do Sapucaí (350 km do Rio), São Francisco Xavier (370 km do Rio) e Gonçalves (375 km do Rio).
Mesmo destinos muito procurados nesta região, como Campos do Jordão (335 km do Rio) ou Monte Verde (475 km do Rio), estarão com público de baixa temporada. Na quarta, na quinta e na sexta será fácil evitar as aglomerações.
- Pousadas e casas de Cunha no Booking
- Pousadas e casas em Santo Antônio do Pinhal no Booking
- São Bento do Sapucaí (o relato da Miriam)
- Pousadas e casas de São Francisco Xavier no Booking
- Onde ficar em Gonçalves
- Guia completo de Gonçalves
- Onde ficar em Campos do Jordão
- Guia completo de Campos do Jordão
- Onde ficar em Monte Verde
- Guia completo de Monte Verde
Voltar | Topo
Sul da Bahia
Praia do Espelho
Com 5 dias do feriadão de São Jorge, dá para pensar em pegar um avião e aproveitar as praias do Sul da Bahia. Se você conseguir tirar a semana inteira, dá até para ir de carro.
Nesta época, o Sul da Bahia é a região do Nordeste com melhor perspectiva de sol.
As praias de Santo André, Espelho, Caraíva, Corumbau e Cumuruxatiba vão estar bastante sossegadas. Mas mesmo no Arraial d'Ajuda ou em Trancoso você conseguirá fugir das aglomerações.
- Guia de praias: Sul da Bahia
- Como viajar de carro do Rio de Janeiro ao Sul da Bahia
- Onde ficar no Arraial d'Ajuda
- Onde ficar em Caraíva
- Onde ficar no Corumbau
- Onde ficar em Cumuruxatiba
- Onde ficar em Porto Seguro
- Onde ficar na Praia do Espelho
- Onde ficar em Santo André
- Onde ficar em Trancoso
Voltar | Topo
Chapadas
Chapada dos Veadeiros
No fim de abril, o Brasil Central estará entrando na estação seca.
Com 5 dias, já dá para aproveitar as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros (250 km de Brasília), sem disputar espaço com muitos brasilienses.
Emendando toda a semana, uma viagem à Chapada Diamantina (450 km de Salvador) será formidável.
Voltar | Topo
Litoral Catarinense
Bombinhas
O outono catarinense tem tempo mais firme que o verão. O fim de abril costuma ter dias quentes (sob o sol) e noites frescas. É uma boa época para pegar praia sem muvuca em lugares como Bombinhas ou Praia do Rosa. Até mesmo em Florianópolis as praias estarão vazias na quinta e na sexta; na quarta, no sábado e no domingo é só procurar trechos despovoados nas areias.
Voltar | Topo
Serras Catarinense e Gaúcha
Aparados da Serra
Querendo aproveitar para pegar um friozinho no outono, as Serras do Sul estarão bastante tranquilas. Na Serra Catarinense há muitas atividades ao ar livre para fazer em passeios privativos, sobretudo em Urubici (180 km de Florianóplis) e também em Bom Jardim da Serra, no topo da Serra do Rio do Rastro (240 km de Florianópolis).
No lado gaúcho, os Aparados da Serra (230 km) oferece caminhadas e cavalgadas ao ar livre. Gramado (120 km de Porto Alegre) vai estar bem menos cheia do que em outros feriados -- já que não é feriadão no Rio Grande. E para fugir da muvuca do fim de semana, você pode se mudar na sexta para Bento Gonçalves, a capital dos vinhedos.
- Pousadas e casas em Urubici no Booking
- Pousadas e casas em Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro) no Booking
- Pousadas e casas nos Aparados da Serra (Cambará do Sul) no Booking
- Onde ficar em Gramado e Canela
- Onde ficar em Bento Gonçalves
Voltar | Topo
Amazônia
Com 5 dias, já dá para fazer uma viagem proveitosa a Manaus. As águas dos rios ainda não estarão no nível mais alto, mas já vai ser possível fazer passeios à floresta inundada.
Voltar | Topo
Destinos-curinga
Bento Gonçalves
Selecionamos 5 destinos que servem para todos os feriadões ao longo do ano (um deles é o próprio Rio de Janeiro). São cidades que funcionam muito bem em viagens de 3 a 4 dias e que podem ser curtidas com qualquer clima. Não são destinos à prova de aglomeração. Mas se você já está habituado aos cuidados com a pandemia quando sai na sua própria cidade, pode aproveitar a viagem em segurança.
A Bóia recomenda: destinos-curinga para feriadões 2021
São Paulo
→ Mini-roteiro de feriadão
→ Onde ficar em São Paulo
Foz do Iguaçu
→ Onde ficar em Foz do Iguaçu
→ Guia completo de Foz do Iguaçu
Bento Gonçalves
→ Mini-roteiro de feriadão
→ Onde ficar em Bento Gonçalves
Curitiba
→ Mini-roteiro de feriadão
→ Onde ficar em Curitiba
Voltar | Topo
Guia dos Feriadões 2021
Nenhum comentário, deixe o primeiro!