Corpus Christi na Europa com milhas pra Lea

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_3599" align="aligncenter" width="450" caption="Amsterdã"]Amsterdã[/caption]

A querida Lea Dorf está com uma dúvida gostosíssima e pede pitacos aos trips.

É o seguinte: ela e o maridão conseguem ir com milhas TAM para a Europa agora em junho. Querem ficar sete dias. Já sabem que conseguem confirmar nas datas desejadas para Frankfurt. A idéia não é ficar em Frankfurt, mas prosseguir, também na faixa -- graças ao acordo da TAM com a Lufthansa -- para Amsterdã (com ou sem Bélgica), Copenhagen, Oslo ou Estocolmo.

A Lea quer fazer no máximo duas cidades. O que vocês acham?

Meus pitacos: se for fazer cidades de canais na Bélgica (Bruges, Ghent, Antuérpia), faça antes de Amsterdã. Nesse departamento, qualquer lugar é menos do que Amsterdã. (E Bruges não dá pra fazer como bate-volta; são 4 horas de trem.)

Eu também não iria a Oslo. Acredito que o bacana da Noruega seja mesmo Bergen e os fiordes. Se fosse para escolher uma cidade escandinava, eu iria de Estocolmo.

De trem dá pra fazer Colônia (1h do aeroporto de Frankfurt; pegue um hotel perto da estação só por uma noite para ver a Catedral e tomar kölsch), Bruxelas (2h25; fique duas noites, tire um dia para Bruxelas e outro para ir a Bruges e Ghent e voltar) e Amsterdã (3 horas de viagem; fique as últimas 4 noites).

Escandinavos, agora é com vocês!

35 comentários

Gisa
GisaPermalinkResponder

Hoje começo minha volta ao mundo expressa, desde já agradeço as muitas dicas tiradas daqui.
Vou tentar ir colocando fotos no Flickr, e mandar notícias via twitter http://www.twitter.com/gifreitag.
Até a volta!!

Ricardo Freire

Já tô te seguindo!

Isabel O., Portugal

Olá
Não posso opinar sobre o assunto em causa mas gostava de partilhar uma matéria que saiu por cá.
Na revista Sábado, de ontem, 14.5, o tema de capa são nove locais de sonho no Brasil
http://www.sabado.pt/
(Ver capa do lado direito )
De todos só conheço o Toque, numa gentil visita guiada que o Nilo me proporcionou (estava na Amendoeira). Mas o Nannai aparece muito nas brochuras turísticas. Em relação aos outros gostaria que dissessem da vossa justiça. Estariam também no vosso top mais?
Já se sabe que a visão dos estrangeiros nunca é igual à nossa e desconheço os critérios que levaram a jornalista a optar por estes sítios e não outros (amigos, pesquisa na Net?...)
"Brasil - Nove paraísos por Descobrir"
- Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
- Fazenda da Lagoa (Baía)
- Pousada Pinciguaba
- Pousada do Engenho S. Francisco de Paula (Porto Alegre)
- Hotel Tauana Corumbau (Nordeste)
- Quinta do Bucanero (No sul, para os lados de Florianópolis)
- Mauá Brasil
- Nannai Beach
- Pousada do Toque

Riq, vou mandar-lhe por mail a digitalização do texto do Toque. Se quiser ou precisar, por motivos profissionais dos outros, peça.

Ricardo Freire

Isabelzinha, vou ler com calma e depois respondo em detalhe, tá bom? Obrigado pelo link!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Isabel, eu passei a lua-de-mel num bangalô no Nannai e confesso que fui muito feliz. O quarto era extremamente confortável e ter uma piscina particular debaixo de sua varanda não é nada mal. Gostei bastante do Resort, da comida, do clima, e como me lembro, haviam muitos turistas vindos da sua terrinha também, aproveitando a valer.
A praia do Nannai, Muro Alto, é gostosa, dá pra brincar de snorquel e caiaque, mas sem dúvida não concorre a melhor praia do nosso litoral. Acho que lá a idéia é namorar e relaxar, mesmo.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu faria Amsterdam, Copenhagen e Estocolmo.

Dri
DriPermalinkResponder

Ihhhh... Eu não concordo com o chefe não. Achei Bruges muito, mas MUITO mais bonita e romântica do que Amsterdam. Pode ter ajudado o fato de ter ido num dia de semana em janeiro, ou seja, sem hordas de turistas em volta. Não conheço as demais cidades pra dar pitaco no resto do roteiro...

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Vou aproveitar o post da Lea pra mim também, que embarcarei em Julho. Gente, dá pra fazer Bruges e Ghent no mesmo dia e depois voltar pra Bruxelas?

Acabei de reservar um hotel em Bruxelas que achei bacana, tinha boas tarifas e estava bem recomendado no Tripadvisor. O Hotel Bloom! www.hotelbloom.com Alguém conhece?

Ricardo Freire

Sim, perfeitamente possível.

Bruges está a 1 hora de trem de Bruxelas; Ghent fica na metade do caminho.

Saia cedo e vá direto a Bruges, para pegar a cidade com menos turistas. Faça todos os lerês (não deixe de ir ao Beginhof) e na volta dê a passadinha em Ghent.

Ghent não é tão bonita/arrumadinha mas é um lugar com vida de verdade. Sem lerês -- só passeie e tome uns chopitos...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Como junho é um mes fantastico para os paises nórdicos , e oportunidades ( milhas x mes do ano ) não surgem toda hora , eu deixaria a Holanda - Belgica para outra oportunidade e iria pra Estocolmo e Oslo .Não consigo ver nada de interessante na Dinamarca , além do Tivoli eekops:

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Eu vejo 2 opções. A primeira seria ir para Estocolmo, que é muito bonita e recomendo, e Copenhagen ou Oslo. Não conheço Oslo, portanto não posso dar pitaco, mas Copenhagen acho que vale a visita. Ela não tem tantas atrações como outras cidades, mas é bonitinha também. Estive tb em Gothenburgo na Suécia, mas não recomendo.

Outra opção é seguir para Amsterdam de trem. Eu fiz isso na minha última viagem e se não me engano são 3 horas e meia de Frankfurt. A vantagem de ir de trem é que você pode parar em Colônia, que fica no caminho, a 1 hora de Frankfurt. Eu coloquei as malas no locker e fui conhecer a Catedral, depois segui viagem. Em seguida poderia ir para a Bélgica nos últimos dias (Bruxelas, Bruges e Ghent). Dessas 3, eu só conheço Bruges, mas posso dizer que vale a viagem.

Luciana Bordallo Misura

Post sobre Copenhagen fresquinho nesse blog: http://marjorielopes.blogspot.com/2009/05/4-days-in-copenhagen.html

Nao posso dar pitaco porque nao conheco nenhuma dessas cidades, mas achei valido o que a Sylvia falou da epoca do ano.

Flavia Kaiser
Flavia KaiserPermalinkResponder

Lea, se optar por Copenhague, me dá um toque. Posso te passar um roteirinho legal e até levar vocês pra jantar um dia smile Nunca estive em Estocolmo nem Amsterdã, mas morro de vontade. Oslo é bem "chata" - bonita, limpíssima e com muita natureza, mas beeem paradinha e ainda mais cara que Copenhague, o que é uma tarefa realmente difícil...

No mais, amei Brugge de paixão e detestei Bruxelas, mas é aquela coisa, é uma coisa bem pessoal. Eu não sou muito fascinada por capitais. Meu negócio é interiorrrrr. Uma viagem excelente pra vocês smile

Lu
LuPermalinkResponder

Será que o Keukenhof(acho que é assim que se escreve), o parque das tulipas ainda está florido (que acho que é em maio)? Se estiver, acho que valeria a pena ir Amsterdã e aproveitar p/ver as tulipas. É LINDÍSSIMO!! Além de ser uma coisa que ñ temos por aqui.

Já se optar pela Escandinavia, Estocolmo é realmente linda, mas eu tb gostei mto de Copenhagen. Bergen é mto legal pelos fjordes, enqto que Copenhaguen já é mais cidade. Daí, depende do que vc prefere.

Acho que vou pegar carona no post e pedir umas dicas prá mim tb. Consegui milhas naquela promo da TAP c/o Itaú p/viajar p/Europa. Estava pensando em ir p/Berlim, que ñ conheço, em setembro. Mas tenho 2 semanas, logo posso ir a algum outro lugar. No Viaje tem alguns posts sobre Berlim, inclusive o do ano passado, da viagem do Riq. Gostaria de sugestões de onde mais ir, e se seria melhor o trem ou carro, uma vez que somos 2. A TAP voa p/Frankfurt (que ñ tem a menor graça) e Munich, na Alemanha. Já fiz uma viagem pela Alemanha, mas há muuuuuitos anos atrás. Pensei em Munich e na Alsacia (que já é França, mas bem na fronteira), mas ambos são bem fora de mão em relação a Berlim. Enfim, estou aberta a sugestões.

Desde já, agradeço a todos.

Ricardo Freire

O Keukenhof fecha agora dia 21 de maio. A temporada normalmente vai de final de março a final de maio. O site sempre informa o horário do ano: http://www.keukenhof.nl/

Essa semana abro um post pra sua viagem na Alemanha, tá bom?

Aline
AlinePermalinkResponder

Amsterdam é uma das minhas cidades favoritas... Sou suspeita para falar. Amo, amo, amo. A última vez que fui fiquei uma semana e fiz um mega passeio de bicicleta, pedalando até Edam, passando por Marken e Monikedam e voltando no mesmo dia. Mega para mim que tenho o preparo físico de um bicho-preguiça. Fiquei quebrada, mas amei. Era aniversário da festa do queijo e a rainha estava em Edam. Teria ido de bike até o parque das tulipas se fosse a época, mas a época é agora (maio). Oslo é uma cidade dura e cara, apesar de gracinha. Fui no começo da primavera e nevava baldes. Tb acho que só vale a pena para conhecer mais da Noruega, seguindo até Bergen para ver os fjords, por exemplo. Estocolmo e Copenhagem eu não conheço (ainda!). Já ouvi falar que Estocolmo e Helsinqui são as capitais escandinavas mais legais.
Para a Lu, além de Munique, a Baviera é lindinha. Dizem que a região da Floresta Negra também é muito bonita. E de Munique, Salzburg não está longe de trem. Espero ter ajudado.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Lea, se você ainda não conhece Amsterdan, não a perca, pois tenho para mim que a cidade está cada vez mais bagunçada e assolada por turistas americanos bobos que só querem usufruir do red-light district e dos coffe-shops. Esse tipo de tribo atrai muitos "dealers" que ficam pelas ruas aos montes, tornando a cidade mais perigosa a noite. Em 1998, estive lá e me apaixonei. Em 2006 voltei, enchendo a boca para apresentar a cidade ao maridão, e me decepcionei um pouco. O Red Light, aumentou absurdamente de tamanho, ou pelo menos, tive essa impressão.
Sei lá, sem caretices, temo que a cidade degringole com o tempo.
Quanto a Brugges, é linda, vale a visita e Bruxelas é meio sem graça, com uma praça central e um Museu de Belas Artes bem bacaninhas.
Sobre Colônia e Escandinávia não posso opiniar, apesar de ser doida para conhecer a Finlândia, especificamente.
Conta pra gente depois o que decidiu!
bjos

lea Dorf
lea DorfPermalinkResponder

Pessoal e captain, obrigadissima!!!
Que delicia todo mundo dando pitaco, adorei!
Confesso q considerei fazer Estocolmo e Helsinki ou Copenhagen mas to louca pra ir pra Amsterdam - espero não me decepcionar!
Estou + tendendo a ir pra Belgica. Vale a pena dormir em Bruges? E no interior da Holanda, não tem nada?
Obrigada pipol!!!

Ricardo Freire

Lea, Bruges morre depois que os turistas do dia vão embora. A vez que eu dormi lá (num mês de setembro) eu achei bem triste (fiquei duas noites).

No caso de dormir fora de Bruxelas, acredito que Ghent seja mais interessante.

Mas acho que você que é foodie vai encontrar lugares mais bacanas para curtir à noite em Bruxelas mesmo...

Quanto ao interior da Holanda, teve um post em que o pessoal deu bastanta pitaco na temporada anterior:

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/64693_comentarios.shtml?1311328

(Ali no meio eu falo da minha expectativa com Antuérpia, que acabou sendo frustrada quando eu fui. Mas eu fui em esquema bate-volta. Não fui atrás dos lugares bacanas.)

Aline
AlinePermalinkResponder

Eu nunca fui, mas dizem que Delft tb é bonitinha. Mas tenho a sensação de que vai ser tudo meio parecido.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Aline,
eu fui a Delft, uma gracinha, dormi uma noite lá mas achei deserto...a convite de uma amiga. Mas nada que com 7 dias eu parasse ou botasse menos 1 dia em Amsterdam...eu iria a Brugges e a Colônia em adição a Amsterdam, mas totalmente tendenciosa pq ainda irei a Escandinavia.

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Lea,
Concordo com o Riq em relação a Ghent. A maioria passa direto quando vai de Bruxelas a Bruges, mas vale uma parada. E é uma cidade bastante animada, com boa vida noturna.
Com relação a Bruges, vou ousar discordar. Acho a cidade mais romântica justamente quando os turistas vão embora, e você fica com os canais, praças e restaurantes só pra você. A cidade morre em relação ao que é durante o dia, mas normalmente os restaurantes e cafés tem movimento. E a cidade fica linda refletida nos canais.

Ricardo Freire

Hehehe, eu tenho um bode de Bruges que a segunda visita só fez aumentar. (Apesar da agradabilíssima companhia da DaniG.)

Lea Dorf
Lea DorfPermalinkResponder

Oi gente, obrigada mesmo por todas as dicas! To digerindo ainda. Acho que vou deixar para decidir em Amsterda se estico pela Holanda ou se pego um trem até Bruxelas como o Riq falou, e passo conhecer Ghent e Bruges. Ou... se fico 1 semana la' mesmo. Quem conhece, please me diga: e' tempo demais???

Ricardo Freire

Lea, eu fiquei sete noites, mas, na cidade, apenas cinco dias (passei o dia da ida inteiro em Bruxelas, e fiz um bate-volta no meio da estada a Antuérpia).

Nesses cinco dias deu pra curtir com calma, na medida. Se eu tivesse ficado mais dois dias talvez me animasse a alugar uma bicicleta ou a fazer bate-voltas ao interior (Delft, por exemplo, ou Haia).

Quanto mais tempo a gente fica, mais segreditos descobre...

Mas é preciso desencanar das outras coisas que estavam na cabeça. A cidade é pequena e "matável" em dois dias puxados.

Mas não fazer puxado é uma delícia mrgreen

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Lea, eu acho tempo demais em Amsterdan. Eu faria Bruxelas e Amsterdan como sede e os famos bate e volta (Bruges/Gent) e moinhos OU Colônia;

Majô
MajôPermalinkResponder

Eu adorei Bruges, achei linda !! Uma cidade fofa, em julho há flowers everwhere, o passeio pelos canais é encantador.
Hã hã , sinto discordar do guru, mas achei que seria o máximo dormir 1 noite e amanhecer em algum dos hotéis à beira dos canais. Fui num bate volta, a partir de Paris.
Em outra viagem fuide Paris a Bruxelas e de la à Diest por razões de família. Mas, numa próxima vez quero ir a Ghent, de Bruxelas é pertíssimo.

Lu
LuPermalinkResponder

Lea,
Me lembrei agora de um museu a ceu aberto que fui na Holanda (ñ me lembro o nome da cidade), que me encantou. É uma gracinha. É como se fosse uma Holanda em miniatura, c/seus costumes, arquitetura de cada região. Pode até ser que conste do post que o Riq citou, mas ñ fui lá olhar. Como a Holanda é pequena, c/certeza dá p/fazer um bate e volta, caso vc fique 1 semana em Amsterdan.

Lu
LuPermalinkResponder

Isso mesmo, Sylvia!!! Valeu!

Lea Dorf
Lea DorfPermalinkResponder

Caros, antes de tudo, SUPER OBRIGADA por todos os otimos pitacos! Depois de pensarmos bastante, o maridao e eu decidimos mudar tudo, ligamos na TAM e conseguimos trocar Amsterdam por... Bilbao! Eh que ele ja conhece AMsterdam (eu nao) e veio com o argumento que a gnete poderia encaixar a cidade em qualquer ida a Europa. Ja' o Pais Basco... bem, esta' na nossa lista faz tempo, e o tempo que temos, 7 dias inteiros, parece otimo. Bem, agora que li o post do Pais Basco para a ENeida, ja nao me parece tanto tempo assim... entao, deixo aqui o pedido: quem quiser fique 'a vontade para sugerir um roteiro de 8 noites/7 dias por San Sebastian e redondezas! OBrigada de novo...!

Ricardo Freire

Grande decisão, Lea! E em meados de junho você ainda deve pegar um calorzinho, o que vai ser ótimo para ver San Sebastián e Biarritz com mais vida.

Eu jurava que tinha lido uma matéria bacana sobre Biarritz numa Travel(l)er ou na T+L, mas não achei nada online, não.

Acho que montar base em San Sebastián é o mais sensato.

Lea Dorf
Lea DorfPermalinkResponder

Riq e tripulation, estou embarcando AMANHA para Bilbao, San Sebastian e Rioja! RIq, a base ficou em San Sebastian mesmo!!! Depois vou tentar postar pra contar tudo! Beijos a todos!

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Bom dia!!!

Se possível, gostaria de uma ajuda.
Já estou começando a planejar minhas férias de 2011, serão 22 dias que pretendo ir para: Buxelas/Bruges(??)/Amsterdan/Copenhagen e Estocolmo.
Quantos dias inteiros serão necessários para conhecer relativamente bem e com calma, cada cidade? Eu e meu esposo, sempre viajamos sozinhos e detestamos excursões pois são corridas, com visitas panorâmicas,.....; costumamos fazer aqueles city tours(sightseen) de +- 2h para ter uma visão geral da cidade e as vezes, algum tour de meio dia.
Se puderem me ajudar, agradeço; caso contrário tb agradeço
Obrigado
M.Helena

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar