Réveillon no Rio de Janeiro

Réveillon 2022: as melhores viagens de fim de ano

Para onde viajar no Réveillon 2022?

Veja nossas sugestões de viagem no Brasil e no Exterior: onde fazer render mais seus reais no feriado mais esperado (e mais caro) do ano.

A Bóia explica:

  • O Réveillon 2022 é um feriadão de 3 dias
  • A véspera de feriado é quinta 30 de dezembro
  • O feriadão de Réveillon 2022 vai de sexta 31 de dezembro a domingo 2 de janeiro

Réveillon no Brasil

O réveillon o feriado mais importante do Brasil. Diria até: é o feriado religioso mais importante do Brasil: existem brasileiros que não acreditam em Deus, mas não conheço brasileiro que não faça fé no Réveillon.

Não é por outro motivo que os preços de hospedagem na praia na virada do ano vão à estratosfera. Nessa época, o custo x benefício parece que vira ‘susto x benefício’.

Quase todo mundo quer passar a virada do ano na praia.

A cidade do Rio de Janeiro tem o Réveillon mais sensacional do planeta.

Os preços mais altos, porém, estão nas praias com Réveillons baladados.

Há quem busque Réveillon com sossego – e sim, isso existe.

E quais são os lugares com menor susto x benefício no litoral? (Resposta: capitais litorâneas do Nordeste.)

Réveillon na praia

Réveillon no Rio: é o maior

Assim como todo muçulmano tem que uma vez na vida fazer a peregrinação a Meca, o brasileiro precisa uma vez na vida virar o ano nas areias de Copacabana.

É o Réveillon mais bonito do mundo — porque não se trata apenas de um espetáculo de fogos. É emocionante estar à beira do mar em meio a um elenco de dois milhões de figurantes vestindo branco, todos imbuídos das energias mais positivas.

O mais conveniente é se hospedar em Copacabana mesmo. O trânsito é bloqueado no começo da tarde. Estando hospedado em outro bairro, você só vai poder vir de metrô se comprar um cartão especial, que é vendido apenas presencialmente, e costuma esgotar antes do dia 30.

Na noite do Réveillon em Copacabana, fique longe dos palcos dos shows — é nas aglomerações que acontecem furtos e confusões.

Se quiser uma dose extra de segurança, reserve uma mesa no quiosque do calçadão mais próximo do seu caminho entre o hotel e a praia. (Eu já passei oito Réveillons na areia, sempre longe do palco, no Posto 6, e nunca me aconteceu nada.)

Capitais litorâneas: melhor custo x benefício

Com exceção de Rio de Janeiro e Florianópolis, as demais capitais litorâneas não têm preços de hospedagem inflacionados demais.

Será mais caro se hospedar no Réveillon do que em outras épocas, claro, mas você não encontrará, nem nos hotéis mais luxuosos, as diárias estapafúrdias pedidas por pousadas de praia nesta época.

É nas capitais litorâneas que você encontrará, sem dúvida, o menor ‘susto x benefício’ entre os destinos de praia.

Réveillon em Salvador, Recife ou Vitória: os menores preços

Salvador, Recife e Vitória costumam ter a hotelaria com preços mais camaradas nessa época.

A explicação é simples: as duas cidades não são consideradas ‘destinos de praia’ — quem pensa em praia, vai para resorts ou vilarejos próximos (Praia do Forte, Porto de Galinhas, Guarapari), pagando o triplo.

Réveillon em Fortaleza, Natal, João Pessoa ou Maceió

No Réveillon 2022 estas capitais devem estar mais caras do que em outras viradas, por causa da demanda reprimida ao longo da pandemia. Mesmo assim, se procurar bem você vai achar preços que assustam menos do que em vilarejos de praia.

Réveillon em Florianópolis

Se optar pelo Réveillon de Florianópolis, prepare-se para preços altos e para os engarrafamentos na ilha. A festa popular com queima de fogos é na Beira-Mar Norte.

As grandes festas da virada acontecem em Jurerê.

Praias com réveillons badalados

Vários lugarejos de praia se transformam nessa época, com a realização de réveillons que duram uma semana. São várias festas, pré e pós-virada, com música ao vivo ou DJs famosos – todas caríssimas e ainda assim lotadíssimas, tomadas por uma moçada caixa-alta. O susto x benefício costuma ser alto.

Escolhendo qualquer uma dessas praias, providencie os ingressos para as festas com antecedência. E se não estiver interessado no festerê, saiba que, ainda assim, vai sobrar pra você: pousadas e casas para alugar ficam (ainda) mais caros, e os restaurantes, (ainda) mais lotados.

Réveillon em Barra Grande: onde a onda começou

A onda de Réveillons de praia com uma sequência de festas fechadas começou há mais de 10 anos em Barra Grande (Península de Maraú). Hoje Barra Grande não tem mais o Réveillon mais desejado do litoral brasileiro, mas continua mega animado.

20 km ao sul de Barra Grande, na mesma Península de Maraú, outro Réveillon vem despontando de uns anos para cá: o da praia de Algodões. O aeroporto mais próximo de ambas é o de Ilhéus.

Réveillon em Trancoso, Jericoacoara, Gostoso ou Pipa: agito turbinado

Em alguns lugares, o Réveillon serial apenas turbina o agito que sempre aconteceu nessa época.

É o caso de Trancoso, na região de Porto Seguro, Jericoacoara, no Ceará, São Miguel do Gostoso, 100 km ao norte de Natal, e Pipa, 90 km ao sul de Natal.

Réveillon em São Miguel dos Milagres, Barra Grande do Piauí, Alter do Chão ou Boipeba: sossego interrompido

Em alguns vilarejos de praia, o Réveillon-maratona-de-festas transforma completamente o perfil da praia por uma semana.

Isso acontece na já citadas Barra Grande, assim como nos lugarejos de São Miguel dos Milagres (a 100 km de Maceió), Barra Grande do Piauí (voe a Parnaíba ou a Jericoacoara), na praia fluvial de Alter do Chão (a 30 km de Santarém) e na ilha de Boipeba.

Todos esses lugares ganham, no Réveillon, bolhas de agito que se dissolvem completamente no primeiro domingo depois da virada. Plof.

Réveillon em Fernando de Noronha: o mais caro

Passar o Réveillon em Fernando de Noronha vale por um atestado de riqueza – sobretudo se você se hospedar numa das pousadas top.

Ainda assim, a ilha lota, e o agito perdura por todo o mês de janeiro.

Vale lembrar que adultos só embarcam para Noronha em dezembro se estiverem totalmente vacinados.

Réveillon em resorts

No alto das preferências das famílias com crianças estão os resorts, e com razão. Nosso dossiê dos melhores resorts de praia em 17 quesitos vai ajudar você a escolher o seu — incluindo aí os de melhor custo x benefício (ou menor susto x benefício).

Uma vantagem extra de passar a virada em resort é que a festa de Réveillon está garantida.

Réveillon em vilarejos de praia com ambiente urbano

Alguns destinos de praia, mesmo não sendo capitais, oferecem vida social comparável à de centro urbano.

Se você procura uma praia onde possa sair à noite, considere Arraial d’Ajuda (colado a Porto Seguro), Praia do Forte (a 55 km do aeroporto de Salvador), Porto de Galinhas (50 km do aeroporto do Recife), Búzios (180 km do Rio), Balneário Camboriú, em Santa Catarina (voe a Navegantes) e Ilhabela, a 200 km de São Paulo (compre a travessia da balsa com antecedência).

Réveillon em vilarejos de praia rústicos & festeiros

É possível conciliar ambiente rústico e festa em praias como Caraíva, a 120 km de Porto Seguro, Morro de São Paulo, a 2 horas de catamarã de Salvador, Itacaré, a 65 km de Ilhéus, Canoa Quebrada, a 160 km de Fortaleza, Itaúnas, a 180 km de Vitória, e Maresias, a 180 km de São Paulo.

Réveillon em praia com sossego

Querendo alcançar o milagre do Réveillon na praia com sossego, procure uma pousada em Santo André (35 km de Porto Seguro), Cumuruxatiba e Corumbau, no Sul da Bahia (voe a Teixeira de Freitas) e Galinhos, a 180 km de Natal.

Réveillon 2022 na Serra

Num momento em que meio Brasil se dirige à praia para pular sete ondinhas, subir a serra é uma decisão sensata. Se você não precisa passar a virada do ano à beira-mar, vai encontrar preços menos absurdos e lotações mais controladas nos destinos de montanha – muitos deles, fáceis de chegar de carro, se você mora no Sudeste ou no Sul.

Saindo de carro de São Paulo

Saindo de São Paulo, considere Campos do Jordão (170 km), Monte Verde (165 km), São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).

Saindo de carro do Rio de Janeiro

Saindo do Rio de Janeiro, pense em Petrópolis (60 km), Penedo (180 km) e Visconde de Mauá (200 km).

Minas Gerais

As chuvas já devem ter começado em Minas, mas ainda assim vale a pena pensar em viajar a Belo Horizonte.

Os hotéis de Belo Horizonte têm preços bastante promocionais nos feriados. Você pode usar BH como base para fazer bate-voltas a Inhotim e a Ouro Preto.

Tiradentes pode ser curtida como destino histórico + gastronômico.

Serra Catarinense

A Serra Catarinense (Urubici e Bom Jardim da Serra) pode ser curtida com menos densidade demográfica do que o litoral catarinense.

Réveillon em Gramado

Quer continuar comemorando o Natal, junto com o Réveillon, e em grande estilo?

Em Gramado, a estrutura do Natal Luz não é desmontada no dia 26: continua até meados de janeiro. Você curte o prolongamento do Natal e aproveita a boa oferta de ceias de Réveillon 2022 nos hotéis e restaurantes.

Réveillon na Natureza

Passar o Réveillon num destino de natureza não é algo que passe na cabeça de muita gente – e por isso mesmo, é uma boa ideia para a época.

Réveillon em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu combina a maior atração natural do Brasil, as Cataratas, com turismo internacional (dá para dar um pulinho na Argentina) e compras (no Paraguai).

Réveillon em Bonito

Com atividades para crianças a partir de 6 anos, sempre ao ar livre, Bonito é um destino seguro para uma viagem em família ou entre amigos.

Natal na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é nosso destino de natureza mais diverso. Uma viagem para lá nesta época é um belo presente de Natal.

Natal na Amazônia

A Amazônia é a viagem mais adiada pelo brasileiro. Pense num cruzeiro fluvial ou hotel de selva, com uma passadinha na ida ou na volta em Manaus). Para combinar praia e passeios amazônicos, considere Alter do Chão.

Réveillon no Exterior

Depois de quase dois anos de pandemia, a abertura de fronteiras mundo afora torna as viagens ao exterior ainda mais desejadas.

Antes de comprar sua passagem, porém, certifique-se de cumprir todas as exigências de entrada no país para onde você quer viajar.

Confira as condições atualizadas de entrada nos principais países neste post.

Vale a pena passar o Réveillon 2022 fora do Brasil?

Ao escolher passar o Réveillon fora do Brasil, você precisa estar ciente de que vai abrir mão das nossas tradições da virada do ano.

Fora do Brasil, ninguém veste branco ou faz questão de passar a meia noite à beira-mar. Fora do Brasil, a data não tem o significado transcendental que tem por aqui. OK, é uma grande festa, — mas não a festa mais esperada do ano, como é na nossa cultura.

Por isso, escolha sua viagem ao exterior pelo que você vai vivenciar no destino — e não pela possibilidade de um Réveillon animadão. É muito difícil o brasileiro encontrar lugar que esteja à altura das suas expectativas reveillônicas.

Claro, existem exceções. Neste tópico, vamos falar delas.

Réveillon 2022 nos Estados Unidos

Veja as exigências atuais para entrar nos Estados Unidos.

Réveillon em Nova York

A virada do ano é um bom momento para ir a Nova York. As lojas vão estar em liquidação desde o dia 26, e com alguma sorte pode até nevar.

Saiba, porém, que a festa da virada na Times Square é uma das maiores roubadas da face da Terra.

A gente explica por quê e dá dicas quentes para passar um Réveillon bacana em Nova York neste post.

Réveillon em Orlando

Em Orlando, tanto Disney quanto Universal fazem grandes Réveillons. Mas vá sabendo que os parques ficam com lotação mais do que máxima durante toda essa época de ‘holiday’ nos Estados Unidos.

Réveillon em Las Vegas

O Réveillon mais divertido dos States é o de Las Vegas, com muitas atrações ao ar livre. Vai estar superfrio, mas dá para se esquentar nos hotéis ao longo da Strip.

Réveillon 2022 na Europa

Réveillon com temperatura amena: Portugal e Espanha

Com temperatura amena, os países da Península Ibérica são as melhores opções para quem quer ir à Europa no inverno sem congelar.

Lisboa, Barcelona e Sevilha são os destinos mais agradáveis no fim do ano. Mas esteja preparado para pegar frio em Madri e Granada, e encarar chuva no Porto e norte de Portugal.

(Não recomendamos o Algarve nesta época. Inclua o litoral europeu em viagens entre junho e setembro.)

Réveillons mais animados: Edimburgo e Berlim

Se você está busca de um Réveillon com animação comparável à brasileira, saiba que duas cidades conseguem ter energia suficiente para manter o povo na rua mesmo com temperaturas perto de zero: Berlim e Edimburgo.

Em Berlim a festa da virada é no Portão de Brandemburgo, com muita aglomeração para amainar o frio.

Em Edimburgo a festa dura 3 dias, e se chama Hogmanay.

Réveillon em Londres ou Paris: hotéis menos caros

O Réveillon não é alta temporada nem em Londres, nem em Paris.

O espetáculo de fogos no Tâmisa, em Londres, ainda não está confirmado para este ano (se for confirmado, dá para comprar ingressos aqui.)

Réveillon 2022 na América do Sul e Caribe

Réveillon nas capitais: Buenos Aires, Montevidéu, Santiago

Apesar de muito procurada por brasileiros, Buenos Aires não tem uma boa festa de Réveillon. A população debanda e os táxis somem na noite da virada. O jeito mais confortável de comemorar a virada é comprando um espetáculo com ceia nas casas de tango, que incluem traslado de ida e volta.

Em Montevidéu, o grande evento do dia é o tradicional mela-mela de espumante no entorno do Mercado del Puerto. A queima de fogos à noite na praia é bem fraca para os nossos padrões.

O Chile ainda não anunciou sua reabertura. Mas, caso reabra, queima de fogos é a especialidade do país. O espetáculo pirotécnico mais impressionante é na cidade portuária de Valparaíso. Em Santiago também há comemoração na rua e nas baladas.

Réveillon na natureza: El Calafate, Ushuaia, Atacama

Se não quer enfrentar nenhum problema de atrações ou restaurantes fechados por causa de feriado, programe uma viagem a um destino 100% turístico.

É uma época fantástica para ir a El Calafate e Ushuaia, na Patagônia argentina, e ao Atacama (mas atenção: o Chile ainda não anunciou reabertura sem quarentena).

Réveillon na praia: Punta del Este, Colômbia e Caribe

Não pense em fugir dos preços altos do verão brasileiro escolhendo praias fora do Brasil: é alta temporada lá também.

Se busca um réveillon mais econômico, considere San Andrés, que pertence à Colômbia e é o Caribe mais em conta que existe.

Punta del Este: e vai rolar a festa

O Réveillon de Punta del Este é mega-animado — e mega-caro, também. Mas se você for para a região do porto na noite da virada, vai aproveitar a festa no meio da rua, de graça.

San Andrés + Cartagena: combinação perfeita

Na Colômbia, é alta temporada em Cartagena, mas a cidade estará encantadora e ensolarada. A noite de Réveillon tem muitas festas fechadas, chegue alguns dias antes para garantir a sua.

San Andrés também estará com tempo ótimo. Dica: combine os dois destinos. Aproveite o ambiente histórico e a animação de Cartagena, depois pegue praia em San Andrés (as praias de Cartagena não são boas).

Cancún e Punta Cana: Réveillon all-inclusive

Dia 20 de dezembro entra o tarifário de alta temporada no Caribe inteiro.

Se o seu destino for Cancún ou Punta Cana, cuidado com ofertas de all-inclusives baratinhos: num all-inclusive, o preço indica a qualidade da comida e da bebida servidas.

Se estiver com planos de fazer muitos passeios em Cancún, é melhor optar por um hotel só com café da manhã.

Aruba e Curaçao: vizinhas complementares

Apesar de estarem a um voo de meia hora de distância, e de terem sido colonizadas pela Holanda, Aruba e Curaçao não poderiam ser mais diferentes.

Aruba é americanizada e oferece praias nota 11 ao pé de todos os hotéis.

Curaçao é mais europeizada, ao mesmo tempo em que permite maior contato com a cultura local. As melhores praias são selvagens, sem hotéis – e há mais o que curtir fora da praia.

Se você acha que pode gostar das duas propostas, junte as vizinhas numa só viagem. Ou escolha uma delas e seja feliz.

14 comentários

Olá, tendo em conta a pandemia, e que algumas fronteiras se encontram fechadas ou outras tendo como obrigatória a quarentena ao chegar no local. Qual destino internacional aqui na América vocês recomendam nesse ano novo?

    Olá, Maira! Não recomendamos viajar para o exterior neste momento. Antes da vacina será bastante arriscado (fechamento abrupto de fronteiras, restrições de atividades, quarentenas forçadas em caso de contaminação ainda que com sintomas leves). México, Colômbia, Peru e Argentina (apenas a região de Buenos Aires) estão abertos.

Olá Bóia! Irei para Santo André com a família passar o Natal, ficaremos no Campo Bahia (8 dias). Teremos ainda mais 2 semanas de férias e gostaria de palpites para viagem sem muvucas, podendo ser Nordeste ou Sudeste, já que ainda não emiti as passagens. Alguma boa sugestão? Viajamos com uma criança de 5 anos.

    Olá, Fabiana! Santo André é uma excelente opção nesse momento, é um destino onde o distanciamento social é natural. No Nordeste, pense em outras praias cujas areias não estarão repletas de guarda-sóis, como a Península de Maraú (praias de Saquaíra, Cassange e Algodões), ou a região de São Miguel dos Milagres. No Sudeste, considere cidades de montanha sem muvuca no centrinho, como Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e Gonçalves. Um hotel de selva na Amazônia também seria uma experiência livre de aglomeração.

Bóia, recomenda reveillon em saint andres, colombia ? Parece estar aberto para receber turistas, mas nao sei se vale a pena por medo de como está lá a pandemia e tb pelo preço do dolar. Pode me ajudar?

    Olá, Monica! Não compre nenhuma viagem que não possa ser adiada ou cancelada sem custo. Não dá para saber se as fronteiras estarão abertas.

Boa tarde! Visto que litoral do sudeste é super concorrido e congestionado, indicam réveillon no interior ou região de serra do sudeste? Onde? Muito Obrigado!

    Olá, Diego! Para manter distanciamento social no Réveillon, evite todo o litoral paulista. Prefira cidades do interior que não se caracterizem por muvuca de bares. Lugares como Gonçalves (em Minas, junto à fronteira), São Francisco Xavier, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

Olá, gostaria de uma dica . Quero alugar uma casa com a família para o réveillon mas queremos conhecer vários cidades/praias e que tenha uma vida noturna agitada, com restaurantes barzinhos. Tem algum local que vc recomenda. ?

Reveillon no Rio está incerto ainda. Segundo notícias de 25/07, há grande chance de não acontecer. Reveillon no exterior deve ser visto caso a caso, devido ao fechamento das fronteiras, sem data certa para reabertura.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.