Cancún & Riviera Maia

CancúnAdoradores do sol | Ricardo Freire

Inventada na década de 80 para ser um pólo turístico, Cancún é o último dos grandes balneários verticais. Seus hotelões enfileiram-se à beira de uma praia de areia branquíssima e mar turquesa. Espalhados pela zona hoteleira estão shoppings, bares e discotecas ao gosto americano. Se você gosta da Barra da Tijuca, vai amar Cancún.

Mas Cancún não é apenas frozen margaritas e macarena. Nas redondezas existem ecoparques temáticos, como Xcaret, que têm um pé em Brotas e outro na Disney. Ruínas maias (Chichén Itzá, Tulum, Kobá). E 200 km de praias genuinamente caribenhas.

Quem quer a parte da praia, dos parques e das ruínas mas não quer a parte dos hotelões deve se hospedar fora da cidade. Escolha entre o vilarejo de Playa del Carmen, a ilha de Cozumel,  a estrutura rústica de Tulum ou um dos resorts all-inclusive ao longo da Riviera.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Club Mamitas, Playa del Carmen Num restaurante do Mercado 28 Cancún, Zona Hotelera, km 12 Chichén Itzá
A temporada de furacões vai de agosto a novembro. A possibilidade de você topar com um Wilma durante a sua estada é mínima, mas existe.

Não por coincidência, os meses mais chuvosos caem dentro da temporada de risco: setembro e outubro.

Quer saber os meses mais secos? Pois não: fevereiro a maio.

Entre fevereiro e março você pode também encontrar outro fenômeno, ahn, meteorológico: as turmas de estudantes americanos festejando o spring break. Nessa época, fuja dos hotéis all-inclusive, que é onde rola a farra da rapaziada.

Para entrar no México não é mais preciso visto mexicano; basta ter o visto americano ou, se voar Aeroméxico, Copa, Taca, TAM, Lan, Avianca ou charters, solicitar a autorização eletrônica SAE online.

O único vôo regular sem conexão é da Aeroméxico que voa de São Paulo a Cancún com escala em Lima.

O caminho mais reto, e com saída de Porto Alegre, São Paulo, Rio, BH, Brasília, Recife e Manaus, é pela Copa, via Panamá. Aeroméxico e TAM voam via Cidade do México. Dá também para ir via Bogotá (Avianca) e Lima (Taca e Lan). As americanas fazem conexão em Miami, Dallas ou Houston.

Em Cancún, fique nos hotéis dos km 8 e 9 do Boulevard Kukulcán para ir à pé à vida noturna, no km 12 para ficar perto dos melhores shoppings e pra lá do km 15 para não sair do hotel.

Se a intenção é juntar praia e vida noturna sem andar de carro, sua praia é Playa del Carmen (a localização também é mais central para ir aos parques e a Tulum).

Fique em Cozumel se você quer mergulhar, e em Tulum se quer curtir praia num clima zen.

Com crianças, o melhor é pegar um resort ao longo da Riviera (ou em Playacar, resortódromo anexo a Playa del Carmen).

Parques e cenotes (rios subterrâneos): Xcaret é o maior e fica em Playa. Xel-Ha oferece mais natureza; fica em Tulum — onde também está o Hidden Worlds. Selvática oferece mais aventura, no sertão de Puerto Morelos.

Ruínas maias: Chichén Itzá está a 3h de viagem de Cancún. Tulum, a 2h (1h de Playa del Carmen). Kobá, a 1h de Tulum.

Cidades coloniais: a pequena Valladolid (160 km) e a maiorzita Mérida (320 km) são bases para pernoitar e visitar Chichén Itzá com calma.

Mergulho: Isla Mujeres, do lado de Cancún, poupa as 2h30 de viagem a Cozumel.

Leia também:

–> Para entender Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Riviera Maia por Ricardo Freire

–> Índice de posts, sites e relatos organizados por assunto por Ricardo Freire

–> Hotéis de Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia comentados pelos leitores por Ricardo Freire

599 comentários para “Cancún & Riviera Maia”

  1. vou a cancum em agosto 1 semana ficarei no gran caribe real poderia dar informações sobre este hotel
    grata

    1. Olá, Neide! Não temos relatos de leitores sobre o Gran Caribe Real. Veja depoimentos sobre ele no TripAdvisor:
      http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g150807-d503456-Reviews-Gran_Caribe_Real_Resort_Spa-Cancun_Yucatan_Peninsula.html

      Lembrando que a ordem precisa ser: pesquisar antes, reservar depois!

      Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  2. eu e minha mulher queremos conhecer uma praia de nudismo e vamos a Cancun em maio, lá no méxico ela teria coragem de conhecer tem alguma praia de nudismo perto de Cancum, tipo a de tambaba em joão pessoa?

    1. Olá, Iago! Não há nudismo em Cancún. Ao longo da Riviera Maia existe um ou outro hotel dedicado ao naturismo. A praia “pública”, fora de hotel, mais fácil de chegar é a região do Cabanas Copal em Tulum (120 km ao sul de Cancún).

      http://www.cabanascopal.com/faq.html

  3. Vou para Cancun agora em fevereiro… e o que é melhor levar em dinheiro??? Ai que dúvida, dólar ou peso mexicano? Agradeço….

    1. Olá, Patrícia! Não se compra peso mexicano no Brasil por boa cotação. O melhor é fazer saques no caixa automático com seu cartão de banco (devidamente habilitado). Querendo levar dinheiro, leve um VTM em dólar ou dólar cash.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/a-melhor-moeda-para-levar-para-o-exterior-seu-cartao-do-banco/

  4. oiiii…preciso saber os preços de taxi em playa.
    Como sairemos mto cedo ,na volta pra Sampa,estamos pensando em devolver o carro na noite anterior e irmos para o aeroporto as tres e meia da manhã (o voo sai as 5 55) de taxi.
    Estamos voltando à playa … lá estivemos em marco de 2011 e retornaremos agora em marco novamente.
    Obrigada

    1. Olá, Lúcia! Veja isso ao chegar com o seu hotel; é o melhor a fazer.

      1. Olá Lúcia.

        Cheguei de Cancun, mais exatamente Playa del Carmen onde fiquei no Occidental X Caret, praticamente dentro do parque do mesmo nome. Adoramos e tirando a comida (All inclusive) o hotel é excelente. Quarto ótimo e chuveiro muito bom.
        Os taxis lá são bem baratos e você negocia antes de entrar. Quanto a ida e volta para o aeroporto, usamos uma empresa chamada “Best Day”que funcionou super bem. Pagamos para dois, ida e volta USD 90. O horário foi o mesmo que o meu. Não deixe de ir ao COCO BONGO em Playa mesmo. É o local onde foi filmado o Máscara e é super interessante. O valor varia de 45 a 100 dólares. Não tem comida e é free bar. Vale muuuito até para quem é mais velho como meu marido e eu.

        Aproveite bastante.

  5. Olá, tenho visto muito seu site, e tem me ajudado bastante, viajo sexta feira agora pra Cancun, é minha primeira viagem internacional, ficaremos eu e minha namorada 5 dias em Cancun e 4 dias na Riviera Maia, Em Cancun ficaremos no Oasis Palm Beach e na Riviera Maia ficaremos no Sandos Caracol. Gostaria de saber se sao bons hoteis, se no nosso caso de localizaçao devemos alugar um carro? Pretendemos ir ao Xcaret, shoppings, alguns passeios no tal do Alvaro tour, e curtir a noite tbm!!! So pra nos confortar, da alguma dica ai pra gente! Ahhh, roupa e eletronico la é barato? hahaha, foram muitas perguntas, mas vou agradecer se responder! Obrigado, vc é o cara!

    1. Olá, Junior! Você vai entender melhor tudo se ler este post aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  6. Ola Ricardo….
    Usei já algumas dicas suas em viagens que fiz, pra Curaçao e Aruba, e outra pra NY….
    E sempre foram muito úteis…

    Esse ano de 2012 não poderei fazer viagem internacional, porque estamos com bebe novinho…
    Mas já estou começando a pensar em 2013…

    E gostaria de algumas sugestões de destinos ideias para o mês de Janeiro. Quais os locais que a melhor época seria essa?

    Obrigado desde de já e parabéns pelo ótimo site!!!

    1. Olá, Paulo! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire :) Dá uma ajuda pra gente poder te responder melhor, uma pista sobre o que você gostaria de fazer ;) Imagino que para quem viaja com um bebê não seja uma boa idéia enfrentar uma viagem muito longa. Ou levá-lo para um lugar muito frio. Tente pensar nesse tipo de coisa.

      Para se inspirar, consulte esses blogs especializados em viagens com crianças: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/blogs-viagens-com-criancas/

      1. Não vamos leva-lo não… Irei só eu e minha esposa… Justamento por isso que só viajaremos depois dele completar 1 ano…
        E estou perdido por onde começar a pensar a ir…
        Não seria nenhum lugar frio…
        Pensei em destinos com Africa do Sul, Caribe, Polinesia…
        Europa é muito frio nessa epoca do ano, e o trecho que prentederia fazer se fosse pra os USA seria costa oeste, e acho que a epoca não seria boa tb….
        Quais sugestoes vc daria…

        1. Olá, Paulo! Janeiro é excelente para o Nordeste, bom para o Caribe como um todo e todo o hemisfério sul.

          Inspire-se nos nossos menus lá do alto — Caribe você encontra em “Américas”, outros continentes você encontra em “E+”.

          1. Nordeste ja conheço demais, até pq moro nele…. hehehehe
            Mas teria umas tres indicacoes pra fazer nao, a titulo de sugestao para que eu possa aprofundar a pesquisa???

            1. Olá, Paulo! Desculpe, a minha função não é essa. Eu desrecomendo com base em fundamentos técnicos, encaminho para os lugares onde o leitor pode encontrar a informação. Escolher e decidir é com você.

  7. Bom dia!

    Estou pretendendo ir para cancú na metade de agosto, porém estou um pouco preocupada devido a alta incidência de furacões nesta época. Então gostaria de saber se você tem informações de furacões nesta época do ano e se você acha que vale a pena arriscar ou não.

    Muito obrigada!

    Aguardo o retorno

    Bianca Delatin

  8. Olá, gostaria de sua opinião. Irei a Cancun em Abril e tenho a opção de ficar 4 dias em Cancun e 3 dias em Cozumel numa rede de hotel all inclusive. Não sou experiente em mergulhos e não gostaria de me dedicar apenas a isso (posso mergulhar um pouquinho, enfim não como o objetivo da viagem). Desta forma gostaria de saber se divido essa hospedagem ou fico todos os dias em Cancun. Dá para ir e voltar no mesmo dia? Pelo que eu li, em Isla Mujeres também é bom para mergulhar…e pelo visto vai e volta né? Obrigada!

    1. Olá, Patricia! Em Cozumel será muito fácil mergulhar. Por lá você deve aproveitar a estrutura do hotel, porque há pouco o que fazer na cidade.

      Em Cancún não recomendamos all inclusive, há muitos passeios a fazer, muitas tentações fora do hotel e os hotéis não costumam ser tão completos assim.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  9. Pessoal, no retorno de cancun, como é a fiscalizaçao das compras/? Ouvi dizer que eles pegam pesado em voos vindo de Miami e Orlando, e quanto aos vindo do México, alguém tem alguma coisa pra me dizer? É que quero trazer uma Notbook e passara da cota e estou tentada a não declarar….

    1. Olá, Zeza! A fiscalização tem sido aleatória. De vez em quando um vôo é escolhido e todos os passageiros são minuciosamente revistados.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/voltou-do-exterior-ha-pouco-como-foi-a-alfandega-na-volta/

  10. Olá, vou para Cancún dia 12/02/2012 de lua-de-mel, já pesquisei MUITO mas sempre fico em dúvida de muitas coisas, por exemplo: Onde é melhor para praticar mergulho? Isla Mujeres ou Cozumel, ou outro lugar? Para visitar Chichen-Itza é melhor ir no passei diurno ou noturno? vale mesmo pagar para ir nos três parques, Xcaret, Xel-Ha e Xplor, ou apenas no Xcaret já vale, pois dizem que é o mais completo de todos? Onde podemos nadar com golfinhos que nos empurram pela água? me desculpem a quantidade de perguntas, mas não posso “errar” em uma viagem tão maravilhosa como essa…rs… ah, mais uma coisa, onde compro muitos souvenirs, bebidas…etc… MUITO OBRIGADO E PARABÉNS PELO SITE!!!

    1. Bruno, para mergulho autônomo, Cozumel é o lugar mais indicado.

      1. Obrigado pelas dicas, vou aproveitar o máximo que conseguir!!!

    2. Bruno

      Nao vá querendo fazer tudo, é impossivel. Eu já estive 2 vezes na regiao (num total de 17 dias) e faltaram muitas coisas. Nao fui em nenhum dos parques por questao de prioridades, preferimos explorar as diversas ruinas e cenotes da regiao.

      Eu concordo com a Lucia que para mergulho Cozumel é melhor. Se seu negocio for snorkeling eu indico Puerto Morelos.

      Souvenirs vc encontra em todo canto, mas o mercado no centro de Cancun foi onde encontramos os melhores precos. Bebidas eu sempre deixo para comprar ja no aeroporto por uma questao de comididade, mas tem que ser com voo direto.

      1. Obrigado Philipp, realmente, pesquisei bastante e tem muita coisa para fazer por lá, vou tentar aproveitar ao máximo e seja o que Deus quiser!!!…rs

        abçs

  11. Senhores,
    Irei para Cancun na lua de mel (17/05/12 ~ 24/05/12), lendo o site de vcs, quanto a onde ficar, solicitei opções de hotéis a Agência de Viagens que me apresentou as três opções abaixo (todos All-Inclusive):
    Gosto opção de juntar praia e vida noturna (não muito agitada) e curtir os passeios locais.
    Riu Cancum – Cancun;
    Iberostar Quetzal – em Playcar;
    Barcelo Maya Colonial – região da Riviera Maya.

    Qual a sua dica quanto as opções acima?

    Parabéns pelo site.
    Crystiano.

    1. Alô, Crystiano! O Ricardo Freire não recomenda hotéis all inclusive em Cancún:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/cancun-all-inclusive/

  12. Vamos em maio para Cancun em 2 casais reservamos hotel só 6 dias os 2 finais de semana e vamos ficar 10 e fácil achar lugares para dormir em Cancun, Playa Del Carmen, Tulum e Chichen-Itza de segunda a sexta, alugamos carro já para os 10 dias é perigoso deixar malas dentro do carro? Tipo se formos passar o dia em Cozumel e deixar o carro estacionado em Playa é tranqüilo?

    1. E também é fácil achar Guia que fala português em toda as regiões de Cancun, Playa, Tulum e principalmente en Chichen-Itza?

      1. Olá, Tiago! Sua viagem é bem peculiar. Primeiro você quer fazer tudo de maneira tão independente que nem hotel deseja ter reservado. Depois quer ter guia até para ir à praia :D

        Não é preciso guia na região de Cancún, apenas informe-se sobre o que você está visitando. Em Chichén vale a pena encaixar-se em um tour guiado, mas fique tranqüilo que você conseguirá entender o espanhol.

        Para ter guia que fale português ou portunhol em todos os passeios o caminho é o exato oposto do que você está querendo fazer: basta ir num pacote tipo CVC.

    2. Olá, Tiago! Esta não é uma boa tática. Não se deve perder o seu precioso tempo em férias no exterior, com o “taxímetro” correndo em dólar, para procurar hotel. Sobretudo porque as tarifas-balcão sempre são mais caras do que o que você conseguiria pela internet com antecedência.

      Deixar as malas dentro do carro num estacionamento é super arriscado em qualquer lugar do mundo. Não dá para dar absolutamente nenhuma bandeira de que há bagagem dentro do carro. E isso não parece muito factível, já que vocês vão transportar bagagem de quatro pessoas.

      Entenda Cancún:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  13. Olá vamos pra Cancun em Abril eu e meu esposo….gostaria de informações sobre a exigência de vacina. Existe alguma? obrigada

    1. Olá, Alessandra! Só é necessária vacina se você fizer conexão no Panamá ou na Colômbia.

  14. Gostaria de saber se há nado com os golfinhos, mas que não precisem necessariamente entrar em um desses parques temáticos? Quero fazer esse programa de nadar com golfinhos, porém não tenho nenhuma vontade de ir nesses parques, até mesmo pq moro em porto velho-RO, e aqui tem muita floresta e bichos demais(hihihih, brincadeira). grato

    1. Olá, Paulo! A Érica nadou com golfinhos no Delphinus, que parece ser mais direto ao ponto, como você procura ;)
      http://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula
      http://www.delphinusworld.com/swim-with-dolphins-riviera-maya-delphinus

  15. Olá…
    Iremos para Cancun no começo de setembro e gostaria de saber como é o clima lá esta época,chove muito?
    Obrigada
    Gabriela

    1. Olá, Gabriela! Setembro e outubro são os meses mais chuvosos em Cancún. Há também risco de furacões.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  16. Boa noite reservei um carro por 10 dias pelo bestday.com.mx e vou pagar está semana, sabe se é confiável?

    1. Olá, Tiago! Não sabemos. E mesmo se soubéssemos, não podemos botar a mão no fogo por fornecedores de serviços turísticos. Ponha o nome da empresa no google junto com palavras como problems, complaints, quejas, problemas, para verificar sua reputação.

  17. Olá, poderia informar se conhece a agência Alvaro tours e se recomendaria ,vou para Cancun e estou pensando em deixar para comprar os passeios lá , o que vcs recomendariam ?Obrigada

  18. Boa noite, qual o preço médio da gasolina por aí?
    E a média de preço de uma boa comida não chique e sim o famoso BBB= bom,bonito e barato ou o famoso buffet a KG?
    Grato

    1. Olá, Tiago! A gasolina no México é baratíssima, o país é exportador. É menos de um dólar por litro.

      Não há restaurantes a quilo, mas você vai achar restaurantes baratíssimos quando sair da zona turística de Cancún. Para economizar, a melhor base é Playa del Carmen.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  19. Estou em cancun e meu celular quebrou, porém, em todas as lojas que vou para tentar comprar outro aparelho me informam que nao podem vender porque sao bloqueados. Alguem tem alguma dica sobre o que eu posso fazer

1 ... 4 5 6