Lua de mel: 5 toques de planejamento (e algumas sugestões de viagem)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lua de mel dicas: bangalô da Beyoncé na Ponta dos Ganchos

Bangalô na Ponta dos Ganchos

Quem casa quer... lua de mel. Hoje em dia os casais já se conhecem intimamente muito bem muito antes da festa e da viagem, mas de todo jeito a lua de mel mantém o simbolismo de ser o começo oficial da vida a dois. Então vale a pena ter cuidados extras para que o casal comece essa vida a dois com o pé direito.

  • Lua de mel: 5 toques de planejamento

Lua de mel dicas: Anguilla

Anguilla

1 | Cuidado para não viajar na época errada

Vocês podem se casar em qualquer mês do ano, mas só devem viajar a destinos que estejam na época mais propícia para visitar naquele mês. Não adianta sonhar com uma ilha paradisíaca e ir para lá na época da chuva (ou de furacão). O Brasil é grande, o mundo é maior ainda e sempre vai ter vários lugares perfeitos para visitar na época em que vocês forem casar.

Leia mais: | Praiômetro: fuja da chuva | Brasil: melhores viagens, mês a mês | Europa: verão x inverno |

2 | O destino é igualmente desejado?

Além de acertar na época, é preciso também que o destino escolhido seja de igual agrado dos dois pombinhos. Se uma metade quer muito ir para um lugar e a outra quer muito ir para um outro, vamos arranjar aí um terceiro destino que entusiasme o casal na mesma proporção. Aliás, passar a lua de mel num lugar para o qual nenhum dos dois nunca imaginou viajar pode marcar o início de uma história de grandes descobertas, será que não?

Leia mais: | Como nascem as viagens? |

3 | Roteiro: muita calma nessa hora

Depois de acertado o destino, vamos ao roteiro. É importante que o roteiro da viagem não seja uma fonte interminável de discussão da relação. Lua de mel não é hora de D.R. Vocês têm a vida inteira pela frente pra discutir a relação, não desperdicem tempo da lua de mel com isso...

Evitem aquelas falhas de planejamento de viagem que causam atrito. Por exemplo: marcar compromisso muito cedo, seja passeio, seja deslocamento para o destino seguinte. Sempre vai ter um dos dois que vai ser mais lento, é normal até vocês descobrirem o ritmo um do outro.

Leia mais: | Como enxugar o roteiro em 5 passos | Europa: 10 roteiros resolvidos |

4 | Evitem oscilação extrema de temperatura

Não programem ir pra um lugar muito quente e outro muito frio na mesma viagem (por exemplo: combinar uma ilha do Caribe com Nova York em janeiro). Isso pode significar levar o dobro de roupa, e bagagem é outra fonte potencial de atrito.

Tentem viajar do jeito mais leve possível -- qualquer coisa, sempre vai dar para comprar durante a viagem.

Leia mais: | Os 5 conselhos de viagem mais úteis que eu posso dar |

5 | Deixem o melhor para o final

A viagem mais redonda é aquela em que você consegue deixar o ponto mais alto para o final. O destino mais desejado, a atividade que vocês mais curtem, o lugar que seja puro prazer e zero stress.

Outra possibilidade de terminar a viagem no patamar mais alto é investir num upgrade para os últimos dias. Duas noites num hotel significativamente mais luxuoso do que os anteriores. Vocês vão voltar para casa com a sensação de a viagem inteira foi um luxo só.

Leia mais: | O primeiro e o último dia de viagem: o que NÃO fazer |

  • Lua de mel: para onde ir?

Destinos-clichê

Lua de mel dicas California

Highway 1, Califórnia

Não vou ser eu quem vai dizer para você não ir para algum dos destinos-clichê de lua de mel. Paris, Veneza, um rolê de carro pela costa da Califórnia, Provence, Toscana, Grécia, Caribe, Nova York, Londres, Amsterdã... Está no currículum vitae desses lugares que eles foram feitos pra lua de mel.

Diferentes, aqui pertinho

Lua de mel dicas: Mendoza

Mendoza

Mas se você estiver em busca de uma idéia diferente...

Duas aqui pertinho: que tal combinar Buenos Aires ou Santiago do Chile com uns dias mergulhando no universo do vinho em Mendoza, na Argentina?

Ou a nossa Rota das Emoções, entre Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara?

Europa menos óbvia

Dicas de lua de mel Berlim

Berlim

  • Uma volta por Portugal se hospedando nas românticas Pousadas de Portugal, muitas delas ocupando antigos castelos e palácios
  • Um circuito pela Andaluzia, no sul da Espanha, incluindo Sevilha, o palácio mouro da Alhambra em Granada, e os pueblos blancos da serra de Grazalema
  • Um roteiro pelas incríveis atrações da Islândia
  • A Turquia continua linda e exótica, e voltou a ser segura

Exóticos de verdade

Lua de mel dicas Peru

Peru

Na minha opinião, as viagens mais marcantes são as que você faz para destinos exóticos. Mergulhar numa cultura inteiramente diferente permite que a cada passo você faça uma descoberta.

Escolher um destino exótico para lua de mel, porém, requer muito cuidado. Mais do que qualquer outro tipo de viagem, o casal precisa estar igualmente motivado -- e viajar focado.

Marrocos, Sudeste Asiático, Japão, Jordânia, África do Sul, Índia, China, Peru, México e Amazônia dão viagens incríveis -- mas nao esqueçam de verificar se o mês é favorável.

Tem patrocínio?

Lua de mel dicas Suíça

Trem panorâmico na Suíça

Caso a sua viagem seja patrocinada pelos padrinhos ou pelos amigos e o patrocínio seja generoso, decidam por um lugar onde o luxo faça a diferença.

Por exemplo: em Paris ou Veneza se hospedar com luxo não faz muita diferença, porque estar em Paris ou em Veneza já é um luxo.

Agora: um upgrade no Atacama ou em Torres del Paine, na Patagônia Chilena, significa que vocês podem ficar num desses hotéis bacanas em que todos os passeios estão incuídos na diária. Isso sim é um luxo.

Cacifar um hotel mais bacana no Caribe pode fazer toda a diferença, e dependendo aí do tamanho da verba, de repente dá pra pensar nas Ilhas Maldivas ou na Polinésia Francesa...

Aproveitem o patrocínio pra tirar da lista algum destino caro, como a Suíça, a Austrália ou... Fernando de Noronha.

No Brasil, namorem as pousadas de luxo do Sul da Bahia (Trancoso, Praia do Espelho, Corumbau), ou da Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres, em Alagoas.

E se os padrinhos estiverem podendo, peçam o bangalô onde a Beyoncé dormiu na Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina.

  • E você? Que dicas tem de lua de mel?

Conta para gente como foi a sua lua de mel -- ou como está sendo planejar a viagem. Seus pitacos podem ajudar outros casais viajandões!

Leia mais:

13 comentários

Hugo
HugoPermalinkResponder

Minha lua de mel, lá em 2006, foi planejada seguindo várias dessas dicas.

A diferença é que fizemos um roteiro pelo Nordeste ficando em alguns dos Superbangalôs indicados pelo Riq. Desistimos de fazer uma viagem internacional para destinos famosos, pois o objetivo era descansar, acordar tarde, curtir um ao outro e não ter outra preocupação que não fosse onde jantar naquele dia.

No final decidimos ficar na Praia da Pipa (Pousada Toque da Coruja), Natal (Manary), Porto de Galinhas (Pousada Tabapitanga) e encerrar em São Miguel dos Milagres (Pousada do Toque). Foi tudo perfeito, com muito sol, boa comida e lugares incríveis.

Wander
WanderPermalinkResponder

em 2019 Lua de Mel de 40 anos de casados : Suíça : Alpes : Zurick - Lucerna e Interlaken.

Raphael S Vieira

Boas dicas Boia. Eu estarei comemorando meus 10 anos de casamento em um destino pouco conhecido, mas que renderão as melhores fotos e momentos da vida: Montanhas Rochosas, Canada: BANFF, JASPER e CALGARY. Minha dica. Olhem as hashtags no Instagram e babem no visual. Irei em Setembro, final da alta temporada. Sejam felizes.

Aline
AlinePermalinkResponder

Sempre acompanho o site e faço sozinha meus roteiros, seja para onde for.
Na honeymoon não será diferente. A combinação de Provence e Paris parece perfeita! Dias tranquilos, paisagens lindas do sul da França e uma culinária maravilhosa.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Minha lua de mel, em 1986, foi "pobrinha" em Poços de Caldas. Estávamos com outras prioridades na época. Mas no decorrer desses quase 32 anos fizemos várias viagens bacanas como Paris, Londres, Leste Europeu, Nordeste, etc.. etc.. Agora em agosto vamos para o Canadá comemorar 32 anos de casados.

Jacqueline Paes

Nossa lua de mel de 25 anos de casados será em Set/18, em Madri, Barcelona e 6 deliciosos dias em Palma de Menorca, seguindo seu brilhante conselho de deixar sempre o destino mais aguardado (porque é a novidade!!) por último! Aliás, se alguem tiver dicas de Menorca...

Cesar
CesarPermalinkResponder

Com muita ajuda do VnV, nossa lua de mel (2015) foi programada e muito bem aproveitada na Rota Ecológica, na surpreendente Casa Acayu.
Encontramos exatamente o que nosso perfil exigia e desejava: excelente culinária, local paradísiaco e descanso. Sem horário para acordar, praia praticamente particular, junto com todo atendimento e estrutura proporcionada pela pousada que, em palavras, fica um tanto difícil descrever. Só indo pra saber.

BARBARA MELO
BARBARA MELOPermalinkResponder

Minha lua de mel foi em Campos do Jordão e foi muito especial!

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Casei em setembro e não queríamos abrir mão de um destino de praia... Dentro dos mais acessíveis (Polinésia ainda não dá...) e sem risco de furacão encontramos o destino perfeito: Aruba, Curaçao e Bonaire. Segui a dica do upgrade no final e em Bonaire ficamos num all inclusive, sem nenhuma preocupação na vida que não fosse mergulhar e tomar drinks. Ahhh que saudade!

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Casei em setembro e fomos passar a lua de mel em Bariloche. Cidade encantadora e aconchegante. Tudo muito bonito coberto de neve, muito romântico.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Meu marido é americano e acabamos em um destino de lua de mel clichê dos EUA, Hawaii. Não tivemos patrocínio nem muito tempo pra planejar, então os hotéis foram simples. Mas o Hawaii... Ahhhh o Hawaii... Fomos pra Maui! Por do sol romântico todos os dias, em um dia jantamos em um barco ao por do sol, teve arco íris, era época de migração de baleias e avistamos uma, e de noite desligaram as luzes e só ficamos curtindo o céu estrelado do mar... Fizemos o caminho pra Hana e fomos parando, me lembro em especial do Garden of Eden que era total paraíso tropical e pouquíssima gente! Comemos em vários lugares bons, mas uma noite resolvemos experimentar um food truck com excelentes revisões no Yelp, e comemos sentados na areia vendo mais uma vez o sol se pôr no Hawaii que é sempre um espetáculo, e foi uma das melhores refeições que fizemos!

Luca
LucaPermalinkResponder

Adorando ler que as viagens de lua de mel continuam mesmo depois de décadas de casamento <3

Luana
LuanaPermalinkResponder

Combinei um destino que já conhecia e amava (Costa amalfitana) com um que queria muito conhecer: a Sicília, deixei a Costa Amalfitana para o final porque sabia que seria garantido, não poderia ter tido melhor escolha, foi um sonho ? O único perrengue foi compra as passagens de ida e volta por Roma, pois perdemos muito tempo com isso, mas agora já sei que o ideal é chegar é sair pelo aeroporto mais próximo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar