Desde que foram publicados, os dois posts que falam de resorts all-inclusive (no mundo e no Brasil) estão entre os campeões de audiência -- e de perguntas. Quase todo dia pinga alguma pergunta nova, a maioria sobre resorts de praia no Brasil.
É assunto em que ando bastante desatualizado. Desde a época do Freire's não me hospedo sistematicamente em resorts. Nos últimos três anos, muitos resorts mudaram de bandeira. Alguns implementaram o sistema all-inclusive. O próprio all-inclusive, que era uma excentricidade em 2006, hoje é quase prevalente.
Para complicar, quase todas as perguntas envolvem comparações -- este ou aquele? Só que há poucos comentaristas com experiências recentes em resorts diferentes; as respostas vêm incompletas ou desatualizadas. E essa é uma situação em que não dá para remeter para o TripAdvisor, porque não existe uma base suficientemente grande de depoimentos brazucas.
Alô Brasil: verás que um blogueiro teu não foge à luta. Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação em férias, diga ao povo que eu vou fazer uma maratona de resorts de praia daqui até o fim de novembro.
A idéia é passar uma noite em cada resort, produzindo meio que ao vivo um post informativo para cada um, cobrindo tópicos padronizados e com muitas fotos.
A partir de hoje a aba Brasil do menu lá do alto ganha um novo botão, Resorts. O botão leva a uma página com todos os resorts do Brasil. Sempre que houver a Bóia, o link vai dar num post do Viaje na Viagem. Se não houver bóia, vai dar no site oficial do resort.
Como estou fazendo esta viagem? Com apoio parcial dos resorts, que estão me recebendo sob a rubrica "visita técnica", ou seja, sem cobrar as diárias. Todos os outros gastos -- vôos, aluguel de carro -- correm por minha conta. Não se trata de publicidade. Nenhum hotel está pagando para "aparecer" no guia.
É a maneira ideal de fazer isso? Não. Mas nesse momento, é o que pode ser feito. Ou isso, ou mais um ano de perguntas sem resposta.
É bom lembrar que este é mais um assunto em que eu sirvo mais como processador de informações do que como autoridade. Não sou público-alvo. Passar uma noite no resort é bem mais útil do que fazer uma simples visita, como é praxe entre os guias. Mas não substitui a experiência de quem vai com filhos (ou em lua de mel, ou com amigos) e fica a semana inteira, testando de fato as atividades e comendo a comida por dias a fio.
Pois isso vai ser o mais bacana desse guia: eu não vou ter a última palavra. Os posts funcionarão como base de dados com opiniões de todos os que comentarem posteriormente. Podemos começar aqui um embriãozinho de um TripAdvisor brazuco, por que não?
E daí você pergunta: mas escuta, então até o fim de novembro o site vai ser monotemático? Com ajuda de Nossa Senhora da Banda Larga (e usando meu modemzinho celular bento como amuleto), depois dessa primeira leva grande quero manter o assunto resort sempre em apenas 1/3 das manchetes, continuando com os outros assuntos na paralela. Os posts sobre resorts vão ser acumulados perto do pé da página, no compartimento logo acima dos vídeos.
E vamo que vamo!
Confira:
Página de Resorts no Viaje na Viagem
Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda do all-inclusive
Iberostar Praia do Forte: animação com upgrade
Starfish, o resort BBB de Aracaju
Boa Luz, um ótimo hotel-fazenda perto de Aracaju
32 comentários