Feriadões 2020

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Feriadão de 7 de Setembro: as melhores viagens

Para onde viajar no feriadão do Dia da Independência? O que vale mais a pena: praia ou serra? Dá para pensar em viagens de avião? E o exterior: tem algum destino que caiba neste feriado? Veja nossas recomendações para o feriadão de 7 de Setembro:

7 de Setembro 2020: as datas

  • Feriadão de 3 dias
  • Véspera de feriado: sexta 4 de setembro
  • Feriadão: sábado 5 a segunda 7 de setembro

7 de Setembro no Brasil

Com apenas 3 dias, o feriadão de 7 de Setembro já exclui lugares de acesso mais demorado -- por exemplo, um vôo seguido de um deslocamento por estrada. A boa notícia é que, nesta época, o Nordeste volta a ser visitável por inteiro: dá para escapar pelo menos para as suas capitais.

Destinos-curinga

São Paulo feriadão 7 de Setembro

São Paulo: Farol Santander e Edifício Martinelli

Selecionamos 6 destinos no Brasil que servem para qualquer feriadão, não importa a quantidade de dias ou a época do ano.

São 4 capitais -- Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília -- que sem os viajantes a negócio oferecem hotelaria mais em conta nos feriados (sim, o Rio de Janeiro inclusive).

Completam a lista duas cidades turísticas: Foz do Iguaçu, que cabe em três dias e tem estrutura para absorver o aumento de visitantes, e Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos, que é um destino menos visado para o turismo regional do que a vizinha Gramado.

Voltar | 7 de Setembro no Brasil | Topo

Nordeste

Salvador Elevador Lacerda feriadão 7 Setembro

Salvador: Elevador Lacerda

Setembro é um mês que sinaliza bom tempo em toda a costa nordestina. O Ceará já está vivendo seu verão desde julho. Os estados da costa leste, do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia, finalmente se declaram fora da estação chuvosa. É hora de aproveitar -- mas com apenas três dias, não dá para a nenhuma praia que seja distante das capitais.

Capitais

Duas capitais se destacam neste feriadão de 7 de Setembro para quem quer combinar praia com turismo cultural: Salvador e Recife. Para quem gosta de montar uma base para fazer passeios a praias próximas, Fortaleza, Maceió e Natal dão um passo à frente. E se você busca uma capital que tenha orla urbana com mais jeito de balneário, meu palpite é: escolha João Pessoa.

Praias com aeroporto próprio (ou perto de capitais)

Fora das capitais, escolha praias com aeroporto próprio (Jericoacoara, Porto Seguro) ou próximas a um aeroporto (Praia do Forte, Porto de Galinhas, praias do entorno de Porto Seguro).

Se você puder emendar a semana inteira, aproveite o feriado para ir a Fernando de Noronha: agosto e setembro são os melhores meses para encontrar Noronha como nas fotos mais bonitas: ensolarado e com mar piscininha no Sancho e na Baía dos Porcos.

Piscinas naturais

Dia 5 de setembro já marca o fim da lua cheia. Ainda dá para aproveitar para fazer passeios a piscinas naturais neste dia com bom proveito. No sábado ainda vai ser possível (ainda que fora das condições ideais), mas no domingo a maré já não vai baixar o suficiente para os passeios valerem a pena.

Lençóis Maranhenses

Este é o último feriado em que dá para pensar numa viagem aos Lençóis Maranhenses. Se eu fosse você, ia de São Luís direto a Santo Amaro, onde as lagoas ficam mais cheias por mais tempo, e passava todo o feriado lá.

Voltar | 7 de Setembro no Brasil | Topo

Sudeste

Diamantina feriadão 7 Setembro

Diamantina

Serras

Oficialmente o inverno vai até 21 de setembro, mas em 7 de Setembro temos a ilusão, no Sudeste, de que o inverno já passou. Entre a praia e a Serra, porém, eu acho que vale mais a pena a montanha: o clima deve continuar invernal, mas as cidades serranas vão dividir público com o litoral.

Saindo de São Paulo, considere São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).

Saindo do Rio de Janeiro, pense em Petrópolis (60 km), Penedo (180 km) e Visconde de Mauá (200 km).

Minas Gerais

Aproveite o tempo ainda seco em Minas para ir a Belo Horizonte -- você aproveita diárias baratíssimas no feriado e pode escolher um entre esses dois bate-voltas: Inhotim ou Ouro Preto.

Se você pode chegar de carro ou ônibus, Tiradentes é uma boa viagem para o feriado.

Mas se eu fosse você escolheria uma outra cidade histórica: Diamantina, 300 km ao norte de Belo Horizonte. No feriadão de 7 de Setembro acontece uma rara edição da Vesperata, uma deliciosa festa musical de três dias. Reserve sua pousada com a maior antecedência possível e programe-se para chegar à cidade ainda na 6ª à noite.

Brasil Central

Jalapão: capim dourado em setembro

Capim-dourado no campo, no Jalapão

A estação seca vai chegando ao fim no Centro-Oeste. O Planalto Central registra o máximo de secura -- mas também oferece o espetáculo dos ipês-amarelos em flor. Os incêndios naturais do Cerrado podem começar por essa época, o que prejudica explorar a Chapada dos Veadeiros.

Se você conseguir emendar a semana para dar a volta no Jalapão, vai ser brindado com a visão dos campos de capim-dourado ostentando sua cor definitiva -- é a época da colheita.

Para os aficionados das águas termais, este é o último feriado em que vai fazer frio (à noite) em Caldas Novas.

A Bóia recomenda: 7 de Setembro no Brasil Central

Jalapão
Para entender o Jalapão

Caldas Novas
Onde ficar em Caldas Novas
Guia completo de Caldas Novas

Voltar | 7 de Setembro no Brasil | Topo

7 de Setembro no Exterior

Lima: Plaza de Armas

Plaza de Armas, Lima

Que lugares do Exterior valem uma escapada de apenas 3 dias?

Argentina

O nosso destino-curinga internacional para todos os feriadões é Buenos Aires. Três dias valem a viagem e deixam um gostinho de quero-mais.

Uruguai

No Uruguai, Montevidéu já não estará mais tão gélida quanto no auge do inverno. Aproveite para um bate-volta a Punta del Este (nesta época, hospedar-se em Punta só vale a pena se você quiser aproveitar o feriado no cassino).

Lima

Machu Picchu não cabe em 3 dias, mas uma viagem gastronômica a Lima está de bom tamanho.

A Bóia recomenda: 7 de Setembro no exterior

Buenos Aires
Mini-roteiro de feriadão
Onde ficar em Buenos Aires
Guia completo de Buenos Aires

Montevidéu
Onde ficar em Montevidéu
Guia completo de Montevidéu

Lima
Roteiro de 3 dias em Lima (inclui onde ficar)

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar