Viagens de Natal: Viena

Viagens de Natal 2021

Para onde viajar no Natal? Veja onde vale a pena passar o Natal fora de casa, e quais são as viagens mais natalinas no Brasil e no Exterior.

A Bóia explica:

  • O Natal 2021 é um feriadão de 3 dias
  • A véspera de feriado é quinta 23 de dezembro
  • O feriadão de Natal vai de sexta 24 a domingo 26 de dezembro

Vale a pena passar o Natal fora de casa?

Ao considerar passar a noite de Natal fora de casa, leve em conta tudo aquilo de que você está abrindo mão: a grande reunião de família, a árvore de Natal, a criançada rasgando papel de presente e experimentando os brinquedos novos no chão da sala. Nada disso costuma ser replicável numa viagem.

Noite de Natal num resort ou boa pousada

Se você vai para um resort, pode ter certeza de que haverá uma ceia bem montada. Isso também vale para muitas pousadas mais estruturadas. Pousadas simples, porém, podem não oferecer nada na noite de 24.

Noite de Natal em cidade turística

Em cidades pequenas, que dependem do turismo, não é tão difícil conseguir lugares abertos na noite de 24 e passeios funcionando no dia 25.

Alguns lugares estarão fechados e alguns programas, indisponíveis, mas com alguma organização (e se dispondo a abrir a carteira) você não passa o Natal em branco.

Natal em cidade grande

Se você for passar a noite de Natal numa cidade grande (tanto no Brasil quanto no exterior), saiba que, além de provavelmente não ser oferecida nenhuma ceia no seu hotel, vai ser difícil conseguir encontrar restaurantes abertos para jantar no dia 24.

(Os Estados Unidos são a exceção, porque lá grande a refeição de Natal é no almoço do dia 25.)

Por isso, antes de viajar, entre em contato com o hotel para saber o que eles costumam recomendar para os hóspedes na noite de 24.

Solução para não passar o Natal em branco

Caso você esteja numa cidade onde tudo vai fechar na noite de Natal, use a nossa fórmula – que vale tanto para Natal quanto para Réveillon.

Passe de manhã em mercados finos, compre comidinhas bacanas e monte uma ceia pique-nique no quarto do hotel. Uma videochamada pelo Whatsapp ou Zoom permite se conectar à família que não viajou.

Viagens super natalinas

Quais são as viagens de Natal que realmente evocam o espírito natalino?

Natal em Gramado

No Brasil, o destino óbvio é Gramado, que entre fim de outubro e início de janeiro se transforma na terra do Papai Noel na Serra Gaúcha. Não são só os espetáculos do Natal Luz: respira-se Natal dia e noite na cidade. E Gramado não deixa seus visitantes na mão na véspera de Natal: há ceias em hotéis e restaurantes.

Natal em Curitiba

Curitiba também tem grande tradição natalina. Não pode se fantasiar inteira de Natal como Gramado, mas marca a data com decorações pontuais e ótimos eventos.

O site Natal Luz dos Pinhais traz a programação completa e, de lambuja, dá sugestões de restaurantes que abrem para a ceia de Natal.

Natal na Europa

Na Europa, as viagens de Natal mais fofas são países de cultura germânica, onde as tradições dos mercados natalinos é mais forte.

Para aproveitar, não dá para chegar em cima da hora: em muitas cidades os mercados só funcionam até o dia 23. Durante boa parte do mês de dezembro, porém, esses mercados se tornam o epicentro de muitas cidades, com o povo indo bater ponto depois do expediente.

Áustria e Suíça estão abertas para brasileiros vacinados com qualquer uma de nossas vacinas, incluindo Coronavac. Alemanha e República Tcheca recebem brasileiros vacinados com Pfizer, AstraZeneca/Covishield ou Janssen. Acompanhe a abertura dos países a viajantes brasileiros neste post.

Natal na Alemanha

Um grande destino para uma viagem de Natal em família é Munique. Além dos mercados, Munique propicia excelentes bate-voltas aos arredores (castelo da Cinderela em Neuschwanstein, neve e esqui no Zugspitze, até mesmo um pulinho em Salzburg na Áustria).

Ainda na Alemanha, Berlim combina a fofura dos mercados natalinos com a vibe alternativa da cidade mais interessante do país.

Natal na Áustria

A Áustria é o país mais elegante da Europa Central.

A época de Natal, além dos mercados, oferece outras duas grandes atrações: a temporada de Ópera e a neve. É comum nevar em Viena nesta época – e se não estiver nevando, basta subir para os Alpes. Innsbruck está a 4 horas de trem de Viena.

Natal na Suíça

Se o seu destino for a Suíça, prefira as cidades da Suíça alemã, como Zurique, Lucerna (nossa cidade preferida na Suíça) e Berna. Aproveite também para combinar com uma experiência de neve, em estações como Zermatt, Interlaken ou St. Moritz.

Natal nos Estados Unidos

Responsável por transformar o Natal na data mais comercial do ano, os Estados Unidos capricham na decoração… e nas vendas.

Os Estados Unidos anunciaram a reabertura para brasileiros em novembro, mas ainda não saíram todos os detalhes. Acompanhe neste post.

Natal em Nova York

Nos Estados Unidos, Nova York encanta pela decoração das lojas e, por que não, pelo frio (ocasionalmente pode até nevar).

Jantar no dia 24 não é tão difícil assim – use o site Opentable para fazer sua reserva (o passo a passo está aqui).

Natal em Orlando

Em Orlando a temperatura é amena (os dias mais frios são como os do inverno de São Paulo) e os parques capricham no espírito natalino. Mas a cidade estará lotada, é bom avisar.

Viagens de Natal para a praia

As viagens que a gente quer fazer no Réveillon ficam mais tranquilas e bem mais em conta quanto são feitas uma semana antes – no Natal.

Não chega a ser baratinho: viajar no Natal é sensivelmente mais caro do que viajar fora de feriado. Mas os preços são muito menores do que no Réveillon.

Natal em vilarejos de praia

Sabe aqueles destinos de praia que ficam entupidos no Réveillon? No Natal podem ser curtidos (quase) sem atropelos.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, praias concorridas como Praia do Rosa e Bombinhas só começam a lotar entre os dias 25 e 26.

Litoral Norte paulista

Em São Paulo, muita gente passa o Natal em sua cidade e só depois desce para a praia. Aproveite e chegue antes de todo mundo em Barra do Saí, Maresias, Ilhabela (compre a travessia da balsa com antecedência) e Ubatuba.

Estado do Rio de Janeiro

No litoral fluminense, esta vai ser a última chance até o fim de janeiro de pegar Paraty e Búzios sem superlotação.

Bahia

Em todo o Sul da Bahia (Santo André, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado) e também nas praias da Costa do Dendê e do Cacau (Itacaré, Barra Grande & Península de Maraú, Boipeba e Morro de São Paulo), a semana do Natal é bastante tranquila, e procurando bem você encontrará preços de hospedagem simpáticos.

São destinos que valem a pena se você puder tirar a semana inteira – apenas o feriado já comeria dois dias em deslocamento.

Alagoas & Pernambuco

Em Alagoas, quem vai a São Miguel dos Milagres ou Maragogi na semana do Natal paga bem menos caro do que quem chega na semana do Réveillon.

Em Pernambuco, ainda dá para curtir sossego na Praia dos Carneiros.

Se tem vontade de ir a Fernando de Noronha, vá sabendo que a época é boa para surf, não para mergulho.

Para todos esses lugares, uma viagem de 1 semana vale mais a pena que apenas o feriado.

Rio Grande do Norte

As praias do Rio Grande do Norte – Pipa, São Miguel do Gostoso e Galinhos – vivem praticamente uma semana normal de dezembro até o Natal. Aproveite e vá para ficar a semana inteira.

Ceará e Piauí

O movimento será intenso em Jericoacoara e Barra Grande do Piauí, mas de todo modo os vilarejos estarão menos cheios que na semana seguinte.

Natal em resorts de praia

Na semana do Natal, os Resorts terão preço salgado – mas não tão altos como no Réveillon.

Para quem viaja em família e não quer alugar uma casa, os resorts são uma grande solução para passar o Natal com festa e sem trabalho. Veja nosso dossiê de resorts de praia, com os melhores resorts em 17 quesitos.

Natal em capitais litorâneas

As capitais litorâneas também são boas opções. Apenas leve em conta que vai ser difícil encontrar restaurantes abertos na noite do dia 24 e também ao longo do dia 25.

Salvador, Vitória e Recife: para economizar

Salvador, Vitória e Recife costumam oferecer a melhor relação custo x benefício.

Rio de Janeiro e Florianópolis: fácil acesso de carro

O Rio de Janeiro e Florianópolis atraem muitos viajantes de carro (no Rio, porém, é melhor deixar o carro estacionado depois que chegar na cidade).

Maceió, João Pessoa, Natal, Fortaleza: capitais das praias

Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza têm praias na cidade e também nos arredores, para quem gosta de passear.

Viagens de Natal na Natureza

Passar o Natal num destino de natureza não é algo que passe na cabeça de muita gente – e por isso mesmo, é uma boa ideia para a época.

Natal em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu combina a maior atração natural do Brasil, as Cataratas, com turismo internacional (dá para dar um pulinho na Argentina), compras (no Paraguai) e agora também se dedica a criar um ambiente natalino, se espelhando em Gramado e Curitiba.

Natal em Bonito

Com atividades para crianças a partir de 6 anos, sempre ao ar livre, Bonito é um destino seguro para uma viagem em família ou entre amigos.

Natal na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é nosso destino de natureza mais diverso. Uma viagem para lá nesta época é um belo presente de Natal.

Natal na Amazônia

A Amazônia é a viagem mais adiada pelo brasileiro. Pense num cruzeiro fluvial ou hotel de selva, com uma passadinha na ida ou na volta em Manaus). Para combinar praia e passeios amazônicos, considere Alter do Chão.

Viagens de Natal à Europa

As passagens estarão caras, mas é possível encontrar bons preços em hospedagem. O frio atrapalha a turistagem, então programe um ou dois dias a mais do que você ficaria em cada escala do itinerário.

As sugestões deste tópico se restringem a países que já tenham aberto as fronteiras para brasileiros. Para ver as regras atuais de entrada em cada um desses países, consulte este post.

Portugal e Espanha: temperaturas mais amenas

Com temperatura amena, os países da Península Ibérica são as melhores opções para quem quer ir à Europa sem congelar.

Lisboa, Barcelona e Sevilha são os destinos mais agradáveis no fim do ano. Mas esteja preparado para pegar frio em Madri e Granada, e encarar chuva no Porto e norte de Portugal.

(Não recomendamos o Algarve nesta época. Inclua o litoral europeu em viagens entre junho e setembro.)

França: o frio charmoso de Paris

Vai por mim: se você não estiver em busca de neve, é melhor passar frio charmosamente em Paris.

Deixe para viajar à Provence, à Côte d’Azur e a outros pontos do país com temperatura mais amena.

(E se estiver interessado em neve, combine Paris com a Suíça.)

Alemanha e Suíça: Natal e neve

Alemanha e Suíça são os melhores destinos para experimentar o Natal à moda europeia – é nos países germânicos que o espírito natalino é mais evidente.

Veja nossas recomendações na seção Viagens super natalinas.

Natal na América do Sul e Caribe

Para muita gente, o Natal vai ser a primeira oportunidade em dois anos de poder viajar para o exterior. E nada mais fácil que programar uma escapada aos nossos vizinhos. (De lambuja, você não vai sofrer com frio – a não ser que vá para o extremo sul do continente.)

Atenção: não recomendamos viagens a Machu Picchu – esta época é chuvosa na região.

Capitais: Buenos Aires, Montevidéu

Ao programar uma viagem para uma das capitais do continente, esteja ciente de que os dias 24 e 25 vão ser bem encrencados nos quesitos comer fora e visitar atrações.

O Chile ainda não anunciou sua reabertura.

Natureza: El Calafate, Ushuaia

Se não quer enfrentar nenhum problema de atrações ou restaurantes fechados por causa de feriado, programe uma viagem a um destino 100% turístico.

É uma época fantástica para ir a El Calafate e Ushuaia, na Patagônia argentina.

O Atacama também seria uma viagem perfeita para a época – mas o Chile ainda não anunciou sua reabertura.

Praia: Punta del Este, Colômbia e Caribe

Não pense em fugir dos preços altos do verão brasileiro escolhendo praias fora do Brasil: é alta temporada lá também.

Punta del Este: e vai rolar a festa

O balneário mais badalado do continente inicia a temporada de festa no Natal.

San Andrés e Cartagena: combinação perfeita

Na Colômbia, tanto San Andrés quanto Cartagena estarão com tempo ótimo. Dica: combine os dois destinos. Aproveite o ambiente histórico e a animação de Cartagena, depois pegue praia em San Andrés (as praias de Cartagena não são boas).

Cancún e Punta Cana: Natal all-inclusive

Dia 20 de dezembro entra o tarifário de alta temporada no Caribe inteiro.

Se o seu destino for Cancún ou Punta Cana, cuidado com ofertas de all-inclusives baratinhos: num all-inclusive, o preço indica a qualidade da comida e da bebida servidas.

Se estiver com planos de fazer muitos passeios em Cancún, é melhor optar por um hotel só com café da manhã.

Aruba e Curaçao: vizinhas complementares

Apesar de estarem a um voo de meia hora de distância, e de terem sido colonizadas pela Holanda, Aruba e Curaçao não poderiam ser mais diferentes.

Aruba é americanizada e oferece praias nota 11 ao pé de todos os hotéis.

Curaçao é mais europeizada, ao mesmo tempo em que permite maior contato com a cultura local. As melhores praias são selvagens, sem hotéis – e há mais o que curtir fora da praia.

Se você acha que pode gostar das duas propostas, junte as vizinhas numa só viagem. Ou escolha uma delas e seja feliz.

3 comentários

Gostaria muito que o Site Viagem na Viagem tratasse da situação absurda que vem acontecendo com a TAP e o programa de milhas deles ( MILES &GO). Todas as plataformas de comunicação com a empresa ( site, instagram, facebook, etc, etc) estão LOTADAS de reclamações!

A TAP continua oferecendo promoções para compras de milhas, mas é IMPOSSÍVEL emitir passagens com elas, os SAC não funciona, seja por telefone ou email, e nem presencialmente nos aeroportos é possível resolver os problemas!

    A situação da gol não é muito diferente . Muito abuso e falta de respeito dessas companias aéreas . Viagem de avião agora descartada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.