Passeios: quando comprar - antes de viajar ou depois de chegar?

Quando comprar os passeios?

Todo mundo parece ter essa dúvida: quando comprar os passeios? Devo sair de casa com todos os ingressos já reservados e comprados? Ou é melhor deixar para comprar no destino?

Normalmente as pessoas já perguntam torcendo pra uma resposta.

Quem prefere comprar antes de sair de casa quer viajar com os passeios garantidos e ter uma viagem sem preocupações.

E quem prefere comprar depois de chegar normalmente está com esperança de encontrar preços mais baixos.

Quem segue uma das duas estratégias corre riscos. Quem compra tudo antes pode acabar comprando passeios demais. E quem deixa tudo pra quando chegar pode acabar perdendo passeios.

Na verdade, menos do que o perfil do viajante, o que importa é a natureza do passeio.

Tem passeios que você precisa comprar antes de viajar, outros que dá tranquilamente pra comprar depois de chegar e outros ainda que é melhor comprar depois que chegar.

Passeios para comprar antes de viajar

Atrações com vagas limitadas

Em primeiro lugar, devem ser comprados os ingressos para atrações com vagas limitadas. São entradas que costumam esgotar com semanas de antecedência.

Na América do Sul, você tem que reservar com antecedência o ingresso para cidadela inca de Machu Picchu e também o trem entre Cusco ou Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo.

Vale a pena reservar com antecedência seus passeios às vinícolas de Mendoza, porque as principais vinícolas recebem um número limitado de visitantes por dia.

Se você vai nas férias de verão para El Calafate, na Patagônia argentina, compre com antecedência o passeio do minitrekking no glaciar Perito Moreno.

Se você vai para o deserto do Atacama e quer fazer os passeios com as agências que oferecem mais estrutura, também vale a pena reservar antes.

No Brasil você precisa reservar com antecedência os passeios de flutuação de Bonito,já que cada atrativo recebe um número contado de visitantes por dia.

Reserve com antecedência também os passeios de trem da Serra do Mar entre Curitiba e Morretes, e também o passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Ingressos fura-fila

Além dos passeios que vão estar esgotados quando você chegar, você também deve comprar com antecedência os ingressos fura-fila, que vão economizar tempo e energia.

Compre com antecedência ingressos com hora marcada:

Tours organizados

Finalmente, se você quiser fazer algum passeio em grupo tipo excursão, tipo ao Vale do Loire ou à Champagne na França, ou tours de vinícolas na Toscana, ou um tour por destilarias nas Highlands na Escócia, existe vantagem em reservar antes.

Você tem tempo de comparar várias alternativas, procurar resenhas de outros viajantes — e não perder esse tempo depois de chegar.

Passeios que dá para comprar ao chegar

York

De maneira geral os passeios que forem secundários, que não estão no topo da sua lista, é melhor deixar pra decidir depois de chegar.

Sabe por quê? Porque talvez você não tenha tempo ou disposição para fazer.

Sabe aquele segundo passeio do dia, com ingresso comprado, hora marcada e meio que encavalado no primeiro passeio do dia? Deixa de ser passeio e vira compromisso.

Então a dica é: não sobrecarregue a sua agenda com passeios pré-comprados.

Passeios para comprar depois de chegar

Tem passeios que é melhor a gente comprar depois de chegar. Que passeios são esses?Os passeios que dependem de tempo bom.

Por exemplo: Cristo Redentor e Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

Você precisa subir num dia bonito ou pelo menos que não tenha nuvens baixas. Você pode comprar online no mesmo dia do passeio, assim você sobe com tempo bom e não precisa ficar duas horas na fila de espera.

Outro passeio assim é a roda de observação LondonEye, em Londres. Monitore a previsão e compre na véspera de um dia em que não haja previsão de chuva. Não deixa de ser uma loteria, mas pelo menos você tentou ir num dia bonito.

Ingressos pra museus e atrações em ambiente fechado que não tenham problema de esgotar a lotação também é melhor de comprar depois que você chegar.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A razão também é meteorológica. Quando a previsão indicar um dia chuvoso, aproveite esse dia para ir ao Museu do Prado em Madri, ao Museu do Amanhã no Rio, ou comeca a usar a usar o seu passe de museus em Paris ou em Berlim.

    Ou programe atrações em ambiente fechado, como visitas guiadas a teatros (Colón, Municipal), visitas a aquários (AquaRio!), museus de cera se você gosta, enfim… não engesse a sua agenda com atrações que podem servir de curingas para um dia de tempo ruim.

    Leia mais

    50 comentários

    Um dos piores desperdícios de tempo em uma viagem, na minha opinião, é a fila-da-fila. Como aqueles museus em que primeiro vc fica em uma fila só pra comprar ingresso, depois em outra pra entrar.

    Mesmo em casos onde não é preciso reservar com antecedência, acho que pode ser produtivo fazer isso online do hotel, na noite anterior, antes de sair para perambular. Cada vez mais atrações aceitam código de barras no próprio smartphone, não exigindo impressão. E, muito felizmente, aquela gambiarra de “troque seu voucher online por um ticket na bilheteria” parece que vai sendo erradicada com rapidez.

    Olá boia! Obrigada pelas informações disponibilizadas, ajudam muitíssimo!!! Reservar sempre que possivel, sem nos sobrecarregar de ‘lerês’ otimizam os passeios. Acrescento que reservar a visita foi muito bom e me evitou uma fila enooooorme, sob sol quente, para visitar a catedral de Sevilha! 😉

    Em Noronha, comprando com antecedência você paga mais caro. Já na ilha, a oferta de agências pequenas para fazer os passeios é bem alta e você cacifa um preço melhor.

    Fui a Amsterdam em fevereiro/2015 e não comprei os ingressos do museu Van Gogh e da casa de Anne Frank porque achei que no inverno teria pouca demanda e não haveria fila… No entanto, me enganei. Portanto, para estas atrações principais é importante comprar ingresso antecipado mesmo que vc acha que seja uma época de baixa temporada. Abraços e boas viagens a todos!!

    Muito boas as dicas . Em Berlim deixei para agendar a visita ao parlamento na chegada e infelizmente os horários disponíveis não se adequaram ao nosso passeio. Haviam horários muito cedo ou para o dia de nossa partida . Ficamos sem conhecê-lo. Recomendo fazer o agendamento com bastante antecedência pois é bem concorrido. E grátis. Acompanho sempre o site e indico para todos meus amigos.

    Olá, estaremos em Paris em maio, e no dia 22 estamos planejando uma visita a Versalhes. Será que compensa contratar um desses passeios de um dia inteiro para nos levar lá? Obrigada.

      Olá, Adriana! A vantagem dos passeios organizados é que você não precisa se entender com o transporte público. Você embarca nos ônibus dos tours em três pontos diferentes de Paris.

      Há excursões com guia e sem guia (mas com audioguia).

    Olá Ric! Adoro as dicas do VnV. Uma correção, a foto do Tour organizado é do jardim do Chateau Villandry e não de Versailles.

    Ah, tenho feito tudo direitinho, mas é excelente ver essas informações condensadas aqui! Obrigada!!!

    Oi VnV, mas hoje em dia a maioria das grande atrações tem website e colocam os preços à mostra, acho que por preço ninguem deveria adiar a compra e sim por questões de planejamento e clima (como vcs mesmos indicaram).Eu sigo uma estratégia parecida, se depende do tempo deixo alguns dias em aberto para aquela atração e organizo os demais dias (para os quais sempre compro com antecedencia). Acho interessante o processo de compra, você escolhe a atraçao, lê a respeito, verifica a localização e se pode encaixar com outros passeios (afinal nem tudo é pago), avalia os horários de abertura e os dias de fechamento e, quando precisa de horário marcado, verifica em muitos casos a disponibilidade. Acho que tem muita informação preciosa tanto nos sites das atrações quando nos grandres portais de vendas de passeios e ingressos.
    Otimo post! As usual!

      Eu concordo! Os sites das atrações principais tem melhorado muito na usabilidade. Já vi amigos ou conhecidos reclamando que as informações são incompletas, mas só buscaram aquele snippet automatizado do Google!

    Estivemos em Londres há poucos dias e você pode comprar o ingresso fura-fila da London Eye na entrada da atração. Foi isso que fizemos para aproveitar um dia de sol de incrivéis 28°C na cidade.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito