Lua de mel dicas

Lua de mel: 5 dicas de planejamento e viagens

Quem casa quer… lua de mel. Hoje em dia os casais já se conhecem intimamente muito bem muito antes da festa e da viagem, mas de todo jeito a lua de mel mantém o simbolismo de ser o começo oficial da vida a dois.

Então vale a pena ter cuidados extras para que o casal comece essa vida a dois com o pé direito.

Lua de mel dicas: Anguilla
Anguilla

1 | Cuidado para não viajar na época errada

Vocês podem se casar em qualquer mês do ano, mas só devem viajar a destinos que estejam na época mais propícia para visitar naquele mês. Não adianta sonhar com uma ilha paradisíaca e ir para lá na época da chuva (ou de furacão).

O Brasil é grande, o mundo é maior ainda e sempre vai ter vários lugares perfeitos para visitar na época em que vocês forem casar.

Para ajudar na escolha do destino da lua de mel, leia:

2 | O destino é igualmente desejado?

Além de acertar na época, é preciso também que o destino escolhido seja de igual agrado dos dois pombinhos.

Se uma metade quer muito ir para um lugar e a outra quer muito ir para um outro, vamos arranjar aí um terceiro destino que entusiasme o casal na mesma proporção.

Aliás, passar a lua de mel num lugar para o qual nenhum dos dois nunca imaginou viajar pode marcar o início de uma história de grandes descobertas, será que não?

3 | Roteiro: muita calma nessa hora

Depois de acertado o destino, vamos ao roteiro.

É importante que o roteiro da viagem de lua de mel não seja uma fonte interminável de discussão da relação.

Lua de mel não é hora de D.R. Vocês têm a vida inteira pela frente pra discutir a relação, não desperdicem tempo da lua de mel com isso…

Evitem aquelas falhas de planejamento de viagem que causam atrito.

Por exemplo: marcar compromisso muito cedo, seja passeio, seja deslocamento para o destino seguinte. Sempre vai ter um dos dois que vai ser mais lento, é normal até vocês descobrirem o ritmo um do outro.

Algumas dicas importantes sobre roteiros de viagem:

4 | Evitem oscilação extrema de temperatura

Não programem ir pra um lugar muito quente e outro muito frio na mesma viagem (por exemplo: combinar uma ilha do Caribe com Nova York em janeiro).

Isso pode significar levar o dobro de roupa, e bagagem é outra fonte potencial de atrito.

Tentem viajar do jeito mais leve possível — qualquer coisa, sempre vai dar para comprar durante a viagem.

Leia mais:

5 | Deixem o melhor para o final

A viagem mais redonda é aquela em que você consegue deixar o ponto mais alto para o final. O destino mais desejado, a atividade que vocês mais curtem, o lugar que seja puro prazer e zero stress.

Outra possibilidade de terminar a viagem no patamar mais alto é investir num upgrade para os últimos dias. Duas noites num hotel significativamente mais luxuoso do que os anteriores. Vocês vão voltar para casa com a sensação de a viagem inteira foi um luxo só.

Leia mais:

Destinos para Lua de Mel

Destinos-clichê

Lua de mel dicas California
Highway 1, Califórnia

Não vou ser eu quem vai dizer para você não ir para algum dos destinos-clichê de lua de mel. Paris, Veneza, um rolê de carro pela costa da Califórnia, Provence, Toscana, Grécia, Caribe, Nova York, Londres, Amsterdã… Está no currículum vitae desses lugares que eles foram feitos pra lua de mel.

Diferentes, aqui pertinho

Lua de mel dicas: Mendoza
Mendoza

Mas se você estiver em busca de uma idéia diferente…

Duas aqui pertinho: que tal combinar Buenos Aires ou Santiago do Chile com uns dias mergulhando no universo do vinho em Mendoza, na Argentina?

Ou a nossa Rota das Emoções, entre Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara?

Europa menos óbvia

Dicas de lua de mel Berlim

Exóticos de verdade

Lua de mel dicas Peru

Na minha opinião, as viagens mais marcantes são as que você faz para destinos exóticos. Mergulhar numa cultura inteiramente diferente permite que a cada passo você faça uma descoberta.

Escolher um destino exótico para lua de mel, porém, requer muito cuidado. Mais do que qualquer outro tipo de viagem, o casal precisa estar igualmente motivado — e viajar focado.

Marrocos, Sudeste Asiático, Japão, Jordânia, África do Sul, Índia, China, Peru, México e Amazônia dão viagens incríveis — mas nao esqueçam de verificar se o mês é favorável.

Luxo

Lua de mel dicas Suíça
Trem panorâmico na Suíça

Caso a sua viagem seja patrocinada pelos padrinhos ou pelos amigos e o patrocínio seja generoso, decidam por um lugar onde o luxo faça a diferença.

Por exemplo: em Paris ou Veneza se hospedar com luxo não faz muita diferença, porque estar em Paris ou em Veneza já é um luxo.

Agora: um upgrade no Atacama ou em Torres del Paine, na Patagônia Chilena, significa que vocês podem ficar num desses hotéis bacanas em que todos os passeios estão incuídos na diária. Isso sim é um luxo.

Cacifar um hotel mais bacana no Caribe pode fazer toda a diferença, e dependendo aí do tamanho da verba, de repente dá pra pensar nas Ilhas Maldivas ou na Polinésia Francesa…

Aproveitem o patrocínio pra tirar da lista algum destino caro, como a Suíça, a Austrália ou… Fernando de Noronha.

No Brasil, namorem as pousadas de luxo do Sul da Bahia (Trancoso, Praia do Espelho, Corumbau), ou da Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres, em Alagoas.

E se os padrinhos estiverem podendo, peçam o bangalô onde a Beyoncé dormiu na Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    E você? Que dicas tem de lua de mel?

    Conta para gente como foi a sua lua de mel — ou como está sendo planejar a viagem. Seus pitacos podem ajudar outros casais viajandões!

    18 comentários

    Olá Bóia.
    Tudo bem? Lua-de-mel na Italia na segunda quinzena de outubro… indica? E somente Toscana ou também iria mais ao sul, para a costa Malfitana??
    Obrigada!!!

      Olá, Priscila! Vá à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

    Meu marido e eu escolhemos a Itália. Chegamos por Roma e ficamos lá por 3 dias, até nos acostumarmos com o fuso horário. Daí dividimos a viagem em 2 destinos italianos que eram nossos sonhos individuais: primeiro a Costa Amalfitana (minha escolha) e depois a ilha da Sardenha (escolha do meu marido). Deu super certo, amamos todos os lugares desta viagem! Acho que se vc se casa com alguém, o lógico é ter gostos semelhantes.

    Minha dica é ir a Montevidéu passando por Punta Del Este. Dá pra conhecer ir até ruínas de Colônia de Sacramento, ver o pôr do sol do restaurante Casapueblo, o balneário de Piriápolis, Luiz Inácio e La Barra.
    Aqui no Brasil:
    Dá pra ir ao Rio Grande do Sul e conhecer de carro, fazer os passeios e conhecer as atrações da Rota Romântica, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Bento Gonçalves (vinícolas e vinhedos) e os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra. Quem sabe ir até Rio Grande conhecer a praia do Cassino (maior do mundo) e passar por Pelotas pra conhecer os prédios históricos e comer os doces portugueses.
    Dá pra fazer o roteiro Rio-Santos de carro conhecendo várias praias e ficar uns dias em Angra dos Reis-RJ, Parati-RJ e Ilha Bela-SP.
    Dá pra fazer o roteiro de carro e conhecer Porto de Galinhas-PE, Praia dos Carneiros-PE, Praia de Tamandaré-PE e Maragogi-AL.
    Tem Armação de Búsios, Itacaré-BA, Arraial da Ajuda, Trancoso-BA e Jericuacuara-CE.

    Dezembro de 1974, casamento e a Lua de mel em Cabo Frio. Tudo perfeito , hotel à beira-mar, sol, tudo vazio e aí que mora o perigo: fomos assaltados nas Dunas do Peró. O dinheiro e relógio se foram mas o casamento dura até hoje.

    Combinei um destino que já conhecia e amava (Costa amalfitana) com um que queria muito conhecer: a Sicília, deixei a Costa Amalfitana para o final porque sabia que seria garantido, não poderia ter tido melhor escolha, foi um sonho 😍 O único perrengue foi compra as passagens de ida e volta por Roma, pois perdemos muito tempo com isso, mas agora já sei que o ideal é chegar é sair pelo aeroporto mais próximo.

    Meu marido é americano e acabamos em um destino de lua de mel clichê dos EUA, Hawaii. Não tivemos patrocínio nem muito tempo pra planejar, então os hotéis foram simples. Mas o Hawaii… Ahhhh o Hawaii… Fomos pra Maui! Por do sol romântico todos os dias, em um dia jantamos em um barco ao por do sol, teve arco íris, era época de migração de baleias e avistamos uma, e de noite desligaram as luzes e só ficamos curtindo o céu estrelado do mar… Fizemos o caminho pra Hana e fomos parando, me lembro em especial do Garden of Eden que era total paraíso tropical e pouquíssima gente! Comemos em vários lugares bons, mas uma noite resolvemos experimentar um food truck com excelentes revisões no Yelp, e comemos sentados na areia vendo mais uma vez o sol se pôr no Hawaii que é sempre um espetáculo, e foi uma das melhores refeições que fizemos!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito