7 de Setembro 1

7 de Setembro

Feriadão de 7 de Setembro: as melhores viagens

Em 2021, o feriado de 7 de Setembro vai cair numa terça-feira, criando um feriadão de 4 dias. Veja onde deve fazer tempo bom no Brasil e onde escapar das multidões na nossa seleção de viagens para o feriadão da Independência:

7 de Setembro 2021: as datas

  • Feriadão de 4 dias
  • Véspera de feriado: sexta 3 de setembro
  • Feriadão: sábado 4 a terça 7 de setembro

O que esperar do feriado de 7 de Setembro

Primeiro da trinca de feriadões que caem no mesmo dia da semana (os outros são 12 de Outubro e Finados), o feriado da Independência pode encontrar o Brasil já com a pandemia sob controle.

Continuaremos precisando nos cuidar. Mas caso os grupos de maior risco já tenham se vacinado, muita gente que se recusava a viajar já vai pôr o pé na estrada ou entrar num avião.

O mês marca a transição do inverno para a primavera (ou: da estação seca para a estação chuvosa) no Sul, no Sudeste e no Brasil central. O Nordeste, porém, já vai estar com cara de verão — assim como o Norte, que seguirá com menos chuva do que no primeiro semestre.

Voltar | Topo

Melhores viagens para setembro

7 de Setembro no Nordeste

Salvador Elevador Lacerda feriadão 7 Setembro

Setembro é um mês que sinaliza bom tempo em toda a costa nordestina. O Ceará já está vivendo seu verão desde julho. Os estados da costa leste, do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia, finalmente se declaram fora da estação chuvosa. É hora de aproveitar — de preferência, num destino com aeroporto próprio, para aproveitar ao máximo o feriado de 4 dias.

Duas capitais se destacam neste feriadão de 7 de Setembro para quem quer combinar praia com turismo cultural: Salvador e Recife. Para quem gosta de montar uma base para fazer passeios a praias próximas, Fortaleza, Maceió e Natal dão um passo à frente. E se você busca uma capital que tenha orla urbana com mais jeito de balneário, meu palpite é: escolha João Pessoa.

Fora das capitais, escolha praias com aeroporto próprio (Jericoacoara, Porto Seguro (incluindo Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André, Espelho e Caraíva) ou próximas a uma capital, como Praia do Forte, Porto de Galinhas e São Miguel dos Milagres.

7 de Setembro no Sudeste e no Sul

Feriado de 1º de Maio: Gonçalves

A chegada de setembro traz a esperança de verão para os moradores de grandes cidades do Sudeste e do Sul. As serras vão perder um pouco do público para as praias. Mas o clima continuará mais propício para aproveitar a montanha do que o litoral.

Caso evitar as aglomerações continue na ordem do dia, escolha destinos de serra em cidades sem centrinho muvucado, dando preferência a pousadas com chalés individuais.

Saindo de São Paulo, considere São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).

Saindo do Rio de Janeiro, pense em Petrópolis (60 km), Penedo (180 km) e Visconde de Mauá (200 km).

Aproveite o tempo ainda seco em Minas para ir a Belo Horizonte — você aproveita diárias baratíssimas no feriado e pode escolher um entre esses dois bate-voltas: Inhotim ou Ouro Preto.

No Sul, a Serra Catarinense (Urubici e Bom Jardim da Serra) pode ser curtida com mais proveito e menos densidade demográfica do que o litoral catarinense.

Caso já dê para aglomerar com moderação, dá para incluir na lista destinos de serra como Campos do Jordão, Monte Verde e Gramado.

(Leia sobre Curitiba, Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves nos destinos-curinga)

Viagens para emendar a semana inteira

Vai aproveitar o feriadão de 4 dias para tirar mais três dias de folga e fazer uma viagem de até 9 dias? Veja os destinos que valem mais a pena no início de setembro.

Jalapão

Jalapão: capim dourado em setembro

O que há de especial em setembro no Jalapão? Isso: é a época em que os campos de capim-dourado ficam dourados. Só quem viaja para lá em setembro vê o capim-dourado no campo. No fim do mês, é colhido e vira artesanato.

Fernando de Noronha

7 de Setembro 2

Agosto e setembro são os melhores meses para visitar Fernando de Noronha: o tempo estará 100% firme, e as praias do Mar de Dentro — como o Sancho e a Baía dos Porcos — vão estar no seu modo piscininha, como você conhece dos cartões-postais. Em outubro já entra o swell, e a beira do mar já fica mexida.

Lençóis Maranhenses

Rota das Emoções 2019 novidades

Este é o último feriado em que dá para pensar numa viagem aos Lençóis Maranhenses. Se você só tiver os dias do feriado, vá direto a Santo Amaro, onde está o “filé” dos Lençóis (e onde as lagoas terão maior volume em setembro). Com a semana inteira, dá para emendar os Lençóis com o Delta do Parnaíba (chegue ou volte de avião por Parnaíba).

Amazônia

O que está aberto em Manaus

O nível das águas na Amazônia já começou a baixar, mas ainda restarão trechos de floresta alagada. Combine dois dias em Manaus Manaus com três ou quatro dias num hotel de selva ou cruzeiro fluvial.

Outra boa opção é combinar Belém (no feriado) com a Ilha de Marajó (na continuação do feriado, para pegar o contrafluxo).

Bonito

Passeios: quando comprar - antes de viajar ou depois de chegar? Bonito

Setembro oferece a oportunidade de aproveitar Bonito antes da estação das chuvas, mas já sem o frio das férias de julho. Sempre é bom lembrar que quem voa até Bonito poupa trânsfers de 3 horas de carro de/para Campo Grande.

Voltar | Topo

Destinos-curinga

7 de Setembro 3

Selecionamos 5 destinos que servem para todos os feriadões ao longo do ano. São cidades que funcionam muito bem em viagens de 3 a 4 dias e que podem ser curtidas com qualquer clima. Não são destinos à prova de aglomeração. Mas se você já está habituado aos cuidados com a pandemia quando sai na sua própria cidade, pode aproveitar a viagem em segurança.

A Bóia recomenda: destinos-curinga para feriadões 2021

Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro
Guia completo do Rio de Janeiro

São Paulo
Mini-roteiro de feriadão
Onde ficar em São Paulo

Foz do Iguaçu
Onde ficar em Foz do Iguaçu
Guia completo de Foz do Iguaçu

Bento Gonçalves
Mini-roteiro de feriadão
Onde ficar em Bento Gonçalves

Curitiba
Mini-roteiro de feriadão
Onde ficar em Curitiba

Como viajar na pandemia?

Enquanto a população brasileira não estiver vacinada contra a covid, a orientação para viagem é a mesma para quando você sai de casa na sua cidade: usar máscara e fugir das aglomerações.

É possível fugir de aglomerações durante viagens?

Sim, é possível. Mas a responsabilidade recai sobre o viajante. Cabe a cada um de nós evitar engrossar as aglomerações sem máscara que, infelizmente, têm sido a paisagem mais comum nos destinos turísticos.

Na praia, fique fora da área das barracas e quiosques, e você vai conseguir pegar sol e entrar no mar mantendo o distanciamento social.

Nos vilarejos turísticos, evite a “rua da muvuca”, onde os jovens ficam bebendo na rua, em pé, sem máscara.

Escolha restaurantes com áreas ao ar livre ou com ambiente bastante ventilado, e vá em horários pouco frequentados. Um bom horário costuma ser entre 17h e 19h.

Vai viajar de avião? As aglomerações no aeroporto e dentro do avião são inevitáveis. Por isso, compre máscaras PFF2 (N95) certificadas pela Anvisa (boas marcas: 3M, DeltaPlus, Camper), que têm qualidade equivalente à hospitalar. Use uma novinha no voo da ida. Ao chegar ao destino, pendure a máscara numa área ventilada e sombreada, e você poderá usar a mesma máscara no voo de volta.

Atenção nas condições de remarcação e reembolso!

Devido à imprevisibilidade da pandemia, restrições de acesso ou de atividades podem ser impostas pelos destinos ou pelos estados.

Ao fazer sua reserva, verifique as condições de cancelamento, remarcação e reembolso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.