Feriadões 2021

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Finados 2021: as melhores viagens

Em 2021, o feriado de Finados (2 de novembro) vai ter 4 dias de duração, de sábado a terça. Veja as melhores viagens para fazer nesta época, fugindo da chuva e da superlotação.

Finados 2021: as datas

  • Feriadão de 3 dias
  • Véspera de feriado: sexta 29 de outubro
  • Feriadão: sábado 30 de outubro a terça 2 de novembro

O que esperar do feriado de Finados

Finados é a sua última chance de um feriado de 4 dias antes do recesso de Natal. Esse feriado só vai ter quatro dias de novo em 2023: em 2022, vai cair numa quarta-feira e vai ser mais difícil emendar.

É um feriado com fama de chuvoso em todo Centro-Sul do Brasil. Com razão: a primavera é chuvosa em todos esses lugares, por mais que todos estejamos desejando verão.

A região mais ensolarada do mês é o Nordeste, do norte da Bahia ao Maranhão.

Finados no Nordeste

Finados em Fortaleza

Praia dos Crush, Fortaleza

Em novembro, o verão já terá se instalado por todo o Nordeste. Espere sol da Bahia ao Maranhão. Mas se o seu destino estiver no sul da Bahia, pode esperar alguma chuva.

Nossas indicações para turismo cultural, como sempre, são Salvador e Recife.

As melhores capitais para quem gosta de fazer muitos passeios a praias próximas são Fortaleza, Maceió e Natal.

Se estiver na dúvida entre uma capital e um vilarejo de praia, você vai encontra um pouco de cada em João Pessoa.

Praia do Forte, Porto de Galinhas são as praias mais próximas a aeroportos de capitais. Jericoacoara tem seu aeroporto próprio. São Miguel dos Milagres e Maragogi estão a 2h30 do aeroporto de Maceió.

(Não recomendamos os Lençóis Maranhenses: as lagoas já estarão sem volume.)

Voltar | Topo

No Sudeste e no Sul

Inhotim

Inhotim

Morando a até 3 horas do litoral, a oportunidade de viajar para a praia num feriadão de novembro é tentadora. Saiba, porém, que a chance de pegar chuva não é pequena. E o megaengarrafamento para ir e para voltar é certo.

Se eu fosse você, subia a Serra, onde um dia nublado frustra menos e a lotação não será excessiva.

Saindo de São Paulo, considere Campos do Jordão (170 km), Monte Verde (165 km), São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).

Saindo do Rio de Janeiro, pense em Petrópolis (60 km), Penedo (180 km) e Visconde de Mauá (200 km).

Mantemos a nossa recomendação de viajar a Belo Horizonte, para aproveitar diárias de hotel camaradas no feriado e ainda fazer dois bate-voltas: a Inhotim e a Ouro Preto.

No Sul, a Serra Catarinense (Urubici e Bom Jardim da Serra) pode ser curtida com mais proveito e menos densidade demográfica do que o litoral catarinense.

Se a pandemia permitir a volta do Natal Luz, Gramado ganha uma atração a mais. Reserve os espetáculos com antecedência, porque a procura vai ser grande.

(Leia sobre Curitiba, Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves nos destinos-curinga)

Voltar | Topo

Viagens para emendar a semana inteira

A lua nova entra no dia 4 de novembro (quinta-feira), logo depois do feriado, favorecendo quem emendar a semana em destinos do Nordeste com piscinas naturais. Nos dias 4 e 5 a maré vai atingir níveis baixíssimos (0,0 em alguns locais), proporcionando a melhor visita possível às piscinas. A maré vai continuar com mínimas bastante baixas até o domingo dia 7 (0,3).

É também uma boa semana para aproveitar o finzinho do verão amazônico nas praias de Alter do Chão ou Marajó, combinando com Belém.

Caso o Natal Luz volte a ter shows presenciais este ano, Gramado é a pedida para emendar a semana toda no Sul.

Península de Maraú (combinando ou não com Itacaré)

Praia de Algodões, Península de Maraú

Algodões, Península de Maraú

As piscinas naturais de Taipu de Fora e de Algodões, na Península de Maraú, ficam rentes à praia: não é preciso pegar nenhuma embarcação para fazer snorkel nos corais ou aproveitar o banho gostosíssimo.

Caso não queira passar a semana inteira na península, pode passar o feriadão em Itacaré -- mas saiba que a cidade estará cheia, com bastante turismo regional (muita garotada festeira de Itabuna).

Compre passagens a Ilhéus.

Maceió ou Recife + Maragogi

Praias sem aglomeração: Antunes, Maragogi

Praia de Antunes, Maragogi

A meio caminho entre Maceió e Recife, Maragogi fica muito especial nas semanas de lua cheia e lua nova: as piscinas naturais ficam mais cristalinas, e afloram pontos rasos longe da orla onde dá para se sentir no Caribe. Com maré 0,0, é provável que apareça o Caminho de Moisés -- uma passarela de areia que sai da praia de Antunes em direção ao alto mar.

Escolha entre Recife e Maceió para passar o feriado, depois se mude para Maragogi.

Belém + Marajó ou Alter do Chão

Alter do Chão coronavírus turismo

Alter do Chão

Em novembro já vai estar se aproximando o fim da estação menos chuvosa na Amazônia. É um ótimo momento para aproveitar os balneários amazônicos -- podem ser as praias fluviais de Alter do Chão ou as praias oceânicas da ilha do Marajó.

A estratégia para curtir esses lugares é ir no contrafluxo. Passe o feriadão turistando em Belém e na 3ª ou 4ª feira pegue o catamarã para o Marajó ou o avião para Santarém, onde está Alter do Chão. (Se for a Alter, compre passagem de volta saindo de Brasília).

Onde ficar em Belém

Natal Luz em Gramado

Gramado Natal Luz Finados

Natal Luz em Gramado

Caso o Natal Luz volte a ter shows presenciais em 2021, esta será uma ótima semana para passar em Gramado. Querendo evitar as multidões no feriadão, passe os 3 primeiros dias em Bento Gonçalves (leia mais sobre Bento na seção Destinos-curinga).

Voltar | Topo

Destinos-curinga

Cutitiba

Parque Tingui, Curitiba

Identificamos 5 lugares que servem como destinos-curinga: valem a viagem em qualquer feriadão, seja de 4 como de 3 dias, em qualquer época do ano.

Se você curte capitais, escolha entre Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em todas elas você vai aproveitar preços de hotel mais em conta (por causa da ausência de viajantes a negócio).

As duas cidades turísticas que completam a lista ficam cheias, mas não hiperlotadas como os destinos mais procurados de praia e serra: Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos.

Como viajar na pandemia?

Enquanto a população brasileira não estiver vacinada contra a covid, a orientação para viagem é a mesma para quando você sai de casa na sua cidade: usar máscara e fugir das aglomerações.

É possível fugir de aglomerações durante viagens?

Sim, é possível. Mas a responsabilidade recai sobre o viajante. Cabe a cada um de nós evitar engrossar as aglomerações sem máscara que, infelizmente, têm sido a paisagem mais comum nos destinos turísticos.

Na praia, fique fora da área das barracas e quiosques, e você vai conseguir pegar sol e entrar no mar mantendo o distanciamento social.

Nos vilarejos turísticos, evite a "rua da muvuca", onde os jovens ficam bebendo na rua, em pé, sem máscara.

Escolha restaurantes com áreas ao ar livre ou com ambiente bastante ventilado, e vá em horários pouco frequentados. Um bom horário costuma ser entre 17h e 19h.

Vai viajar de avião? As aglomerações no aeroporto e dentro do avião são inevitáveis. Por isso, compre máscaras PFF2 (N95) certificadas pela Anvisa (boas marcas: 3M, DeltaPlus, Camper), que têm qualidade equivalente à hospitalar. Use uma novinha no voo da ida. Ao chegar ao destino, pendure a máscara numa área ventilada e sombreada, e você poderá usar a mesma máscara no voo de volta.

Atenção nas condições de remarcação e reembolso!

Devido à imprevisibilidade da pandemia, restrições de acesso ou de atividades podem ser impostas pelos destinos ou pelos estados.

Ao fazer sua reserva, verifique as condições de cancelamento, remarcação e reembolso.

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar