Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.


1.753 comentários para “Europa A-Z”

  1. Estou em busca de sugestões para o meu natal/ano ano novo 2014/2015.
    Sempre vou para Europa. Já conheço Viena, Londres, Praga, Paris, Berlin, Budapeste e Roma.
    Adoraria voltar a Praga e a Budapeste mas uma vez li um comentário do Ricardo falando sobre repetir viagens e fiquei na dúvida.
    Não quero ir para Espanha e Portugal.
    Alguma sugestão? Feirinhas de Natal?
    Obrigada

    1. Olá, Alessandra! Até onde eu sei, o Ricardo Freire é completamente a favor de repetir viagens.

      As ferinhas de Natal vão só até o dia 23 de dezembro. Acontecem na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na Alsácia e em Praga.

      Leia sobre Réveillon: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014

  2. Olá Alessandra

    Se me permite dar um pitaco, se gostas de feiras de natal pense em ir nas cidades de Estrasburgo e Colmar. Passei o última natal nesta cidade e em seguida fui para Estrasburgo, cidade que me apaixonei.
    Tenho fotos que se quiser posso disponibilizar para você, estou tentanto postá-las neste blog, mas não sei como.
    Entre no site oficial destas cidades, eu amei ambas.
    Colmar é bem pequena, EStrasburgo é de médio porte. Acho que vale a pena você dar uma conferida

    Atenciosamente

    Maria Esther

  3. Olá, quero fazer uma viajem para Eslovénia e Croácia, pretendemos ir em agosto, como tenho desconto de passagem pela Tam pretendo ir e voltar pela Itália. Perguntas: vamos para a Eslovénia de trem, carro ou avião? Para voltar da croácia para a Itália pretendemos pegar um avião. Lá, qual roteiro vc recomenda, os 2 países é um bom plano ou e melhor visitar um por vez? Pretendemos ficar entre 10 e 15 dias. Obrigada. Tamiris.

    1. Olá, Tamiris! De Milão a Ljubljana por via terrestre são 4h30 de trem até Trieste, e depois 1h30 de ônibus. Da Croácia, volte de avião.

      Leia sobre os dois países:

      http://www.viajenaviagem.com/2014/05/ljubljana-bled-eslovenia-dicas

      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/croacia/

  4. Olá,estou viajando para milão no mês de agosto e gostaria de saber se posso vir para Portugal de carro pois assim conheceria também frança e espanha,se sim qual seria o roteiro a partir de milão até lisbôa,e se possível a distância,e paradas alternativas para pernoites e descanso,informo que disponho de 15 dias para retorno que terá de ser feito em milão,pois estarei voando pela tam-ida e volta.

    1. Olá, Primo! Veja distâncias em http://maps.google.com .

      Não recomendamos esse tipo de viagem transcontinental de carro. Veja por quê:

      http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

  5. Saindo no começo de outubro, gostaria de um roteiro porto-portugal qtos dias? depois ir para Barcelona conhecer lugares interessantes qtos dias? e depois para para Itália conhecer o máximo que puder em dez dias..e voltar ao Brasil lá pro dia 20/10/2014. O que me indica, para lógico, não gastar muito. Seremos 3 ou 4 pessoas de mais de 59 anos.Por favor me indique os lugares que poderemos ficar nas cidades????

    1. Olá, Zeli!

      Comece o seu planejamento de viagem neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

  6. Olá!
    Estou indo para Londres pela segunda vez em outubro e pretendia ficar 15 dias, mas acabei decidindo dividir este período e incluir 2 dias em Amsterdã. Eu queria fazer a viagem de ônibus de Londres a Amsterdã durante o dia para aproveitar a paisagem, será que vale a pena? São 12 horas. Ou seria melhor ir de trem e fazer um pit stop em Bruxelas?Pode me ajudar? A volta para Londres pretendo fazer de ônibus à noite, dessa maneira economizo o hotel e vejo como é a viagem. Como terei mais 8 dias em Londres pela frente, acho que dá pra compensar o sono. Será que tem perigo? Obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Paula! Não se aprecia a paisagem nem em auto-estradas, nem em trens de alta velocidade. Não faça viagens noturnas, o seu corpo cobra o resultado.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-de-viagem-dicas-para-montar/

  7. Olá,
    Estou tentando montar um roteiro para a Europa em julho. Emiti com milhas da Tam e por isso chego em Frankfurt e volto por Paris. Serão 24 dias.
    Minha ideia é fazer de carro Frankfurt, Heidelberg, Munique, Veneza, Florença e Roma. De Roma seguiria de avião para Paris. Estou reservando 4 dias inteiros para Paris e Roma. Será muita loucura?
    Obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Ana! Alugar carro em um país e devolver em outro deixa o aluguel muito mais caro. Além disso, o carro serve mais a viagens que explorem determinadas regiões (como a Toscana, ou a Estrada Romântica alemã). Entenda aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

      Para saber quantos dias ficar em cada lugar, leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      1. Ricardo,
        Obrigada pelas dicas. Vou pesquisar melhor o custo. E quanto ao roteiro, acha viável ou muito corrido?
        Ana

        1. Olá, Ana! Quem responde é A Bóia. Dê uma olhadinha no post dos quantos dias em cada lugar, por favor.

  8. Ola Ricardo,
    Sempre recorro às suas dicas e gostaria de saber sua opiniao sobre o seguinte roteiro:
    Estou indo com meu marido. Sao 25 dias :
    Rio / Croacia
    Crocia / Budapeste
    Budapeste / Viena
    Viena / praga
    Praga / Rio
    Acha que devo fazer de trem o percurso entre as cidades ?
    Estou seguindo seus conselhos de não ir e voltar necessariamente pelo mesmo pais.
    Agradeço a atençao,
    Balu Carvalho

    1. Olá, Balu! Quem responde é A Bóia.

      Tente comprar passagem com ida a Dubrovnik e volta de Praga. Faça os trechos da Croácia de ônibus e siga de trem a partir de Zagreb.

  9. Minha enteada tem 16 anos, e recentemente foi legalmente emancipada. Devo viajar para a Europa a serviço nos próximos meses (Bélgica, Holanda, talvez Alemanha) e gostaria que ela me acompanhasse. Sair do país não é mais problema, já que sendo emancipada ela pode tirar passaporte e embarcar. Porém, ela ainda continuará sendo menor de 18 anos e tenho receio que isso possa causar problemas no exterior. Na hora de nos hospedarmos em algum hotel, como eu provo que ela é legalmente maior de idade (mesmo ficando em quartos separados, hotel algum aceita menor de 18 anos desacompanhado dos pais ou irmãos biológicos) ? Ou não tem como ? Será que eu teria de providenciar tradução do documento de emancipação ?

    1. Olá, Fabio! Seu caso não é simples e merece a consulta de um advogado que possa pesquisar a legislação da União Européia. Como leigo, parece que a tradução juramentada é um bom caminho, mas não é o tipo de informação que você deveria buscar na internet, não.

  10. Pessoal, moro em Salvador e estou tentando programar uma viagem em familia pra Europa. Preferência: Itália, porque somos descendentes, Espanha, porque sou arquiteta e França, porque é um sonho! Rs.
    Nunca fui a Europa, gostaria de dicas, inclusive de comprar de passagem, porque tenho olhado e esta muito cara. Pretendemos ficar uns 15 dias, incluindo o Natal e Reveillon. O que vocês sugerem, no quesito roteiro, hospedagem, o que conhecer, preços… É possível fazer “bate-volta” em algumas cidades que eu ja li por aqui… onde posso consultar valores…ver distâncias?

  11. Olá, tudo bem?

    Estou com uma viagem marcada com o roteiro Alemanha / Suiça / Italia e lagos, sendo da seguinte forma:

    De 04 a 28/07, sendo 5 noites em Berlim, 2 noites em Heielberg, 1 noite em Heidelberg, Rothenburg – Ausgusburg – Fussen (visita ao castelo da Cinderela), 2 noites em Munique, 3 noites em Zurich, 2 noites em Berna, 1 noite em Lugano, 2 noites em Como, 2 noite em Milão, 3 noites em Capri e 2 noites em Positano.

    Gostaria de saber os locais imperdíveis para ir em cada lugar, pois são poucos dias em cada um deles e vai ser bem corrido. Alguma sugestão? Pode ser restaurante, ponto turístico, etc. É uma viagem em família.

    Muito obrigada!

    1. Olá, Luiza! Tenha em mente que cada dia de deslocamento é um dia perdido em parte ou totalmente.

      Leia este post:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Leia este também:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

      E mais este:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

      Para os destinos, clique no índice, ele existe para isso.

  12. –> Procurando informações sobre um destino específico na Europa?

    Procure o destino no índice e clique.

    –> Planejando roteiro de viagem pela Europa?

    Clique e leia estes posts:

    Como montar uma viagem à Europa

    Europa: quantos dias em cada lugar?

    Europa: avião, trem ou carro?

    5 passos para enxugar seu roteiro de viagem

1 ... 14 15 16