Europa: 10 roteiros de 15 dias prontos para usar 1

Europa: 10 roteiros de 15 dias prontos para usar

Eu costumo dizer que qualquer viagem à Europa é como se fosse a primeira. Se o roteiro incluir lugares novos, as mesmas perguntas voltarão à baila: quantos dias em cada lugar? Quais os meios de deslocamento? Para que lugar emito a passagem aérea?

Vai passar menos de 15 dias?

Dá uma olhada no nosso post com roteiros para a Europa para quem vai fazer uma viagem mais curta: Europa: roteiros prontos para viagens de 9 dias

5 passos para sua viagem à Europa

Resumindo o que eu explico no post de como montar viagens à Europa, esses são os cinco passos para sua viagem ser um sucesso:

Roteiro Japão: DisneySea

1 | Monte o roteiro primeiro, só depois compre a passagem

Isso vai evitar que você compre a passagem errada e perca tempo e dinheiro dando voltas desnecessárias.

2 | Compre passagem com ida e volta de cidades diferentes

Se você vai fazer uma viagem picadinha, compre a passagem de ida até o primeiro destino a ser efetivamente visitado, com volta do último destino a ser efetivamente visitado. Qualquer outra solução é ruim.

Nenhuma economia de ir e voltar pela mesma cidade será tão grande quanto a que você imagina — os trechos adicionais custam dinheiro, comem tempo e são uma fábrica de perrengues.

Se você quer viajar a Fortaleza, por acaso compra passagem apenas até João Pessoa, só porque está mais barato? Ou: se você quisesse visitar Manaus e Foz do Iguaçu na mesma viagem, você compraria uma passagem de ida e volta até Brasília e para só depois resolver como fazer o resto do itinerário? Não vale a pena.

Use a função “múltiplos destinos” ou “várias cidades” dos sites das cias. aéreas (ou no Kayak) e emita a passagem certa.

3 | Considere cada dia de deslocamento como um dia meio perdido

Fechar a conta, mudar-se de cidade e se instalar em outro hotel tomam um tempo (e consomem uma energia) muito maior do que imaginamos. Para não se enganar, não leve em consideração o dia da chegada na sua conta de quantos dias ficar em cada lugar.

Caso você esteja pensando em apenas um pernoite, veja se a cidade não cabe num bate-volta ou pit-stop — sem carregar mala nem mudar de hotel, o seu tempo fica mais aproveitável e você faz a visita com mais pique.

4 | Programe uma seqüência de dias redondos e prazerosos

Dormir bem, mesmo em euro, é necessário para aproveitar bem o resto da viagem, que também está sendo paga em euro. Não estrague sua viagem com partidas freqüentes de madrugada.

Com a boa intenção de “fazer o dia render mais”, você acaba com a noite anterior, dorme sobressaltado, cabula o café e mina o seu organismo. Programe uma seqüência de dias redondos e prazerosos, não uma maratona autopunitiva.

5 | Foque no que você vai visitar

Desapegue do que não vai dar pra ver. A Europa inteira não cabe numa viagem só. Um país inteiro também não.

Faça uma forcinha e pratique o desapego com tudo o que não estiver no seu caminho — e também com as dicas não-solicitadas de amigos e até de desconhecidos que farão você cogitar escalas e desvios que não cabem no tempo de que você dispõe.

A Europa não vai sair do lugar — e o conceito de “imperdível” costuma ser usado de um modo um pouco elástico demais por aí…

Quando vale pegar praia na Europa?

Costa Amalfitana, Ilhas Gregas, Côte d’Azur, costa da Croácia, Algarve, Baleares, Sardenha: vá no verão. Junho e setembro são os melhores meses; julho é cheio; agosto é lotadaço (evite). Fora do verão, além do frio você vai encontrar muitos lugares fechados.

Uma ilha que pode ser visitada o ano inteiro é a Sicília — fora do verão, há muito o que ver além da praia.)

Não esqueça de comprar seguro viagem antes de embarcar. Pesquise opções com nosso parceiro Allianz Travel.

10 roteiros de 15 dias pela Europa

Paris roteiros Europa

Existem mil e um bons itinerários pela Europa. Aqui vão 10 sugestões que combinam os destinos mais mencionados nas caixas de comentários do blog.

Com exceção de um roteiro 100% italiano, todos os roteiros contemplam pelo menos dois países, atendendo ao desejo da maioria dos viajantes de misturar idiomas e culturas numa mesma viagem à Europa. Mais para a frente vou publicar posts como este, mas com roteiros dentro de um mesmo país.

Ao adaptar esses roteiros para a sua viagem, porém, procure respeitar o ritmo e o modo de execução. Eles são fundamentais para o sucesso do roteiro. Ignorar os 6 conselhos do início do texto só vai piorar a sua viagem. Acredite: são conselhos de quem já cometeu todos os erros possíveis, e que podem poupar você de micos e roubadas.

1 | Roteiro Londres + Paris

Como assim? Você esperou a vida inteira para viajar à Europa e vem um cara na internet e manda você gastar 15 dias só entre Londres e Paris? Resolvi começar a lista por esse roteiro minimalista para reforçar que não é preciso pisar em 8 países em 15 dias para fazer uma superviagem à Europa.

Uma combinação simplesinha de Londres e Paris deixa você íntimo das duas cidades mais ricas em atrações do continente.

E nesses tempos de real desvalorizado, uma viagem deste tipo é mais econômica: você pode alugar apartamento, fazer algumas refeições em casa, aproveitar os passes de transporte público.

Em Londres os museus são de graça; em Paris, flanar custa só a sola do sapato.

Execução: compre passagem aérea com ida a Londres e volta de Paris (ou vice-versa; deixe por último a cidade pela qual você tem maior expectativa. Use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou do Skyscanner).

Vá de trem entre as duas cidades. Partindo de Londres, compre em Eurostar (a partir de 6 meses de antecedência); de Paris, em SNCF (a partir de 120 dias de antecedência).

Variações: dá certo com qualquer dupla de grandes cidades. Se o tempo de trem entre os dois destinos que você escolher for superior a 6 ou 7 horas, vá de avião.

Faça duas simulações: uma com o trecho entre as duas cidades incluído na passagem internacional desde o Brasil (sempre na modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou do Skyscanner), e outra com o trecho “interno” comprado à parte (sites como Kayak e Skyscanner são ótimos para localizar esses vôos, inclindo low-costs).

2 | Roteiro Madri + Florença + Munique

Esse roteiro é pra você que morreu de tédio com um roteiro aparentemente paradão (você que pensa!) como o de cima.

Selecionei as três cidades que, na minha opinião, proporcionam a melhor variedade de passeios bate-volta da Europa – Madri, Florença e Munique – e juntei numa viagem só. Você saracoteia bastante, vai a três (ou quatro!) países, troca pouco de hotel e tem a garantia de estar em cidades com vida à noite.

De Madri, você pode tirar um dia para um bate-volta a Toledo (35 min. de trem, compre na Renfe a partir de 90 dias de antecedência), e outro para ir a Segóvia (28 min., compre Madrid-Chamartín a Segovia-Guiomar na Renfe a partir de 90 dias de antecedência) ou a Córdoba (1h45 min., compre na Renfe a partir de 90 dias de antecedência).

De Florença, dá para ir um dia a Pisa e Lucca (1h20 + 20 min. de trem, compre na hora), outro dia a Siena (1h de ônibus, compre na hora) e uma manhã ou tarde a San Gimignano (1h15 de ônibus, via Poggibonsi). Não esqueça de comprar com antecedência as entradas fura-fila da Galleria Uffizi e da Accademia.

De Munique, dá para ir um dia a Salzburg, na Áustria (1h45 de trem); outro a Füssen, onde está o “castelo da Cinderela” de Neuschwanstein (2h de trem), ou então a Garmisch-Partenkirschen, para ter uma experiência alpina (1h10 de trem).

Qualquer uma dessas viagens pode ser feita com o Bayern Ticket, um passe diário que custa 25 euros para o primeiro usuário e 5 euros adicionais por passageiro (até um limite de 5 pessoas no grupo).

O passe dá direito a viagens em trens regionais a partir das 9h nos dias de semana e o dia inteiro nos fins de semana. Dá para comprar na hora. É preciso validar antes de subir no trem.

Execução: compre passagem aérea com ida a Madri e volta de Munique (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou do Skyscanner). Compre os trechos internos nas low-cost Vueling (Madri-Florença) e Air Dolomiti (Florença-Munique) com a maior antecedência possível.

Evite vôos antes das 10h para não estragar a noite anterior. Use o dia da chegada para passeio pelo centro histórico sem necessidade de ingresso ou hora marcada.

3 | Roteiro Amsterdã + Bélgica + Paris

Um roteiro geograficamente consistente, que não desperdiça os deslocamentos. Chegue por Amsterdã e fique cinco noites.

De lá, pegue um trem a Antuérpia (2h23), deixe a mala no guarda-volumes, passeie pela cidade e siga no fim da tarde a Ghent (1h de trem), onde você passa duas noites. No dia seguinte, passa o dia em Bruges (25 min. de trem) e volte para a noite (bem mais animada) de Ghent.

O terceiro dia na Bélgica vai ser passado num pit-stop em Bruxelas (35 min. de trem), seguindo viagem no fim da tarde a Paris (1h30 de trem).

Em Paris serão 8 noites (apenas 7 dias aproveitáveis, já que chegará já à noite no primeiro dia).

Execução: compre passagem aérea com ida a Amsterdã e volta de Paris (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre Amsterdã-Antuérpia na HS Hispeed e Antuérpia-Ghent (Antwerpen-Gent Sint Peters) na B-Rail, a partir de 60 dias de antecedência.

Compre Ghent-Bruges-Ghent e Ghent-Bruxelas na hora. Compre Bruxelas-Paris no Thalys a partir de 120 dias de antecedência.

4 | Roteiro Barcelona + Praga + Berlim

Este roteiro junta três das cidades mais vibrantes da Europa, cheias de gente jovem e com preços relativamente em conta. Eu alocaria quatro dias para Praga; escolheria, entre Barcelona e Berlim, uma cidade para ficar cinco dias e outra para ficar seis.

Execução: compre passagem aérea com ida a Barcelona e volta de Berlim (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner).

Pesquise os preços do trecho Barcelona-Praga de duas maneiras: uma, usando a modalidade “múltiplos destinos” (integrando este trecho à viagem desde o Brasil) e outra, pesquisando o preço do vôo avulso (use Kayak ou Skyscanner). De Praga a Berlim, vá de trem; compre na Deutsche Bahn a partir de 90 dias de antecedência.

Variações: substitua quaisquer das três cidades por Lisboa ou Amsterdã.

5 | Roteiro Lisboa + Andaluzia + Madri

Muita gente acha que dá pra fazer a Península Ibérica inteira em duas semanas, mas seria uma correria em vão. É melhor selecionar os destinos e voltar outras vezes.

Recomendo 5 dias em Lisboa (com um bate-volta de dia inteiro a Sintra, outro de meio dia a Cascais). De lá, ônibus (6h30) ou avião (1h) a Sevilha, para ficar três noites.

A seguir ônibus (3h) a Granada, para duas noites (elsa.es). De lá, trem (2h30) para um pit-stop em Córdoba, prosseguindo no fim da tarde de trem a Madri (1h45), para as cinco noites finais.

Execução: compre passagem aérea com ida a Lisboa e volta de Madri (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre o ônibus Lisboa-Sevilha na aba internacional da Alsa, alguns dias antes da viagem.

Caso vá de avião, orce o trecho Lisboa-Sevilha de duas maneiras: uma, usando a modalidade “múltiplos destinos” (integrando este trecho à viagem desde o Brasil) e outra, pesquisando o preço do vôo avulso (use Kayak ou Skyscanner).

Compre o ônibus Sevilha-Granada na aba nacional da Alsa, alguns dias antes da viagem. Compre os trechos de trem Granada-Córdoba e Córdoba-Madri separadamente na Renfe, a partir de 90 dias de antecedência.

6 | Roteiro Roma + Florença + Veneza + Milão

Somando as notas dos quesitos história, arte, gastronomia, paisagem e estilo de vida, é bem difícil outro país europeu superar a Itália. São tantos lugares para visitar, que em duas semanas só cabe o roteiro mais básico.

Comece com cinco dias em Roma; num dos dias, faça um bate-volta a Nápoles e Pompéia. Suba de trem a Florença (1h20), para cinco noites. Vá um dia a Pisa e Lucca (1h20 + 20 min. de trem), outro dia a Siena (1h de ônibus) e uma manhã ou tarde a San Gimignano (1h15 de ônibus, via Poggibonsi). Siga de trem (2h) a Veneza, para três noites.

Faça um pit-stop em Verona (1h de trem) e siga no fim da tarde a Milão (1h20 de trem), para as últimas duas noites.

Execução: compre passagem aérea com ida a Roma e volta de Milão (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre as passagens Roma-Nápoles-Roma, Roma-Florença, Florença-Veneza, Veneza-Verona e Verona-Milão na Trenitalia a partir de 90 dias de antecedência.

Compre as demais passagens na hora. Não esqueça de comprar com antecedência as entradas fura-fila da Galleria Uffizi e da Accademia em Florença, a subida à Torre de Pisa e também da Última Ceia de Da Vinci em Milão.

Variações: neste roteiro acima, dá para subir de Roma a Florença com um pit stop em Assis (leia aqui).

Outra opção é encaixar a Toscana de carro. Neste caso, fique só quatro noites em Roma. Vá de trem a Florença, fique duas noites (tire uma tarde para ir a Pisa). Pegue um carro e faça a estrada Chiantigiana a caminho de Siena ou arredores, onde você vai passar quatro noites.

Tire um dia para visitar Siena, outro para fazer o Val d’Orcia e outro para ir a Cortona. Passe em San Gimignano antes de devolver o carro em Florença e seguir de trem conforme o roteiro acima. Orce o carro em consolidadores como nosso parceiro Rentcars.

7 | Roteiro Suíça + Itália

É possível encaixar a minha fórmula básica da Suíça (uma cidade beira-lago + uma cidade de montanha + Berna + trem panorâmico) e acoplar à fórmula básica da Itália.

Desembarque em Zurique e já pegue o próximo trem para Lucerna (50 min.), onde vai passar três noites. No segundo dia, faça um bate-volta a Interlaken (2h de trem) para subir ao Top of Europe (Jungfraujoch). No terceiro dia, passe a tarde em Berna (1h de trem).

No quarto dia, pegue a rota do Wilhelm Tell Express, que combina barco e trem panorâmico até Lugano (entre 4h e 5h, dependendo das conexões), onde você pega a próxima a Milão (1h20 de trem), para passar duas noites.

De Milão, faça um pit-stop em Verona (1h20 de trem) e siga no meio da tarde a Veneza (1h de trem), onde você fica três noites. Depois vá a Florença (2h de trem), para quatro noites. Vá um dia a Siena (1h de ônibus), outro dia a Pisa e San Gimignano (1h20 de trem a Pisa, 1h30 de trem a Poggibonsi via Empoli, 15 min. de ônibus a San Gimignano, 1h15 de ônibus a Florença via Poggibonsi). Termine com três dias em Roma.

Execução: compre passagem aérea com ida a Zurique e volta de Roma (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre um Swiss Pass de 4 dias (pode ser na própria estação de trem de Zurique; o preço não muda).

Na Suíça, você só vai precisar pagar o suplemento para o Jungfraujoch (para fazer a travessia Lucerna-Flüelen-Lugano de barco e trem, dá para ir na segunda classe do barco e pegar o trem convencional, que não haverá prejuízo).

Compre a passagem Lugano-Milão na SBB, Milão-Verona, Verona-Veneza, Veneza-Florença e Florença-Roma na Trenitalia, a partir de 90 dias de antecedência. As passagens dos bate-voltas a partir de Florença você pode comprar na hora. Não esqueça de comprar com antecedência as entradas fura-fila da Galleria Uffizi e da Accademia em Florença, a subida à Torre de Pisa e também da Última Ceia de Da Vinci em Milão.

Compre as passagens Roma-Nápoles-Roma, Roma-Florença, Florença-Veneza, Veneza-Verona e Verona-Milão na Trenitalia a partir de 90 dias de antecedência. Compre as demais passagens na hora. Não esqueça de comprar com antecedência as entradas fura-fila da Galleria Uffizi e da Accademia em Florença e também da Última Ceia de Da Vinci em Milão.

Variações: você pode substituir a rota do Wilhelm Tell Express pela rota do Bernina Express, para mim a mais bonita entre as rotas panorâmicas suíças. Neste caso, pegue o trem das 9h35 a Chur via Thalwil (2h10) e siga nos trens regionais a St.-Moritz e Tirano (5h). De Tirano você segue de trem (2h) a Milão.

Se você tem Swiss Pass, não precisa pagar suplemento para andar no trem convencional. A passagem para Milão você pode comprar na hora. Caso possa aumentar um dia de viagem, fique um dia a mais em Roma para fazer o bate-volta a Nápoles e Pompéia.Compre a passagens Roma-Nápoles-Roma na Trenitalia a partir de 90 dias de antecedência. Compre a passagem a Pompéia na hora.

8 | Roteiro Budapeste + Viena + Praga + Berlim

Uma viagem intensa pelas capitais da Europa Central.

Fique três noites em Budapeste. Siga de trem (2h40) a Viena, para quatro noites; faça um bate-volta a Bratislava (1h de trem). Continue de trem a Praga (4h15), fique três noites. Faça um pit-stop em Dresden (2h15 de trem) e siga no fim do dia a Berlim (2h10), para as últimas cinco noites.

Execução: compre passagem aérea com ida a Budapeste e volta de Berlim (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre a passagem Budapeste-Viena ao chegar. Compre Viena-Praga na ÖBB e Praga-Dresden-Berlim na Deutsche Bahn a partir de 90 dias de antecedência (veja aqui).

Variação: tirando um dia de Berlim e acrescentando em Praga, você pode fazer o trajeto Viena-Praga com um pit stop em Cesky Krumlov, com as vans da Bean Shuttles. Compre Viena-Cesky Krumlov (3h30) para as 8h e Cesky Krumlov-Praga (3h) para as 17h. Guarde as malas no Infocenter enquanto estiver na cidade.

9 | Roteiro Barcelona + Provence + Paris

Muita gente gostaria de fazer esta viagem de carro, mas existe um empecilho: pegar carro num país e entregar no outro faz incorrer altas sobretaxas. O melhor é atravessar de trem, aproveitando o novo TGV entre a Catalunha e a França, e alugar carro já na Provence.

Passe os primeiros quatro dias em Barcelona. Vá de trem a Aix-en-Provence (4h20), para uma noite. No dia seguinte, alugue um carro e vá para uma base no Lubéron (Gordes, Lourmarin, Bonnieux, Ménerbes ou Roussillon), que é a Provence que você tem na cabeça.

Passe quatro noites: dois dias para esquadrinhar com calma o Lubéron e nos outros faça bate-voltas a Les-Baux + St.-Rémy e Gorges du Verdon. No dia da saída, siga cedo o carro em Avignon, guarde as malas na estação, passeie pela cidade e no fim do dia siga de trem a Paris (2h45) para as últimas seis noites.

Execução: compre passagem aérea com ida a Barcelona e volta de Paris (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Compre Barcelona–Aix) e Avignon-Paris na SNCF a partir de 120 dias de antecedência. Orce o carro em consolidadores como nosso parceiro Rentcars.

10 | Roteiro três grandes cidades, à sua escolha

Do mesmo jeito que eu fiz no roteiro número 2, combinando três cidades sem nenhuma ligação óbvia, você também pode fazer sua própria combinação.

Execução: compre passagem aérea com ida à primeira cidade e volta da última (use a modalidade “múltiplos destinos” dos sites das cias. aéreas ou no Skyscanner). Orce os trechos internos de duas maneiras: uma, usando a modalidade “múltiplos destinos” (integrando este trecho à viagem desde o Brasil) e outra, pesquisando o preço do vôo avulso (use Kayak ou Skyscanner).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mais roteiros pela Europa:

    Roteiros prontos

    De carro pela Europa

    1304 comentários

    Olá,

    Em Setembro deste ano estou indo eu e minha namorada para Portugal onde iremos fazer o Caminho de Santiago de Compostela de Bike. Iremos iniciar nosso pedal no dia 05/09 e finalizaremos no dia 15/09 já que iremos esticar até Finisterre. Nossa intenção era após o pedal seguir para Madrid, depois Barcelona, Valencia, Almeria, Servilha, Portimão e terminando em Lisboa no dia 29/09. Dia 30/09 retornamos para o Brasil.

    Gostaria de uma ajuda caso mudássemos nosso roteiro após o pedal, onde ao invés de irmos de Santiago de Compostela para Madrid fossemos para Londres, depois Paris, Barcelona, Madrid e finalizando em Lisboa. O que é possível fazer neste roteiro em 14 dias? Gostaria de dicas, locais para visitação (principalmente Londres e Paris que não conheço ainda), transporte, hospedagem, etc.

    Obrigado!

    Carlos da Mata
    Goiânia/GO

    Bom dia. Gostaria de fazer Portugal, Espanha e Itália, 20 dias, 4 pessoas. Vcs poderiam me ajudar? Obrigada e aguardo

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito