Feriadões 2021

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Natal 2021: as melhores viagens

Para onde viajar no Natal? Veja onde vale a pena passar o Natal fora de casa, e quais são as viagens mais natalinas no Brasil e no Exterior.

Natal 2021: as datas

  • Feriadão de 3 dias
  • Véspera de feriado: quinta 23 de dezembro
  • Feriadão: sexta 24 a domingo 26 de dezembro

Vamos passar o Natal sem pandemia?

Este guia foi escrito no início de 2021, quando a perspectiva apontava para que, com o avanço do programa de vacinação, a pandemia já pudesse estar controlada no Brasil.

Por isso as sugestões não são focadas em viagens sem aglomeração.

Atualizaremos este guia se a perspectiva mudar.

Vale a pena passar o Natal fora de casa?

Ao considerar passar a noite de Natal fora de casa, leve em conta tudo aquilo de que você está abrindo mão: a grande reunião de família, a árvore de Natal, a criançada rasgando papel de presente e experimentando os brinquedos novos no chão da sala. Nada disso costuma ser replicável numa viagem.

Se você vai para um resort ou uma boa pousada de praia, pelo menos terá a certeza de uma ceia bem montada. No entanto, caso você decida passar a noite de Natal numa cidade grande (tanto no Brasil quanto no exterior), saiba que, além de provavelmente não ser oferecida nenhuma ceia no seu hotel, vai ser difícil conseguir encontrar restaurantes abertos para jantar no dia 24. (Os Estados Unidos são a exceção, porque lá grande a refeição de Natal é no almoço do dia 25.) Note que eu disse "jantar", nem cogitei "ceia".

Por isso, antes de viajar, entre em contato com o hotel para saber o que eles costumam recomendar para os hóspedes na noite de 24.

Como salvação da noite, eu tenho uma fórmula, que vale tanto para o Natal quanto para o Réveillon: passe de manhã em mercados finos, compre comidinhas bacanas e monte uma ceia pique-nique no quarto do hotel. Uma videochamada pelo Skype, Whatsapp ou Zoom permite se conectar à família que não viajou.

Voltar | Topo

Viagens super natalinas

Aonde ir ao encontro do espírito de Natal?

Espírito natalino no Brasil

Viagens de Natal: Natal Luz em Gramado

Natal Luz em Gramado

No Brasil, o destino óbvio é Gramado, que entre fim de outubro e início de janeiro se transforma na terra do Papai Noel na Serra Gaúcha. Não são só os espetáculos do Natal Luz: respira-se Natal dia e noite na cidade. E Gramado não deixa seus visitantes na mão na véspera de Natal: há ceias em hotéis e restaurantes.

Curitiba não se fantasia de Natal como Gramado -- pelo tamanho, nem daria --, mas tem tradição no assunto também. A cidade tem mercados natalinos e vários eventos, no Centro e nos shoppings. O site Natal em Curitiba traz a programação completa e sugestões de restaurantes que abrem para a ceia de Natal.

Espírito natalino no Exterior

Espere a reabertura das fronteiras para comprar passagens

Este post foi escrito no começo de 2021, contando com a reabertura de fronteiras para o turismo internacional até o fim do ano. Mas isso é apenas um prognóstico: não há como ter certeza de que as viagens ao exterior já serão possíveis.

Só compre passagens, hospedagem ou pacotes depois que a pandemia for controlada e as fronteiras reabrirem. Antes disso, só faça reservas que possam ser adiáveis, canceláveis ou reembolsáveis sem custo.

Europa

Viagens de natal: Mercado de natal em Viena

Mercado de Natal em Viena

Fora do Brasil, as viagens mais fofas de Natal são para os países de cultura germânica. Durante todo o mês de dezembrose realizam mercados natalinos que se tornam o epicentro da vida social tão logo termina o expediente.

Mas atenção: para aproveitar esses mercados, você precisa viajar no máximo no dia 20. A maioria dos mercados encerra no dia 23.

Um grande destino para uma viagem de Natal em família é Munique. Além dos mercados, Munique propicia excelentes bate-voltas aos arredores (castelo da Cinderela em Neuschwanstein, neve e esqui no Zugspitze, até mesmo um pulinho em Salzburg na Áustria).

Ainda na Alemanha, Berlim combina a fofura dos mercados natalinos com a vibe alternativa da cidade mais interessante do país.

Outra cidade espetacular para visitar em dezembro até o dia 23 é Viena, que tem mercados natalinos funcionando em vários pontos da cidade: dá para ir a um por dia. Depois, siga viagem de trem a Praga< e Budapeste.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, Nova York encanta pela decoração das lojas e, por que não, pelo frio (ocasionalmente pode até nevar). Jantar no dia 24 não é difícil -- use o site Opentable para fazer sua reserva (o passo a passo está aqui.

Em Orlando a temperatura é amena (os dias mais frios são como os do inverno de São Paulo) e os parques capricham no espírito natalino (veja como é o Natal na Disney e o Natal no complexo Universal).

Voltar | Topo

Outras viagens de Natal pelo Brasil

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres

As viagens que a gente quer fazer no Réveillon ficam mais tranquilas e bem mais em conta quanto a gente faz essa viagem no Natal. Não chega a ser baratinho: viajar no Natal é sensivelmente mais caro do que viajar fora de feriado. Mas os preços são muito menores do que no Réveillon.

(No quesito piscinas naturais, não vai ser um feriado proveitoso. A maré estará 'morta' -- finzinho da lua cheia, transição para minguante, e não secará o suficiente para tornar os passeios proveitosos.)

Vilarejos de praia

Sabe aqueles destinos de praia que ficam entupidos no Réveillon? No Natal podem ser curtidos sem atropelos.

Em Santa Catarina, praias concorrias como Praia do Rosa e Bombinhas só começam a lotar entre os dias 25 e 26.

No Litoral Norte paulista também: muita gente passa o Natal em sua cidade e só depois desce para a praia. Aproveite e chegue antes de todo mundo em Barra do Saí, Maresias, Ilhabela (compre a travessia da balsa com antecedência) e Ubatuba.

No litoral fluminense, esta vai ser a última chance até o fim de janeiro de pegar Paraty e Búzios com média densidade demográfica.

Em todo o Sul da Bahia (Santo André, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado) e também nas praias da Costa do Dendê e do Cacau (Itacaré, Barra Grande & Península de Maraú, Boipeba e Morro de São Paulo), a semana do Natal é bastante tranqüila, e procurando bem você encontrará preços de hospedagem simpáticos.

Em Alagoas, quem vai a São Miguel dos Milagres ou Maragogi na semana do Natal paga bem menos caro do que quem chega na semana do Réveillon.

Em Pernambuco, ainda dá para curtir sossego na Praia dos Carneiros.

Se tem vontade de ir a Fernando de Noronha, vá sabendo que a época é boa para surf, não para mergulho.

As praias do Rio Grande do Norte -- Pipa, São Miguel do Gostoso e Galinhos vivem praticamente uma semana normal de dezembro.

O movimento será intenso em Jericoacoara e Barra Grande do Piauí, mas de todo modo os vilarejos estarão menos cheios que na semana seguinte.

Resorts e capitais litorâneas

Na semana do Natal, os Resorts terão preço salgado -- mas não tão altos como no Réveillon. E são uma grande solução para Natal em família fora de casa. Veja nosso dossiê de resorts de praia, com os melhores resorts em 17 quesitos.

As capitais litorâneas também são boas opções. Apenas leve em conta que vai ser difícil encontrar restaurantes abertos na noite do dia 24 e também ao longo do dia 25. Dê uma olhada em Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza.

Viagens de Natal na Natureza

Vale também a pena fazer o Natal num destino de natureza -- como Foz do Iguaçu, Bonito, Chapada Diamantina e a Amazônia (pense num cruzeiro fluvial ou hotel de selva, com uma passadinha na ida ou na volta em Manaus). Para combinar praia e passeios amazônicos, considere Alter do Chão.

Voltar | Topo

Outras viagens de Natal no Exterior

Viagens de Natal: El Calafate

El Calafate: minitrekking no glaciar Perito Moreno

Reino Unido: problemas (e não é o Brexit)

Um lugar bastante complicado para estar na época do Natal é o Reino Unido: não há transporte público em todo o país no dia 25 de dezembro. (Se você desembarcar ou embarcar neste dia em Londres, contrate um minicab.) No dia 26, que lá se chama Boxing Day, também muitas atrações estarão fechadas.

América do Sul

Se não quer enfrentar nenhum problema de atrações ou restaurantes fechados por causa de feriado, programe uma viagem a um destino 100% turístico.

É uma época fantástica para ir a El Calafate, Ushuaia e Atacama.

Na Colômbia, tanto San Andrés quanto Cartagena estarão com tempo ótimo.

É também o início da temporada em Punta del Este.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar