S.O.S. Feriadão: para onde viajar em cada feriado de 2019

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Feriadões 2019

Beto Carrero - Foz do Iguaçu - Manaus

Este guia foi pensado para você aproveitar ao máximo os feriadões 2019. A cada feriadão você encontra as viagens mais indicadas (e as que devem ser evitados).

Feriadões 2019 que restam

Feriadão nacional

Feriado que cai na 4ª feira

Superferiados 2019 - emende se puder

2020: a volta dos (feriados) que não foram

Beto Carrero e Balneário Camboriú

Dia das Crianças/N. Srª Aparecida: feriado só em 2020

A maior ausência do grid de feriados de 2019 é o trio emendão do segundo semestre: 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados). Este ano todos caem no sábado.

Em 2020, porém, os três vão cair na segunda-feira, e vamos voltar a ter os feriadões mais necessários do ano.

Tiradentes (21 de abril), que em 2019 cai no domingo de Páscoa (!), em 2020 cai numa terça. 1º de maio, que este ano é uma quarta, em 2020 vai ser uma sexta.

O único feriado inútil de 2020 vem vai ser 15 de novembro, que vai cair num domingo.

Destinos-curinga

Feriadões 2019: curingas

Rio - Brasília - São Paulo

Alguns destinos não têm erro -- podem ser curtidos em qualquer estação e têm como satisfazer o visitante em 3 ou 4 dias.

Esse time é capitaneado pelas capitais que não têm praia, ou aquelas que ao menos não dependem da praia para compensar a viagem. Viajando para essas capitais você aproveita o contrafluxo. As passagens aéreas sobem menos, os hotéis baixam as diárias (pela falta de viajantes a negócio), o trânsito flui melhor e barateia o táxi e o Uber. E as atrações funcionam normalmente (com exceção do Carnaval, do dia de Natal e da virada do ano).

Indico também duas cidades fora de capitais e um destino no Exterior. Clique para ir direto ao tópico:

Belém | Belo Horizonte | Bento Gonçalves | Brasília | Buenos Aires | Curitiba | Foz do Iguaçu | Rio de Janeiro | São Paulo

Belém

Feriadões 2019: Belém

Ao contrário das capitais nordestinas, que dependem de tempo bom para pegar praia, Belém pode ser aproveitada em qualquer estação. E é menos longe do que você imagina: saindo de São Paulo ou do Rio, é apenas meia hora de vôo mais distante de Fortaleza: 3h30 (saindo de Brasília, o tempo de vôo é o mesmo de Fortaleza, 2h30). Se você mora numa cidade sem vôos diretos mas consegue sair já na véspera do feriadão, dá para ir até num feriado de 3 dias. Tire um dia para visitar o Theatro da Paz, a Estação das Docas e fazer o passeio de barco ao pôr do sol pela Baía do Guajará. Noutro dia, vá ao Ver-o-Peso de manhã, e continue pelo Forte do Presépio, Museu de Arte Sacra e Mangal das Garças. Dois passeios com sabor amazônico para fazer em dias suplementares é pegar um barco para almoçar no Saldosa Maloca, na ilha do Combu (nos fins de semana) ou ir de táxi ao restaurante 'rural' Terra do Meio (melhor em dia de semana).

Para se hospedar, considere o Atrium Quinta das Pedras (do ladinho do Mangal das Garças) se você gosta de ficar em prédios históricos. Fique no Mercure Belém Boulevard se a prioridade é ficar perto da melhor noite da cidade. Opte pelo Radisson Belém ou Ibis Styles Belém Nazaré para ficar no bairro mais central para todas as atrações. Se você fizer a linha alternativa, vai curtir a proposta millennial do O'Vibe Hostel & Arts ou a localização, em pleno centro histórico, do Hotel della Luna (antiga Pousada Portas da Amazônia).

Caso possa emendar a semana inteira, dá para combinar Belém com a Ilha do Marajó: neste caso, vá à ilha antes ou depois do feriado, no contrafluxo. (Não seria impossível combinar Marajó e Belém num feriadão de 4 dias, dois dias em cada lugar, mas não acredito que você consiga quebrar os pacotes de hospedagem das pousadas em feriado.) No Marajó, fique em Soure -- recomendo as pousadas O Canto do Francês e Casarão da Amazônia.

Providencie: nos feriados é recomendável comprar com antecedência o passeio de barco pela Baía do Guajará ao entardecer. Se você combinar com uma esticada (antes ou depois do feriado) à ilha do Marajó, compre com antecedência a passagem na ancha Expresso Golfinho, a única que vai a Soure (tel. 91 98166-8297). A alternativa à lancha direta a Soure é o catamarã da Banav (tel. 91 3269-4494), que leva em 1h30 até Camará -- de lá você continua de van até Salvaterra (1h) e ainda atravessa o rio para chegar a Soure.

Belo Horizonte

Edifício Niemeyer e Pampulha

Feriadões são perfeitos para curtir Belo Horizonte. Os hotéis têm tarifas amigáveis, o trânsito flui melhor e você aproveita a viagem desde o primeiro instante -- quer dizer, desde o primeiro instante depois de vencer os 60 a 90 minutos que separam o aeroporto de Confins da área central da cidade.

A cidade tem atrações suficientes para três dias. Mercado Central e Museu de Artes e Ofícios num dia, os museus da Praça da Liberdade (CCBB, Memorial de Minas e Museu das Minas e do Metal) no outro, e um terceiro dia dedicado à Pampulha (sábado, domingo e feriado faça o Pampulha Retrô Tour).

Se não quiser ficar só na cidade, dá para fazer bate-voltas a Inhotim, que já reabriu, e a Ouro Preto. Se puder emendar e fazer uma viagem de uma semana, veja este roteiro de BH, Ouro Preto, Inhotim e Tiradentes na mesma viagem.

Se você conseguir uma passagem muito barata, de repente pode cometer a extravagância de se hospedar no novíssimo Fasano Belo Horizonte, que fica no coração da muvuca chic de Lourdes. Para manter a pegada econômica e ainda assim ficar às portas de Lourdes, reserve o básico San Diego Suites. Numa categoria mais confortável estão o Quality Belo Horizonte Lourdes, uma quadra adiante, e o Promenade BH Platinum, um nadinha mais distante, mas que tem o bônus de ser vizinho do Diamond Mall.

Fora da área glamurosa do bairro, dois hotéis têm localização estratégica entre o miolo de Lourdes (a menos de 10 minutos a pé) e o Mercado Central: o Ibis Budget Minascentro e o Ibis Styles Minascentro.

Na Savassi, também próximo de restaurantes e bares, o e-Suites Savassi Toscanini tem uma excepcional relação conforto x preço. E o Holiday Inn Belo Horizonte Savassi, da leva de hotéis construídos para a Copa, tem a vantagem de ser o ponto da van da Belvitur para Inhotim (saídas garantidas 4ª, sábado, domingo e feriado; nos outros dias, condicionado a um mínimo de passageiros -- reserve aqui).

Bento Gonçalves

Feriadões 2019: Bento Gonçalves

Enquanto a vizinha Gramado precisa de no mínimo um feriadão de 4 dias para ser explorada numa primeira viagem (e mesmo assim ainda vai faltar tempo...), Bento Gonçalves cabe confortavelmente também em feriadões de 3 dias, até para quem precisa se deslocar de cidades sem vôos diretos a Porto Alegre.

A maior atração de Bento Gonçalves são suas vinícolas, situadas em dois pontos separados pela área urbana da cidade. No Vale dos Vinhedos estão vinícolas como a Miolo (a preferida dos passeios em grupo; visitas guiadas diárias, veja horários aqui), a Casa Valduga (a mais completa, com parada nos vinhedos antes do circuito das caves; visitas diárias, veja horários aqui) e a vinícola-boutique Almaúnica (visitas guiadas em quatro horários de segunda a sábado; degustações sem visita diariamente -- veja horários aqui).

Na zona rural de Pinto Bandeira -- um antigo distrito, hoje emancipado -- encontram-se a impecável Cave Geisse, que deslanchou a valorização internacional dos espumantes brasileiros (visitas diárias; para reservar, use o formulário no site), a elegante Don Giovanni (visitas e degustações diariamente; veja horários aqui) e a familiar Valmarino (degustações diárias; confirme horários pelo tel. 54 3452-2135).

A atração mais disputada, porém, é o passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa (ou na direção contrária) -- um trajeto de 90 minutos com direito a ótimos esquetes que se revezam entre os vagões, e uma parada para tomar espumante na estação de Garibaldi. O passeio inclui uma visita ao parque temático Epopéia Italiana (onde é contada a história da imigração italiana na Serra com um pavoroso sotaque Terra Nostra) e o transporte de ônibus entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa na ida ou na volta do passeio de trem. Para conseguir comprar apenas o passeio de Maria Fumaça (com o complemento indissociável da Epopéia Italiana), reserve o quanto antes, pelo tel. (54) 3455-2788 ou online.

Finalmente, a atração mais original é o circuito dos Caminhos de Pedra, em que cada parada funciona como um showroom de alguma tradição da Serra: tem a Casa do Tomate, a Casa da Ovelha & Parque da Ovelha, a Casa da Erva-Mate, a Casa da Tecelagem... Muitos restaurantes, funcionando em casas históricas, abrem para almoço; meu preferido (justamente por fugir ao esquema rodízio) é a Casa Vanni (tel. 54 3455-6383; chegue ao meio-dia para não pegar fila).

Num feriado de 4 dias terminando num domingo (Corpus Christi, em 2019), tente passar o domingo em Porto Alegre (pegue o city-tour da Linha Turismo, visite a Fundação Iberê Camargo -- e, se for domingo, não perca o Brique da Redenção).

Em Bento, estando de carro, o lugar mais conveniente para se hospedar é o Vale dos Vinhedos -- não só pelas atrações diurnas, mas também porque muitos restaurantes abrem à noite. Por ali, o Vila Michelon está na entrada do circuito (e portanto mais próximo da cidade); o Spa do Vinho força a barra para parecer clássico mas não deixa de ser interessante; a pousada Borghetto Sant'Anna tem vistas deslumbrantes para o vale.

No centro da cidade, o Dall'Onder Grande Hotel está na rua do agito noturno, com restaurantes e bares à porta. Os dois hotéis mais novos e confortáveis do centro, o o Laghetto Viverone e o Dall'Onder Vittoria estão próximos a um shopping inexpressivo; há pouco o que fazer a pé nos arredores.

Nos Caminhos de Pedra, a pequena Pousada Cantelli oferece a experiência de se hospedar numa casa centenária de pedra. Mais adiante, em Pinto Bandeira, a Don Giovanni é a mais charmosa das pousadas de vinícolas.

Para a noite em Porto Alegre, o mais bacana é se hospedar no bairro dos Moinhos de Vento -- considere o Laghetto Viverone Moinhos, o Quality Porto Alegre (em frente ao Parcão), o Master Cosmopolitan, o Ibis Moinhos de Vento, ou, se o orçamento estiver folgado, o Sheraton Porto Alegre.

Providencie: se você vem de São Paulo e os preços não estiverem exorbitantes, prefira os vôos diretos da Gol de Congonhas a Caxias do Sul, que está a apenas 45 minutos de estrada de Bento Gonçalves (contra 2 horas de Porto Alegre). O vôo da manhã sai de São Paulo às 9h e chega em Caxias às 10h30 (não opera no domingo); o vôo da tarde volta de Caxias às 19h10 e chega em São Paulo às 20h30 (não opera no sábado). De outras cidades, venha por Porto Alegre. O melhor é alugar um carro, para sair motorizado tanto de quanto de Caxias do Sul quanto de Porto Alegre. Faça sua reserva para o passeio da Maria Fumaça (online ou ligue para 54 3455-2788), para visitar a Cave Geisse e para jantar no Valle Rustico, o melhor restaurante da região (tel. 54 3067-1163).

Brasília

Feriadões 2019: Brasília

Aquele feriadão em que as passagens estão caras para todo lugar ou você não está com paciência para pegar estrada: esta é a ocasião perfeita para você finalmente bater o martelo naquela viagem a Brasília que de vez em quando passa pela sua cabeça. O quê? Nunca passou pela sua cabeça viajar a Brasília? Pois saiba que a capital federal é a mais bem-preservada de nossas cidades históricas -- e cabe perfeitamente em qualquer feriado (spoiler: em fins de semana também). Todas as capitais têm vôos diretos a Brasília, e nos feriados sempre aparecem ofertas. Aproveite para visitar os cartões-postais por dentro: as visitas guiadas acontecem até no Carnaval. Congresso Nacional e Itamaraty oferecem visitas diariamente; o Palácio do Planalto pode ser visitados no domingo (mas o Palácio da Alvorada, só na 4ª feira). No fim de semana também saem os passeios pelo Lago Paranoá do catamarã Mar de Brasília. Estando de carro (ou negociando com um taxista), não deixe de visitar o Catetinho, o palácio de madeira onde Juscelino Kubitschek morou durante a construção da capital. (Leia sobre esses passeios no post 10 passeios capitais). Não deixe de passear por uma superquadra -- a 308 Sul, histórica e preservada, tem como bônus a Igrejinha de Nossa Senhora Conceição com azulejos de Athos Bulcão. Querendo passar um dia na natureza, compre o passeio da Chapada Imperial, uma reserva particular a 50 km da cidade (vá de carro).

Num feriado, o ideal é aproveitar as tarifas mais camaradas dos hotéis junto ao Lago Sul. O complexo Royal Tulip/Golden Tulip é praticamente um resort à beira-lago; o Brasília Palace é original da década de 60 (enxutíssimo).

No setor hoteleiro (no Eixo Monumental, dos dois lados da Torre de TV), aproveite os hotéis mais novos, construídos para a Copa -- como o Fusion HPlus Express, o Windsor Brasília e o Athos Bulcão Hplus Executive.

Providencie: vale a pena alugar um carro, não só porque as distâncias são grandes, como também para experimentar dirigir numa cidade totalmente fora do convencional.

Buenos Aires

Feriadões 2019: Buenos Aires

Com vôos diretos diários de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, Buenos Aires é a alternativa mais à mão para internacionalizar qualquer um dos feriadões 2019.

Num feriado de 3 dias você tem tempo para fazer o basicão (Caminito, Centro, Puerto Madero, Teatro Colón, Recoleta), o circuito dos parques (incluindo o museu Malba), a Feira de San Telmo no domingo (que acontece sempre, mesmo se for Natal, Ano Novo, Páscoa ou Carnaval), aproveitar as lojas de Palermo Soho, os outlets (pontas de estoque) de Villa Crespo e os restaurantes de Palermo Hollywood.

Num feriado de 4 dias dá para dar fazer um bate-volta a Colonia del Sacramento, a cidade colonial portuguesa do Uruguai, ou mesmo a Montevidéu, usando o barco rápido Francisco.

Desde janeiro de 2017 vigora a lei que isenta o visitante estrangeiro de 21% de IVA (o ICMS deles) ao pagar por hospedagem com cartão de crédito emitido fora da Argentina. Recomendo os Dazzler, que são modernos na medida, e têm ótima relação custo x benefício -- o Dazzler Recoleta fica perto da novíssima estação de metrô da Recoleta, e o Dazzler Palermo está no eixo gastronômico de Palermo Hollywood (e na divisa com Palermo Soho). Da mesma rede, a bandeira Esplendor oferece um ambiente mais 'boutique'; o Esplendor Palermo Hollywood está localizado no pólo de restaurantes do seu lado do bairro, enquanto o Esplendor Palermo Soho está ligeiramente fora da muvuca do outro lado. Veja mais opções nos nossos dossiês atualizados de hospedagem na Recoleta e nos Palermos Soho & Hollywood.

Providencie: ingresso para o Teatro Colón (visita guiada e/ou concerto), passagens para bate-voltas a Colonia ou Montevidéu (na hora pode não haver lugar).

Curitiba

Feriadões 2019: Curitiba

Curitiba é a mais turística das capitais que não têm praia. Seu elenco de parques -- cada um com uma atração especial -- está aberto todos os dias do ano, e é visitável com facilidade graças à Linha Turismo, o melhor ônibus hop-on hop-off do Brasil. O Museu Oscar Niemeyer é tão interessante por dentro quanto é por fora. E um circuito de feiras oferece programas para vários dias da semana. Nos feriados de 4 dias, dá para pensar em fazer o passeio de trem pela Serra da Graciosa até Morretes ou fazer um bate-volta ao parque estadual de Vila Velha.

A localização mais feliz para aproveitar Curitiba é no charmoso bairro do Batel, que está perto do centro. Se puder, cacife o Nomaa, adorável hotel-butique no coração do Batel Soho (o ponto mais chic do bairro). O Quality Curitiba é vizinho à Praça da Espanha (onde se realiza uma feira de antigüidades no sábado); o Transamérica Prime Batel Curitiba tem ótimos serviço e instalações um pouco datadas; o Full Jazz by Slaviero oferece design moderninho a preços encaráveis, e o Ibis Batel garante economia com boa localização.

Providencie: passagens para o passeio de trem a Morretes; nos feriados a procura é enorme.

Foz do Iguaçu

Feriadões 2019: Foz do Iguaçu

Nosso principal cartão-postal natural, Foz do Iguaçu é idealmente visitada em feriados de 4 dias, mas dá para encaixar em 3, sim -- caso você consiga voar na véspera do feriadão (o que é mais fácil nas cidades que têm vôos diretos a Foz -- São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília). Com três dias, separe um para visitar o lado brasileiro das Cataratas e o Parque das Aves; outro dia para ir ao lado argentino; e o terceiro dia para Itaipu (compre ingressos com antecedência) e Templo Budista. Encerre qualquer um desses dias no Marco das 3 Fronteiras. Com 4 dias, dá para dedicar mais um dia ao lado argentino do parque (recomendo!!!) ou fazer compras no Paraguai (acho um programa furado, mas você é que manda). Veja mais idéias de passeios em Foz clicando aqui.

Para se hospedar no miolinho mais animado do centro de Foz, escolha entre o Viale Tower e o Ibis Foz do Iguaçu. O Tarobá é a melhor opção perto do terminal de transporte urbano (de onde saem ônibus para o parque e para Itaipu; nas ruas adjacentes você pega ônibus para a Argentina e o Paraguai), mas o Nadai é mais confortável e não fica longe do terminal, não. Com crianças, o resort Mabu é uma ótima escolha, por causa do seu parque de piscinas termais (incluindo uma com ondas) e dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Para lua de mel e viagens românticas em geral, o Belmond Hotel das Cataratas, dentro do parque brasileiro, é nota 11. No departamento hostels, o mais interessante é o Tetris, com estrutura de containers e bem-localizado perto de bares e restaurantes bacaninhas (os ônibus para o parque brasileiro e para a Argentina passam em frente).

Rio de Janeiro

Feriadões 2019: Rio de Janeiro

Não descarte o Rio de Janeiro só pelo que você vê no Jornal Nacional. O turista, que não precisa atravessar túneis todos os dias nem mandar as crianças para a escola, está hoje mais seguro do que antes da Olimpíada. A combinação do metrô (expandido até a Barra) com o novo bonde VLT leva à maioria dos lugares aonde você quer ir (e sem passar por nenhum túnel). Para os outros lugares, há o Uber e táxis de aplicativo, que acabaram com a enrolação dos motoristas e baratearam as corridas na Zona Oeste (Barra e além). O Boulevard Olímpico acrescentou novas atrações de primeira grandeza (o AquaRio e o Museu do Amanhã, e abriu caminho para visitar atrações antigas do Centro, com toda a segurança. Fechando o pacote de oportunidades, as diárias de hotéis estão iguais ou mais em conta do que há 5 anos. Novos restaurantes não param de abrir, a maioria oferecendo preços bem mais simpáticos do que pré-Olimpíada. E a programação de teatro e shows é a mais rica do Brasil -- com ingressos normalmente fáceis de conseguir, a preços sensivelmente menores que em São Paulo.

A melhor estratégia para se hospedar no Rio é ficar perto de uma estação de metrô. Em Ipanema, o renovado Ipanema Inn e o (ainda) novo El Misti Ipanema, com quartos coletivos e privativos, deixam você no melhor trecho da praia e a uma quadra da estação Nossa Senhora da Paz. Em Copacabana, o Best Western Plus Copacabana Design ainda está praticamente zero-quilômetro e fica exatamente em frente à estação Cardeal Arcoverde. Também em Copa, o Ibis Copacabana Posto 5, também da safra olímpica, está a meia quadra da estação Cantagalo. Em Botafogo, o básico-moderninho Zii Botafogo está na cara da estação Botafogo (acesso São Clemente). O Largo do Machado, que tem metrô e é ponto de partida para as vans oficiais do Cristo Redentor, ganhou vários hotéis novos que competem na faixa mais em conta (diárias abaixo de R$ 250). Considere os quartos privativos do charmoso hostel Villa 25 ou aproveite os preços camaradas do Petit Rio tem um quê de design e custaria o dobro na Zona Sul.

Se você mora em São Paulo ou qualquer lugar de onde dê para vir de carro próprio ao Rio, vale a pena aproveitar as superofertas da Barra da Tijuca e Recreio -- e aproveitar o feriado para curtir as excelentes praias da Zona Oeste (Reserva, Macumba, Prainha, Grumari); os restaurantes de Vargem Grande e Barra de Guaratiba e dos shoppings Rio Design Barra, Village Mall e Vogue Square as mega-casas de shows (Km de Vantagens Hall, Jeunesse Arena); e atrações peculiares da Zona Oeste, como a ilha da Gigóia e a chácara de Burle Marx. Na hora de visitar as atrações do Centro e da Zona Sul, deixe o carro perto da estação Jardim Oceânico e vá de metrô.

Nos feriados, sem o público corporativo, você deve encontrar tarifas em conta até em hotéis estalando de novos e bem localizados. O Ibis está no cantinho da Praia do Pepê, a 5 minutos a pé dos quiosques de praia mais charmosos do Rio. Windsor Marapendi, Novotel e Laghetto Stilo Barra também são novidades à beira-mar. O Grand Hyatt é um resort de luxo a preços plebeus (e na divisa da praia semi-selvagem da Reserva), e o Blue Tree Premium Design deixa você pertinho do ambiente surf da Praia da Macumba. Se você se dispuser a se hospedar longe da praia (e estando de carro é tranqüilo), vai encontrar tarifas simpáticas no Vogue Square Fashion by Lenny Niemeyer (no shopping gastronômico Vogue Square) e no Venit (junto ao Parque Olímpico).

Caso você viaje com o objetivo de se dedicar às novas atrações do Centro, minha recomendação é o Selena Rio, que está a meio caminho entre os Arcos da Lapa (muvuca de bares, shows no Circo Voador) e as estações Cinelândia tanto do VLT (para o Boulevard Olímpico) quanto do metrô (para ir à praia e à Zona Sul).

Veja nossos guias completos de onde ficar, onde comer e o que fazer no Rio de Janeiro.

Providencie: os ingressos para o AquaRio e para o Museu do Amanhã (visitas com hora marcada; compre com alguns dias de antecedência); Cristo Redentor (embarque com hora marcada; compre pela internet para o próprio dia, quando tiver certeza de que o tempo estará bom) e Pão de Açúcar (dá para comprar com algumas horas de antecedência, só para não pegar a fila da bilheteria). Veja a programação cultural (e compre ingressos) dando um rolê pelos sites Ingresso Rápido, Tudus e Eventim.

São Paulo

Feriadões 2019: São Paulo

O melhor momento para curtir São Paulo é em feriados: a cidade fica mais gentil e perfeitamente navegável. Com trânsito fluido, as corridas de táxi ficam menos caras, e o transporte público se torna mais civilizado. O comércio sempre abre e a programação cultural (shows, peças de teatro) só deixa o visitante na mão no Carnaval e entre Natal e Réveillon. Sem os viajantes a negócio, os hotéis baixam significativamente as tarifas nos feriados.

Minha melhor dica é se hospedar na região da av. Paulista, entre Consolação e Augusta. Ali você estará bem posicionado para usufruir do melhor de São Paulo a pé (Masp, Instituto Moreira Salles, Japan House, lojas e restaurantes nos Jardins, muvuca noturna do Baixo Augusta), em corridas curtas de táxi (ao Museu do Futebol, ao Beco do Batman e Vila Madalena, para voltar dos Jardins sem subir ladeira, ao Mercado Municipal, ao Ibirapuera, ao Eataly e, com crianças, ao Catavento Cultural), de metrô (ao Centro, à Pinacoteca, à Liberdade e, com crianças, ao Aquário, Parque da Mônica e Zoo Safári) e de ônibus, usando o excelente corredor Consolação-Rebouças (ao Centro cheio de novidades, à Feira da Benedito Calixto e, com crianças, ao parque Kidzania).

Bons hotéis na região da Paulista entre Consolação e Augusta: Ibis São Paulo Paulista, Tryp São Paulo Paulista, Transamérica Executive Bela Cintra, Quality Suites Bela Cintra e Meliá Paulista.

O feriado mais movimentado de São Paulo é Corpus Christi, quando se realiza a Parada Gay (em 2019, domingo dia 23 de junho). Caso queira ficar fora da muvuca (que acontece justamente na av. Paulista), sugiro hospedar-se em Higienópolis (no Tryp Higienópolis ou Transamérica Higienópolis) ou nos Jardins (no WZ Jardins, Transamérica Ópera ou Quality Suites Oscar Freire. Mas se a idéia for ficar no olho do furacão, então o Ibis Budget Frei Caneca deixa você na rua mais gay de São Paulo.

Providencie: ingressos para shows e peças de teatro em Compre Ingressos, Ingresso Rápido (teatro | shows) Tickets4fun e Tudus.

Proclamação da República

S.O.S. Feriadões 2019

Bento Gonçalves - Rio de Janeiro - Maragogi

  • Véspera de feriado: quinta 14 de novembro
  • Feriadão: sexta 15 a domingo 17 de novembro

É o único feriado realmente nacional do 2º semestre (e pode virar um superferiadão, se emendado com a Consciência Negra).

15 de novembro no Brasil

Confira os destinos-curinga no Brasil:

Belém | Belo Horizonte | Bento Gonçalves | Brasília | Curitiba | Foz do Iguaçu | Rio de Janeiro | São Paulo

15 de novembro no Nordeste

O Nordeste inteiro estará aproveitável. Pense nas megabarracas na Praia do Futuro e no Beach Park em Fortaleza (veja onde ficar e o que fazer), nos passeios de Natal (veja onde ficar e o que fazer), na tranqüilidade de João Pessoa (veja onde ficar e o que fazer), na combinação praia + cultura do Recife -- o Recife Antigo, Oficina Brennand, Instituto Ricardo Brennand e Fundação Gilberto Freyre, Olinda -- (veja onde ficar), na beleza das praias de Maceió (conheça praia por praia -- onde se hospedar nelas), em zanzar por Sergipe a partir de Aracaju, em curtir a Salvador que você ficou com vontade de rever desde 'O Segundo Sol'.

Fora da praia, pense no Xingó (voe a Aracaju, é mais perto).

Piscinas naturais: vai ter!. A lua cheia entra no dia 12 de novembro, e nos dias 15 e 16 ainda vai render visitas proveitosas às piscinas naturais -- veja como usar a tábua das marés). Aproveite para agendar passeios a Maracajaú e Perobas em Natal, às piscinas do Seixas, do Picãozinho e à ilha de Areia Vermelha em João Pessoa; a Porto de Galinhas; a Maragogi; a Paripueira, perto de Maceió; a Moreré, em Boipeba; e a Taipu de Fora, na Península de Maraú.

15 de novembro no Sudeste

O tempo bom não é garantido, então é melhor escolher a serra em vez da praia. Considere Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Gonçalves, Monte Verde, Cunha, Petrópolis, Visconde de Mauá, e os destinos de turismo-aventura Brotas e Socorro.

Se for a Minas Gerais, leve o guarda-chuva. Em Belo Horizonte você visita as principais atrações da cidade e ainda pode fazer um bate-volta: a Inhotim ou a Ouro Preto. Tiradentes é longe para o bate-volta, mas vale uma viagem exclusiva.

15 de novembro no Sul

Feriadões 2019: Gramado

3 dias é pouco tempo para ir a Gramado, mas se você não tiver outra oportunidade, esta é a sua chance de viajar para lá durante a temporada do Natal Luz? Compre os ingressos para os espetáculos com antecedência (eu publico o link aqui quando sair). Veja onde ficar, o que fazer e como chegar).

A primavera em Santa Catarina é uma incógnita em temos de clima. Mas se você só quer levar as crianças ao Beto Carrero World, vale arriscar. Recomendo voar a Navegantes (não a Floripa!) e hospedar-se em Balneário Camboriú. Tire um dia para ir a Blumenau e Pomerode.

15 de Novembro no Exterior

Confira o destino-curinga no Exterior: Buenos Aires

Leia sobre Buenos Aires nos destinos-curinga.

15 de Novembro no Uruguai

Montevidéu cabe direitinho num feriado de 3 dias. Dá tempo de destrinchar a cidade e fazer um bate-volta a Punta del Este. Saiba onde ficar e o que fazer em Montevidéu.

15 de novembro + Consciência Negra

Feriadões 2019: superferiadão de novembro

Bonito - Atacama - Praia do Patacho (AL)

  • Véspera de feriado: quinta 14 de novembro
  • Feriadão: sexta 15 a quarta 20 de novembro

20 de novembro não é um feriado nacional. Comemoram o Dia da Consciência Negra com feriado os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. É feriado municipal em outras 120 cidades do país -- uma centena delas no estado de São Paulo (incluindo a capital). Outras capitais que fazem feriado em 20 de novembro são Florianópolis, Goiânia e João Pessoa. Não há feriado na Bahia, no Ceará, em Pernambuco ou no Distrito Federal. Veja a lista completa aqui.

Os destinos indicados são, evidentemente, os mesmos do feriado de 15 de Novembro. Veja aqui.

Eu sei, eu sei, esse é um feriadão para poucos. Além de morar numa cidade em que 20 de novembor é feriado, você precisa ter prestígio suficiente (ou, vá lá, um esquema flexível de horários) para enforcar a segunda e a terça depois do feriadão de 15 de novembro, que cai na sexta. Se no seu trabalho houver esquema de plantão, vale a pena cobrir outros feriadões para ter este livre para emendar. Caso consiga, você vai ter seis dias limpos para fazer viagens que, em feriados de 4 dias, ficam corridas ou inviáveis.

Superferiadão no Brasil

Confira os destinos-curinga no Brasil:

Belém | Belo Horizonte | Bento Gonçalves | Brasília | Curitiba | Foz do Iguaçu | Rio de Janeiro | São Paulo

No superferiadão continuam valendo todos os destinos indicados para 15 de novembro, em viagens mais descansadas. E ainda considerar estas:

Feriadões 2019: Bonito

Bonito

Com 6 dias, é possível ir a Bonito com tempo de fazer todos os passeios que importam (saiba como chegar, onde ficar e como reservar os passeios).

No Pará, dá para repartir a viagem meio a meio entre Belém e Marajó, ou então entre Belém e Alter do Chão (voe a Santarém via Brasília, volte por Belém).

O feriadaço também permite ir a um paraíso que, por demandar um dia para ir e outro para voltar, não é 'factível' num feriado comum: a ilha de Boipeba, na Bahia.

Quem puder superemendar esse feriado vai ter a chance de ir a Jericoacoara do jeito que quiser -- nos vôos diretos ou via Fortaleza + trânsfer.

Seis dias sem fazer nada numa superpousada da Rota Ecológica/Milagres, em Alagoas, valem por férias antes do Natal. Não é a minha época favorita para Fernando de Noronha (o mar já estará agitado), mas o número de dias para viajar para lá é perfeito.

Juntando os dois feriados, você vai visitar Gramado em pleno Natal Luz, e com tempo suficiente para destrinchar todas as atrações. Veja onde ficar, o que fazer e como chegar).

6 dias também é um tempo suficiente para fazer uma viagem sem stress a Alter do Chão, que já vai estar com todas as praias à mostra.

Superferiadão no Exterior

Confira o destino-curinga no Exterior: Buenos Aires

Feriadões 2019: Atacama

Atacama

Aquela viagem ao Atacama cabe neste feriadaço.

Feriadões 2019: El Calafate

El Calafate

Outra escapada impossível de fazer num feriado comum já fica viável: El Calafate, por que não? (Dá inclusive para passar um dia em Buenos Aires na ida para resolver câmbio e evitar uma conexão desconfortável.)

Com 6 dias, fica confortabilíssimo ir a Mendoza, aproveitando os aproveitando os vôos diretos da Latam a Mendoza, saindo de São Paulo. A ida é na sexta, a volta é no terça.

Natal

Feriadões 2019: Natal na Alemanha

Munique

  • Feriados: terça 24 e quarta 25 de dezembro
  • Véspera de feriadão: sexta 20 de dezembro
  • Feriadão: sábado 21 a quarta 25 de dezembro

Se você consegue enforcar a segunda dia 23, o Natal vai ser um belo feriadão de 5 dias.

Ao considerar passar a noite de Natal fora de casa, leve em conta tudo aquilo de que você está abrindo mão: a grande reunião de família, a árvore de Natal, a criançada rasgando papel de presente e experimentando os brinquedos novos no chão da sala. Nada disso costuma ser replicável numa viagem. Se você vai para um resort ou uma boa pousada de praia, pelo menos terá a certeza de uma ceia bem montada. No entanto, caso você decida passar a noite de Natal numa cidade grande (tanto no Brasil quanto no exterior), saiba que, além de provavelmente não ser oferecida nenhuma ceia no seu hotel, vai ser difícil conseguir encontrar restaurantes abertos para jantar no dia 24 (os Estados Unidos são a exceção, porque lá grande a refeição de Natal é no almoço do dia 25). Note que eu disse "jantar", nem cogitei "ceia".

Por isso, antes de viajar, entre em contato com o hotel para saber o que eles costumam recomendar para os hóspedes na noite de 24. A minha fórmula, que vale tanto para o Natal quanto para o Réveillon, é passar de manhã em mercados finos e fazer compras de comidinhas bacanas para montar uma ceia pique-nique no quarto do hotel. Uma videochamada pelo Skype, Facetime ou Whatsapp permite se conectar à família que não viajou.

Natal no Brasil

Confira os destinos-curinga no Brasil:

Belém | Belo Horizonte | Bento Gonçalves | Brasília | Curitiba | Foz do Iguaçu | Rio de Janeiro | São Paulo

Se você for aproveitar as férias das crianças e/ou o recesso no trabalho para uma viagem mais longa, saiba que viajar no Natal pelo Brasil é um ótimo negócio: a hospedagem é sempre bem mais em conta que o Réveillon, e em muitos casos mais barata do que a primeira quinzena de janeiro.

Natal no Nordeste

Feriadões 2019: resorts

Tivoli (Praia do Forte), Jatiúca (Maceió), La Torre (Porto Seguro)

O tempo mais firme nesta época do ano, é, novamente, no Nordeste.

Dê uma olhadinha na nossa lista de melhores resorts de praia em 17 quesitos.

Para gastar menos do que em resorts (ou em pousada de luxo de vilarejos de praia), escolha uma das capitais nordestinas: Fortaleza (veja onde ficar e o que fazer), Natal (veja onde ficar e o que fazer), João Pessoa (veja onde ficar e o que fazer), Recife (veja onde ficar), Maceió (conheça praia por praia), Aracaju e Salvador.

Hospedar-se nos vilarejos de praia vai ser sensivelmente menos caro do que na semana do Réveillon.

É uma boa ir para ir a Barra Grande do Piauí (6 horas de Teresina, ou vôos diretos aos sábados a Parnaíba, via Campinas), Jericoacoara (dá para ir por Fortaleza + trânsfer de 5 a 7 horas ou pelo por vôos diretos de São Paulo, Campinas, Recife e Belo Horizonte), Flexeiras (2h30 de Fortaleza), Canoa Quebrada (2h30 de Fortaleza), Galinhos (3 horas de Natal), Gostoso (2h do aeroporto de Natal), Pipa (2h30 dos aeroportos de Natal ou João Pessoa), Porto de Galinhas (1 hora do Recife), Praia dos Carneiros (1h30 de Recife), Maragogi (3 horas de Recife ou Maceió), Milagres/Rota Ecológica (2h30 de Maceió), Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe (entre 1h e 1h30 do aeroporto de Salvador), Morro de São Paulo (2h de Salvador, 4h do aeroporto de Salvador, 30 minutos do aeroporto de Valença), Boipeba (5h de Salvador, 7h do aeroporto de Salvador, 1h30 do aeroporto de Valença), Barra Grande & Maraú (2h45 de Ilhéus), Santo André (1h30 de Porto Seguro), Porto Seguro, Arraial d'Ajuda (30 min. de Porto Seguro), Trancoso (1h30 de Porto Seguro), Espelho (2h30 de Porto Seguro), Caraíva (3h30 de Porto Seguro), Corumbau (4h de Porto Seguro).

Se tem vontade de ir a Fernando de Noronha, vá sabendo que a época é boa para surf, não para mergulho.

Piscinas naturais: só no fim do feriado. A lua cheia entra na quinta dia 26. Nos dias 24 e 25 vai dar para fazer passeios satisfatórios (dia 25 melhor que 24).

Natal em Curitiba e em Gramado

À procura de espírito natalino no Natal?

O destino-curinga Curitiba tem uma Casa do Papai Noel (na vizinha São José dos Pinhais) e uma extensa programação natalina (o evento mais bonito, que é a apresentação do coral natalino no edifício Palácio Avenida, infelizmente só acontece nos três primeiros fins de semana de dezembro). Veja onde ficar em Curitiba aqui.

Feriadões 2019: Gramado

Gramado

Mas apesar de Curitiba se intitular "a capital do Natal", na vida real o título pertence a Gramado, que se reveste de uma magia disneyana durante o Natal Luz (que vai de 24 de outubro a 12 de janeiro de 2020). Veja onde ficar, o que fazer e como chegar

Natal no Exterior

Veja relatos de leitores que passaram o Natal em viagem aqui.

Natal na Alemanha

As viagens mais fofas de Natal são para os países de cultura germânica, onde durante todo o mês de dezembro (mas só até o dia 23, na maioria das cidades) se realizam mercados natalinos que se tornam o epicentro da vida social tão logo termina o expediente. Um grande destino para uma viagem em família é Munique, de onde é possível fazer vários bate-voltas (veja onde ficar).

Se você vai ao Reino Unido, atenção: não há transporte público (incluindo trens) em todo o país no dia 25 de dezembro (e no dia 26, 'Boxing Day', muitas atrações ainda vão estar fechadas.

Natal nos Estados Unidos

Para nós brasileiros, a vantagem de passar o Natal nos Estados Unidos é que a véspera de Natal é uma noite normal, com todos os restaurantes abertos. Faça sua reserva online com alguns dias de antecedência (veja como usar o site gratuito Opentable) e você não corre o risco de passar o Natal sem alguma comemoração. (O Natal dos americanos é comemorado no almoço do dia 25.)

Apesar do frio, é uma época encantadora para ir a Nova York (veja onde ficar e o que fazer).

Em Orlando (veja onde ficar), onde a temperatura é amena (os dias mais frios são como os do inverno de São Paulo), os parques capricham no espírito natalino (veja como é o Natal na Disney e o Natal no complexo Universal).

Natal na América do Sul

Se não quer enfrentar nenhum problema de atrações ou restaurantes fechados por causa de feriado, programe uma viagem a um destino 100% turístico -- como El Calafate, Ushuaia, Atacama ou Punta del Este.

Réveillon

Feriadões 2019: Réveillon no Rio

Copacabana

  • Feriados: terça 31 de dezembro e quarta 1º de janeiro
  • Véspera de feriadão: sexta 27 de dezembro
  • Feriadão: sábado 28 de dezembro a quarta 1º e janeiro

É o feriado mais importante do Brasil. Na minha opinião, é o feriado religioso mais importante do Brasil: existem brasileiros que não acreditam em Deus, mas não conheço brasileiro que não faça fé no Réveillon. Não é por outro motivo que os preços de hospedagem na praia na virada do ano vão à estratosfera.

Destinos a evitar no Réveillon

Se você está pensando em ir a Buenos Aires na virada do ano, saiba que estará bastante quente e que a festa é bem chocha. Na noite do Réveillon não há táxis (comemore num show de tango com transporte incluído).

Se for para a Europa, não faça da noite do Réveillon a principal motivação da sua viagem. É apenas uma noite de festa, não tem o encanto do Réveillon no Brasil.

Réveillon no Brasil

Confira os destinos-curinga no Brasil:

Belém | Belo Horizonte | Bento Gonçalves | Brasília | Curitiba | Foz do Iguaçu | Rio de Janeiro | São Paulo

Réveillon no Rio de Janeiro

Assim como todo muçulmano tem que uma vez na vida fazer a peregrinação a Meca, o brasileiro precisa uma vez na vida virar o ano nas areias de Copacabana.

Se você quer passar a meia-noite em Copa, hospede-se no próprio bairro. O trânsito é bloqueado no começo da tarde, e só pode usar o metrô quem compra um cartão especial, que é vendido apenas presencialmente, e que pode esgotar antes do dia 31. Para conseguir tarifas encaráveis de hotel, procure a duas ou três quadras da praia, que os preços melhoram. Airbnb também é uma excelente saída -- sobretudo quando você aluga apenas um quarto num apartamento com anfitrião.

Mantenha distância do palcos dos shows -- é nas aglomerações que agem os mãos-leves. Se quiser uma dose extra de segurança, reserve uma mesa no quiosque do calçadão mais próximo do seu caminho entre o hotel e a praia. (Eu já passei sete Réveillons na areia -- inclusive os dois últimos --, sempre longe do palco, no Posto 6, e nunca me aconteceu nada.) Eu escrevi um texto sobre passar a virada no Rio: Onde mora o Réveillon.

Réveillon no Nordeste

Viaje na Viagem 12 anos - Maragogi

Como acontece desde meados do segundo semestre, o Nordeste é a região com tempo mais firme no Réveillon.

A melhor relação custo x benefício está nas capitais, onde as diárias não sobem tanto quanto nos vilarejos badalados ou nos resorts. A que costuma oferecer as maiores pechinchas é Salvador, onde os preços só enlouquecem no Carnaval. Dê uma olhada nas passagens e nas diárias de Fortaleza (veja onde ficar e o que fazer), Natal (veja onde ficar e o que fazer), João Pessoa (veja onde ficar e o que fazer), Recife (veja onde ficar), Maceió (conheça praia por praia) e Aracaju. Acrescente também Vitória, que não está no Nordeste mas tem tempo firme nesta época (e diárias camaradas, também).

Os resorts são a opção nº 1 das famílias com crianças, e com razão. Este dossiê dos melhores resorts de praia em 17 quesitos vai ajudar você a escolher o seu.

Apesar de bastante inflacionados nesta época, os vilarejos de praia ficam lotados. Barra Grande do Piauí atrai kitesurfistas e um pessoal descolado (6 horas de Teresina, ou vôos diretos aos sábados a Parnaíba, via Recife). Jericoacoara perdeu a aura ecológica e se tornou um destino de agito (dá para ir por Fortaleza + trânsfer de 5 a 7 horas ou por vôs diretos de Campinas, São Paulo, Recife e Belo Horizonte). Flexeiras (2h30 de Fortaleza para o oeste), reúne um povo cool do Ceará, enquanto Canoa Quebrada (2h30 de Fortaleza para o leste) tem animação e bons preços. Galinhos (3 horas de Natal) é garantia de sossego em pleno Réveillon; Gostoso (2h do aeroporto de Natal) tem kitesurf e hype. Pipa (2h30 dos aeroportos de Natal ou João Pessoa) tem animação garantidíssima. Fernando de Noronha (1 hora de vôo do Recife ou de Natal) tem o Réveillon mais caro do Brasil; vá pela festa ou pelo surf, mas saiba que não vai encontrar as praias calminhas como nos cartões-postais. Porto de Galinhas (1 hora do Recife) é uma das praias mais procuradas por famílias. A Praia dos Carneiros (1h30 de Recife) vai ter pontos sossegados, mas será invadida diariamente por visitantes de Porto de Galinhas e do Recife. Maragogi (3 horas de Recife ou Maceió) tem resorts e piscinas naturais; Milagres/Rota Ecológica (2h30 de Maceió), pousadas charmosas e baixa densidade demográfica à beira-mar. No Litoral Norte baiano, entre 1h30 e 2h do aeroporto de Salvador, a Praia do Forte tem festa mas não não fica bagunçada; Imbassaí tem praia de rio e mar; Costa do Sauípe tem um elenco de resorts com boa relação custo x benefício. Na Costa do Dendê, Morro de São Paulo tem praias lindas e muita festa (2h de Salvador, 4h do aeroporto de Salvador, 30 minutos do aeroporto de Valença); Boipeba ainda conserva um certo quê alternativo (5h de Salvador, 7h do aeroporto de Salvador, 1h30 do aeroporto de Valença), e Barra Grande & Maraú (2h45 de Ilhéus) atraem um público mais festeiro do que o costume nesta época; Itacaré (1h de Ilhéus) tem ondas, trilhas e noite fervida. No Sul da Bahia Santo André (1h30 de Porto Seguro) é uma reserva de tranqüilidade do ladinho de Porto; Porto Seguro entra com os preços mais palatáveis da Bahia; Arraial d'Ajuda (30 min. de Porto Seguro) tem animação, charme e bons preços; Trancoso (1h30 de Porto Seguro) concentra o soçaite paulista; a Praia do Espelho (2h30 de Porto Seguro) mistura gente-fina e visitantes que vêm o dia; Caraíva (3h30 de Porto Seguro) tem noites embaladas pelo forró, e Corumbau (4h de Porto Seguro) oferece a melhor relação beleza x sossego da região.

Piscinas naturais: no início do feriado. A lua cheia entra no dia 26 de dezembro e ainda proporciona visitas proveitosas às piscinas naturais no sábado 28, domingo 29 e segunda 30 de dezembro.

Réveillon em Santa Catarina

O segredo de aproveitar o verão no litoral catarinense sem passar as férias no engarrafamento é hospedar-se direto na praia que mais pretende freqüentar. Assim você evita os deslocamentos ao máximo. Leia sobre Florianópolis (onde ficar, o que fazer).

Réveillon no Exterior

Ao escolher passar o Réveillon fora do Brasil, você precisa estar ciente de que vai abrir mão das nossas tradições -- como vestir branco e passar a meia-noite na beira do mar. Fora do Brasil, a data não tem o significado transcendental que tem por aqui: é uma grande festa, sim -- mas não a festa mais esperada do ano, como é pra gente.

Por isso, escolha sua viagem ao exterior pelo destino, não pela possibilidade de um Réveillon animadão, porque é bem difícil brasileiro encontrar lugar que esteja à altura das suas expectativas reveiônicas.

Claro, existem exceções. Vou falar delas. Veja também relatos de leitores de Réveillons ao redor do mundo (não estranhe, o post é de 2015).

Réveillon nos Estados Unidos

Em Nova York, a festa na Times Square é uma roubada nível master. Mas neste post você encontra alternativas bem bacanas.

Em Orlando tanto Disney quanto Universal fazem grandes Réveillons. Mas vá sabendo que os parques ficam com lotação mais do que máxima.

O Réveillon mais divertido dos States é o de Las Vegas, com muitas atrações ao ar livre -- vai estar superfrio, mas dá para se esquentar nos hotéis ao longo da Strip (veja onde ficar).

Réveillon na Europa

Pensando num lugar da Europa onde você passe pouco frio? Sevilha tem um inverno comparável ao de São Paulo. Mas se você fizer este roteiro de 7 dias pela Andaluzia, leve um casaco (você vai precisar em Ronda e Granada -- de onde pode subir para ver neve em Sierra Nevada).

Na busca de um Réveillon animadão, duas cidades conseguem ter animação suficiente para manter o povo animado na rua mesmo com temperaturas perto de zero: Berlim e Edimburgo, na Escócia (onde a festa dura três dias e se chama Hogmanay).

Réveillon na América do Sul

Em Buenos Aires, a população debanda e os táxis somem durante toda a noite da virada. Muitos brasileiros se reúnem no Puerto Madero, onde há uma queima de fogos bem basiquinha, emendando com balada por lá mesmo até os táxis voltarem às ruas. O jeito mais confortável de comemorar a virada, porém, é comprando um espetáculo com ceia nas casas de tango, que incluem traslado de ida e volta.

O Réveillon de Punta del Este é mega-animado -- e mega-caro, também. Mas se você for para a região do porto na noite da virada, vai aproveitar a festa no meio da rua, de graça. (Em Montevidéu, o grande evento do dia é o tradicional mela-mela de espumante no entorno do Mercado del Puerto; à noite há queima de fogos em Pocitos.)

No Chile, o Réveillon mais concorrido é o da cidade portuária de Valparaíso. Mas em Santiago também há comemoração na rua e nas baladas.

Leia mais:

17 comentários

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Estava esperando esse post! Na Páscoa/São Jorge (ou semana anterior, mais cedo em abril) ainda cabem Ushuaia/El Calafate ou já passou a época recomendada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Já passou da melhoooor época, mas não chegou ainda à pior época.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Opa, ainda dá pra ver pinguins e caminhadas no perito Moreno? Bom saber! Obrigada, Boia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Pingüins em Ushuaia ou Punta Arenas até março. Quanto mais avançado no mês, menos pingüins.

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Em Foz do Iguaçu, nas proximidades do terminal de ônibus, eu indico o Mirante hotel. Fiquei lá em novembro/2018 e gostei.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Boia, quando vc indicou o feriado de Corpus Christie no Nordeste, não mencionou os festejos juninos que por aqui é muito forte, principalmente Recife, podendo estender p Caruaru, João Pessoa, estendendo até Campina Grande e Aracajú. Essas capitais são muito animadas nessa época.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! Bem lembrado. Vamos acrescentar.

Leandro Marafon

Oi, após conhecer o livro de viagens do Ricardo (Viaje na Viagem auto ajuda para turistas), antes mesmo do blog VnV virar este fenômeno que é hoje, Eu nunca mais fiz uma viagenzinha se quer sem antes passar por aqui. Aproveito para agradecer imensamente por esta postagem, que a meu ver, vem substituir aquele calendário de 2013 (quem é fa dele sabe do que eu estou falando) com as dicas e as roubadas de uma viagem (e que eu mantenho na minha estante até hoje).
Parabéns! você é sim uma Brastemp!
E por favor, mantenham estas postagens atualizadas.
Amamos você(s). E nosso bolso agradece!

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá, não caberia num desses feriados, Assunção, no Paraguai ???
Sei que Argentina, Uruguai e Chile tem mais atrações, mas já fui para os 3, e penso em conhecer algo novo... não seria interessante?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Nunca estivemos em Assunção, então não temos como recomendar. Provavelmente cabe, sim. Se você mora em São Paulo ou no Rio, se quiser variar pode pensar também em Lima ou Bogotá.

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Asunción cabe num feriado, sim. Tire um dia para fazer o Circuito de Oro, que pega as cidades próximas.

Cristina VnV
Cristina VnVPermalinkResponder

Super indíco o Réveillon de Punta low cost - no Porto

FRANCISCA
FRANCISCAPermalinkResponder

Obrigada, suas dicas, sempre, são valiosas e nos ajuda a planejar a viagem e andar no destino de forma mas leve!!! Abraço!!!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Quem quer me indicar uma hospedagem em Caxias do Sul?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! O Ibis tem boa localização e custo x benefício.

Meire
MeirePermalinkResponder

Caldas Novas, algum parque específico? Qual melhor época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meire!

Veja nosso guia de Caldas Novas:
https://www.viajenaviagem.com/destino/caldas-novas/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar